quinta-feira, março 31, 2005

Onde se lê o remador deve ler-se "o atleta de patinagem"

O remador

Lê-se numa crónica que no ano de 1994 se celebrou uma competição entre duas equipas, uma composta por trabalhadores de uma empresa portuguesa e outra pelos seus congéneres japoneses. Dada a partida, os remadores japoneses começaram a destacar-se desde oprimeiro instante. Chegaram em primeiro lugar e a equipa portuguesa chegou com uma hora de atraso. De regresso a casa, a Direcção reuniu-se para analisar as causas de tão desastrosa actuação e chegaram à seguinte conclusão: Detectou-se que na equipa japonesa havia um chefe de equipa e dez remadores, enquanto que na equipa portuguesa havia um remador e dez chefes de serviço, facto que deveria ser alterado no ano seguinte.
Em 1995, após ser dada a partida, a equipa japonesa começou a ganhar vantagem rapidamente, desde a primeira remadela. Nesse ano, a equipa portuguesa chegou com duas horas de atraso. A Direcção voltou a reunir e, após forte reprimenda da gerência, verificou-se que na equipa japonesa havia um chefe de equipa e dez remadores, enquanto na portuguesa - em seguimento das eficazes medidas adoptadas em função do fracasso do ano anterior - havia um chefe de serviço, dois assessores da Gerência, sete chefes de secção e um remador. Após demorada e minuciosa análise, chegou-se à seguinte conclusão: O remador é um incompetente!
No ano 1996, como não podia deixar de ser, a equipa japonesa adiantou-se mal foi dada a partida. A embarcação portuguesa, que tinha sido encomendada especialmente ao departamento de novas tecnologias, chegou com quatro horas de atraso. Após a regata, e para avaliar os resultados, celebrou-se uma reunião ao mais alto nível, no piso superior do edifício, tendo-se chegado à seguinte conclusão: A equipa japonesa optara novamente por um chefe de equipa e dez remadores.
A equipa portuguesa, após, uma auditoria e um acessoriamente especial do departamento de informática, optara por uma formação mais vanguardista, sendo composta por um chefe de serviços, três chefes de secção, dois auditores da Artur & Andersen e quatro securitas que controlavam a actividade do único remador, ao qual se tinha aberto um processo disciplinar e retirado todos os bónus e incentivos, devido aos fracassos da competição.
Será mesmo um problema nosso ?
Free Hit Counters
Free Counter