quarta-feira, março 30, 2005

ONDE ESTÃO OS CAMPEÕES DE PORTUGAL? QUAL O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE?

Antes de mais, não posso deixar de exprimir o entusiamo que é iniciar-me nesta actividade de blogger. Ainda por cima, num blog de temática tão especial que é “A patinagem em Portugal”. E por isto, pela iniciativa, pelo empenho e pela coragem, o meu obrigado ao PATINADOR!
Consciente da situação da patinagem em Portugal, nas diversas realidades que a constituem, não posso deixar de comentar as últimas palavras do post anterior: “são os próprios patinadores que acabam por desistir ao sentirem que nada podem fazer”!
A verdade é que ao olharmos para a situação actual da patinagem portuguesa, reparamos que o escalão a priori mais competitivo e mais interessante, e "quiçá" o mais numeroso – o escalão sénior – se encontra quase que em “extinção”.
Parece-me que este facto é significativo, metaforicamente, da saúde da patinagem artística portuguesa, e necessita de ser alvo de uma rápida alteração e reflexão. Passo a explicar porquê...
Em qualquer desporto (nomeadamente na patinagem) é muito frequente a utilização da palavra TREINO, sem que isso signifique necessariamente o verdadeiro entendimento do seu conceito, isto é, o TREINO como um processo pedagógico planeado e sistematizado, articulado com princípios científicos, tendo como objectivo principal o aumento do rendimento do indivíduo numa determinada actividade, modalidade ou disciplina.Assim sendo, parece-me óbvio que em qualquer desporto o treino, directamente relacionado com o tempo, signifique um dos factores principais – senão o mais importante – do sucesso desportivo.
Deste modo, é fácil chegar à conclusão de que quanto mais se treina, melhores resultados se podem obter. Ora, se treino implica tempo, e se, num processo natural de aprendizagem, são os atletas mais velhos que possuem maior tempo de treino, logo melhor capacidade de desempenho, serão estes os atletas principais da modalidade, como de resto acontece em qualquer outro desporto de competição.Pois bem, todo este discurso, serve para tentar explicar o “porquê” da taxa de abandono (precoce) ou de insucesso dos atletas portugueses relativamente aos demais.
Do meu ponto de vista, este círculo existencial que governa o desporto de competição encontra-se quebrado no caso específico da patinagem artística. Como é que é possível que na nossa modalidade o número de séniores seja muito inferior aos restantes escalões? Como se pode falar em formação? Como se pode exigir resultados e querer campeões se nunca existiu esse tal PROCESSO PLANEADO que nos indica diferentes caminhos para o sucesso da tarefa que empreendemos? um roteiro continuamente em construcção interactiva com a realidade vivida?
ONDE ESTÃO, AFINAL, OS CAMPEÕES DE PORTUGAL? QUAL O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE?
Isto é mais uma falha (muito grave!) do “sistema”!
Não posso deixar de salientar a indiferença da federação por estes atletas, diria até, a insensibilidade e a insensatez com que os dirigentes federativos estão a deixar “murchar” a modalidade!
A patinagem artística é um desporto de alta-competição, não é uma actividade social organizada e liderada por modelos parentais!!!
Já é tempo de acabar com este pseudo-desporto que se está a praticar em Portugal!
E para isso, é necessário que seja reposicionado o seu verdadeiro objecto da modalidade – que são os ATLETAS – e não os “pais” que têm vindo a ocupar o governo desta modalidade!
6:04 PM

Assinado por Choctaw

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fazendo um paralelo com Itália e Espanha, vejo que os campeões são "aproveitados" pelas federações para aumentar o "know-how" do grupo técnico federativo.

Por cá os campeões, com décadas de trabalho e experiência competitiva, vão para casa fazer outra coisa.

Tanto desperdício, tanto trabalho de décadas deitado ao lixo.

Dá vontade de dizer: Continuem com gente mediocre para que mediocre conmtinue a patinagem artística portuguesa.

É por isso que quem consegue, quebrar a mediocridade é mal visto em Portugal.

Por isso os campeões não têm lugar
nests "elan" federativo.

12:27 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter