quarta-feira, novembro 19, 2008

I Festival Internacional-23NOV-Associação Desportiva de Argoncilhe

A Secção de Patinagem Artística da Associação Desportiva de Argoncilhe vai realizar no próximo dia 23 Novembro, pelas 15 horas o seu I Festival Internacional.

Vamos conhecer com mais pormenor esta colectividade:
1- O ADA é um clube com quantos anos de existência? Quantas modalidades existem no Clube?
RESPOSTA: A Associação Desportiva de Argoncilhe como clube foi fundado em 1979 com "futebol de 11". A Patinagem Artística foi introduzida no clube há cerca de 13 anos. O clube continua de momento com ambas as modalidades.
2- Quantos atletas de patinagem artística tem o ADA?
R.:Temos hoje 26 atletas inscritos.
3- Quais os objectivos a médio e longo prazo?
R.: A médio prazo o nosso objectivo é manter e incentivar os atletas que temos para a prática da Patinagem Artística, assim como melhorar o seu desempenho desportivo. A longo prazo o objectivo da secção é aumentar o número de atletas e divulgar a modalidade no distrito de Aveiro. O objectivo dos treinadores a longo prazo é proporcionar a todos os atletas a participação em provas nacionais.
4- Quais as maiores dificuldades que enfrentam enquanto Clube e ao nível dos treinos?
R.: A maior dificuldade é em termos financeiros e a captação de atletas. Em termos financeiros é o que já todos sabem, apoios quase não existem e vamos sobrevivendo com as cotas dos atletas e alguns (poucos) patrocínios que vamos recebendo. O pior é mesmo na captação de atletas já que a Patinagem Artística é considerada um desporto demasiado oneroso. Temos atletas que aparecem no pavilhão, treinam durante algum tempo com os patins de iniciação que temos para emprestar e, quando se pedem patins aos pais, nunca mais voltam! É um trabalho ainda a desenvolver, mudar mentalidades não é muito fácil.
Relativamente ao tempo de treinos, achamos sempre que temos poucos. No entanto, temos 12h30m por semana.
5- Todos sabem que em Portugal a Patinagem Artística é uma modalidade com poucos apoio, o que vos move, em que é que acreditam?
R.: O que nos move é essencialmente o "amor à camisola". Estamos no Argoncilhe pelo gosto que temos por esta modalidade.
Acreditar? Acreditamos que um dia a Patinagem Artística poderá ter a divulgação e o valor que têm outros desportos e é para isso que trabalhamos arduamente todos os dias.
6- Se pudessem fazer um pedido neste Natal ao Pai Natal, quais os dois pedidos que faziam?
R.: Obras no nosso pavilhão e mudança de mentalidades neste desporto. E quando falamos em mentalidades pretendemos englobar também as entidades que mais deveriam apoiar este desporto e que nada fazem. Pior ainda? não deixam fazer também!
7- Qual o motivo para realizarem um Festival Internacional?
R.: Inicialmente foi tudo uma coincidência. Não tínhamos nunca pensado nisso até nos chegar uma mensagem da Estónia. Neste momento, penso que este Festival será uma mais-valia para a modalidade na zona. Como todos sabem o povo Português acha piada a tudo o que é Internacional e, por isso, esperamos casa cheia.
8- Como surgiu esta ideia?
R.: A ideia surgiu quando recebemos uma mensagem da treinadora do Rullest onde perguntava se iria haver alguma prova em Portugal onde eles pudessem vir com um grupo de cadetes. Como a nossa secção costuma responder rapidamente a todos os emails, a resposta não se fez esperar e depois foi tudo uma grande coincidência já que o nosso Festival estava pensado para ser a 23 de Novembro e o clube da Estónia pretendia vir a Portugal precisamente em Novembro. Foi uma sorte. Daí ao marcar um Festival Internacional foi mais um passo.
9- Que equipas estrangeiras estarão no vosso Festival e qual o palmarés deles?
R.: Como já referimos, o clube estrangeiro é o Rullest da Estónia com um grupo de 12 cadetes. Este clube tem participações assíduas em Campeonatos da Europa de Show e Precisão nas várias especialidades desde 1997, ano em que obteve o 4º lugar em Grupos Cadetes. Em 2000, obteve o 2º lugar em Grupos Cadetes, foi Campeão da Europa em Pequenos Grupos Cadetes em 2006, alcançaram o 3º lugar no Porto em 2007 em Precisão Júnior e, em 2008 tiveram o 4º lugar em Grupos Cadetes, o 6º em Precisão Júnior e o 7º em Quartetos.
10- As entidades públicas deram o apoio necessário?
R.: Ora bem, o apoio que temos para este Festival Internacional é o mesmo que vamos tendo todos os anos para todos os nossos Festivais. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem-nos ajudado bastante todos os anos e mostra-se bastante disponível para apoiar naquilo que lhes é possível, tal como fazem para todos os clubes do Concelho. Todos os nossos pedidos à Câmara foram acedidos, cedendo, inclusive, 2 carrinhas de 9 lugares para que possamos fazer todos os transportes necessários do grupo do Rullest entre o Aeroporto, o centro do Porto onde ficarão alojados e Argoncilhe.
11- O que esperam conseguir com este evento?
R.: Divulgar a patinagem artística em Argoncilhe e no concelho de Santa Maria da Feira e aumentar o número de atletas de modo a construir uma escola sólida de patinagem. Nós temos um excelente treinador que tem feito um trabalho exemplar tanto com os atletas que são de momento da competição como com os nossos "pequeninos" (como carinhosamente chamamos aos atletas da iniciação que têm, na sua maioria, entre 4 e 8 anos). Este Festival Internacional será mais um incentivo para a modalidade no clube e esperamos, na próxima época, ter o dobro dos atletas.
12- É para continuar, isto é podemos já pensar que o II Festival Internacional estará nos vossos planos?
R.: Sim. Sem dúvida. Vamos fazer todos os esforços para que para a próxima época possamos organizar um II Festival Internacional ainda melhor e com mais clubes a nível internacional. Se possível, já com o pavilhão renovado...
13- Haverá alguma entidade ou pessoa que queiram agradecer pela ajuda prestada?
R.: Sim, primeiro aos pais dos nossos atletas que desde sempre se mostraram disponíveis para ajudar em tudo o que a secção necessita. Depois ao Dr. Amadeu Albergaria, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que, simpaticamente, nos atendeu e nos concedeu algumas ajudas preciosas e, finalmente, ao Presidente da Junta de Argoncilhe, o Sr. Manuel Coimbra, que, desde o início, se mostrou disponível para nos ajudar em tudo o que fosse necessário.
14 - O que têm feito para divulgar a Patinagem Artística?
R.: Em primeiro lugar compramos patins para a iniciação com a ajuda de alguns pais e do treinador. Abrimos um site (adapatinagem.net) para a divulgação do clube e temos vindo a desenvolver algum trabalho de optimização do mesmo em relação a motores de busca. Com a ajuda de um designer elaboramos cartazes para colocar em escolas e fizemos 2000 flyers em 2 versões distintas, para diferentes públicos alvo. Organizamos o I Torneio A.D.A Patinagem Artística onde participaram 9 clubes e 187 atletas das associações do Porto e Aveiro. No nosso torneio incluímos também uma prova nossa, denominada Prova Pós-20, onde ex-atletas, pais de atletas ou meros simpatizantes tiveram a oportunidade de ser ou voltar a ser patinador por uma noite o qual se revelou um grande sucesso. Agora vamos organizar o nosso I Festival Internacional.
Estamos também a tentar com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara a participação em vários eventos. Pretendemos criar protocolos com as escolas da freguesia no sentido de sermos cada vez mais e melhores.
Contactos da secção de patinagem artística da Associação Desportiva de Argoncilhe
Rua 1º de Dezembro n.º 76 - 4505-016 Argoncilhe
www.adapatinagem.net - ada@adapatinagem.net
BOA SORTE
Free Hit Counters
Free Counter