segunda-feira, dezembro 15, 2008

Discurso (completo) de encerramento da II Gala da APP, em Lousada, no dia 13 de Dezembro de 2008, proferido pelo Presidente do Comité Distrital de Patinagem Artística da Associação de Patinagem do Porto:
«Não posso deixar de agradecer a todos, a vossa magnifica presença. Estamos a terminar mais um ano. Todos nós já reparamos: “O tempo não passa, ele voa...”. Para além desta imensa velocidade, o Mundo também vive em constante mudança. A Patinagem Artística no Distrito do Porto vive igualmente tempos de algumas mudanças, mas sobretudo vive de grandes conquistas. Este ano, as conquistas relevantes foram, por certo, os resultados alcançados neste Campeonato do Mundo em Kaoshiung, na China-Taipé, no passado mês de Novembro.
Todos nós temos de ter a consciência de que a conquista de podiuns mundiais, a conquista de medalhas de prata, são, seguramente, feitos históricos para qualquer modalidade, para qualquer país.
Os nossos Vice-campeões do Mundo, Paulo Santos e o Hugo Chapouto fizeram História neste Campeonato do Mundo... Obrigado por isso!
Obrigado a todos que diariamente lutam por esta modalidade!
Permitam-me que refira que: outros atletas já conseguiram conquistas, mas ninguém cuidou de os ajudar, de promover os seus feitos, de no fundo trabalhar para tirar a Patinagem Artística do anonimato.
Agora, com estes resultados alcançados, de nível mundial, abre-se uma nova oportunidade. Esperemos que todos estejamos à altura deste novo desafio...
Eventos como esta Gala fazem-nos ver que todos nós temos um Amor em comum: a Patinagem Artística!
Cabe-nos a nós tratar com cuidado esta bela e delicada flor, cabe-nos a todos divulgá-la com a máxima força.
O Hugo e o Paulo em solodance, em Kaoshiung, na China-Taipé, com o segundo lugar alcançado em Seniores e Juniores, respectivamente;
a Isa Ferreira e o Ricardo Martins em pares de dança, em Fuengirola, em Espanha, com o 3.º lugar no Europeu de Juniores;
a Marta, a Tânia Gomes, o Paulo e o Ricardo Pinto em quartetos, em Hanau, na Alemanha, com o 3.º lugar no Europeu de Show e Precisão;
não posso deixar de referir: a nossa Diana Ribeiro; ou seja todos os nossos atletas que levam a nossa bandeira...
Enfim, cada atleta que vai ao estrangeiro leva sempre um bocado de nós. Um pedaço do nosso sonho...
Todos eles são os nossos representantes. Simbolizam toda a dedicação, todo o trabalho de excelência que se faz, horas a fio, dentro de muitas “oficinas de trabalho”, dentro de pavilhões, frios ou a escaldar, sem condições.
Simbolizam todo o sentir e toda a paixão de várias gerações, todas as lágrimas, todo o suor, todas as alegrias e todas as tristezas de atletas, treinadores, juizes e dirigentes que, apesar de terem muito valor, nunca tiveram a oportunidade de representar um Povo, uma Nação.
Todos nós carregamos esse pedaço, esse símbolo de paixão, de vontade e dedicação...
Todos nós somos os Embaixadores desta modalidade!
Desta forma fica encerrada esta espectacular II Gala 2008.
Termino com uma palavra de agradecimento pelo esforço e dedicação dos atletas, a todos eles. Em especial, aos que alcançaram medalhas. Muito Obrigado!
Uma vez mais agradeço aos pais, aos familiares e dirigentes, a todos vós que encheram este pavilhão de Lousada.
Desejo a todos Boas Festas. E até ao próximo Ano.»

2 Comments:

Blogger hoqueibasefemeni said...

BON NADAL!

10:56 da tarde WET  
Blogger Hóquei Clube das Caldas said...

A resposta é inequivocamente não! A patinagem está dependente de pessoas que decidem a partir de gabinetes, sem experiência no campo. Louve-se os atletas e Treinadores pelo excelente trabalho, com tão poucas condições. Os pergaminhos que temos ao nível do Hóquei em Patins deveriam ser mais do que suficientes para se apostar em patinagem ao nível da formação, ou seja, nas escolas! Não existem em quase escola nenhuma no país, condições para patinagem como desporto escolar (não confundir com as brincadeiras que se fazem em algumas escolas, em que muitos até patinam com patins em linha). A FPP, se realmente trabalhasse adequadamente, utilizaria os meios ao seu dispor para por estas modalidades no mapa, apostando na base, ou seja, na formação. A FPP só se preocupa com selecções e que os clubes paguem as contas. Já nem as Associações são respeitadas pela FPP. O silêncio de muitos é o prejuízo de todos! Há que levantar a nossa voz bem alto em nome de uma das modalidades mais lindas de sempre, e em nome de outra modalidade em que ainda somos quem detém o maior palmarés mundial - Patinagem Artística e Hóquei em Patins. E já agora, o alerta: quem entra na "disputazinha" entre Hóquei em Patins e Patinagem Artística só prejudica a modalidade. Ambas são equivalentes em muitos aspectos, já que parte da sua formação é semelhante.

Saudações
Jorge Santos
Presidente Hóquei Clube das Caldas

6:21 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter