sexta-feira, maio 09, 2008

Euro Show-Precisão- 2008-Comentário:Sandro-1ªparte

Aqui fica a 1.ª parte da tradução (livre) do comentário, publicado no site da federação italiana, efectuado por Sandro Guerra (antigo patinador italiano, ex-campeão do mundo - sete vezes, actualmente treinador e coreógrafo) sobre o Europeu de Show e Precisão - Hanau 2008.
"Quem pela primeira vez assiste a uma prova de Grupos de Show pode achar alguma estranheza. Não pelo espectáculo em si que está assegurado (para o bem ou para o mal) mas por tudo o que se passa do lado competitivo do evento.
Quando estamos a falar de criatividade é sempre difícil dar "números" (discutível pelo facto de os dar, se não fosse considerada uma competição) mas certamente este entendimento não aconteceu a quem teve o prazer de assistir ao "grande circo" dos grupos de show e precisão. Mas esta é a regra do jogo (pelo menos por agora) e consideramo-la como boa. …
No registo do campeonato europeu deste ano fica a influência do rinque ("arena das rodas") onde se patinava (seria uma pista que não criava problemas aos patinadores?) que criou momentos de grande intensidade sob todos os pontos da vista.
Atletas de todas as idades, homens e mulheres que têm em comum o amor por este nosso maravilhoso desporto e que têm, uns mais outros menos, o desejo de ver crescer a nossa disciplina na sua vertente artística ("artisticità") (de modo a transformar-se numa modalidade desportiva e numa arte cada vez mais conhecida do grande público, acabando por entrar mesmo – mais cedo ou mais tarde - nos jogos Olímpicos), tiveram neste campeonato que compartilhar emoções, sentimentos, expectativas, ilusões e esperança.

Economicamente falando, estas competições de Grupos de Show fazem mover muitas pessoas. Mas este é um outro discurso que tem de ser aprofundado e analisado sob vários pontos da vista e por outros sectores.
Entretanto, também se regista o imenso esforço de organização (dos clubes) a de fim permitir que todos os atletas participassem de forma abundante nas diversas competições, tornando tal facto certamente notável.
Um grande aplauso a todas as pessoas das várias colectividades europeias que trabalharam em tal sentido, a fim permitir que tudo se concretizasse. E obviamente a todos os atletas que trabalharam e que se empenharam ao máximo, todos valorizando as suas potencialidades e habilidades.
As equipas italianas de Show, nas várias especialidades, são as mais numerosas e isto diz o quanto esta disciplina em Itália é praticada e seguida.
Nós somos a nação líder e um ponto de referência técnica e artística a nível mundial, há demasiado tempo a esta parte, e isso cria muitos "problemas" à sua volta. Ao mesmo tempo havendo internamente rivalidade competitiva estimula e faz crescer a todos.
Sendo certo que as outras nações não estão a prestar a devida atenção. Um discurso que soa um pouco a retórico, se quisermos, mas que creio ser justo fazê-lo.
De um ponto artístico estritamente técnico e artístico (que é aquele que é mais importante neste caso) são necessárias considerações: partindo do pressuposto que o nível técnico geral, do meu ponto de vista, foi um tanto variável. Nestas manifestações desportivas assistimos a algo que gostamos e a outras que são contraditórias.
A finalidade desta disciplina é dar espectáculo!
Mas torna-se necessário ficar claro o que significa "dar espectáculo". E esta é uma opinião muito subjectiva, porque depende do gosto, da cultura e da preparação pessoal de cada um.
Ao mesmo tempo, os parâmetros objectivos a fim de estimar os valores intrínsecos e extrínsecos dos trabalhos artísticos são, entretanto, influenciados por factores subjectivos e culturais que têm um peso muito importante na valoração daqueles (dos trabalhos artísticos).
A tudo junta-se a preparação específica da disciplina.
O parâmetro fundamental – direi - é a capacidade de quem avalia estar com atenção aos vários aspectos, …, de crescer técnica, cultural e artisticamente, de criar uma bagagem técnico-artística de competências que são – para mim – os requisitos indispensáveis para se ter uma valoração atenta, cuidada e aprofundada do que vem representado no rinque. ..."

Fim da 1.ª Parte
Free Hit Counters
Free Counter