quinta-feira, abril 28, 2005

Entrevista com Tania Romano- Campeã do Mundo Senior 2002, 2003 e 2004- 1.ª Parte

Na Secção de entrevistas (reportajes) do site da Federação Espanhol foi publicado uma entrevista de interesse para os amantes da modalidade.
Ao contrário do site da nossa Federação, os espanhois entrevistam os atletas.
Mas afinal não é por causa dos atletas que a modalidade faz sentido? Por cá parece que não!!!
Mas os espanhóis vão mais longe. Para eles interessa conhecer não só os patinadores espanhois mas também os campeões de fora de Espanha, como já foi o caso ao entrevistarem Luca Lallai e Luca D. Alisera, o coreografo e excelente patinador Sandro Guerra, e o grandíssimo técnico Leonard Lienhard, entrevistas publicadas no site espanhol.
Agora, foi a vez de uma outra grande campeã, que conjuntamente com as patinadoras da talha de Laura Sánchez (Espanha) e Heather Mulkey, está a escrever a história da patinagem feminina mundial. Fala-se, sem dúvida, da excepcional Tanja Romano.
Francesco Cerisola. Sandro Guerra. Samo Kokorovec. Tanja Romano. Todos estes nomes são conhecidos no mundo da Patinagem Artística. São os nomes de quatro Campeões do Mundo. Porém, estes atletas não têm apenas em comum o facto de terem ganho medalhas de ouro nos mundiais de patinagem artistica, de comum têm também o facto de terem nascido os quatro na cidade italiana de Trieste.
Pergunta-se: O que terá de especial esta cidade do norte de Italia, com tão destacados atletas?
Entre o ano de 2002 e o ano de 2004, a triestina Tanja ganhou 5 Medalhas de Ouro nos Mundiais, as quais 2 em livres e 3 em combinado. Estes resultados não surpreendem para quem já a viu a patinar.
Esta grande patinadora reúne todas as condições de uma desportista de excepção. Como capacidades (atitudes) físicas encontramos-nos perante um talento, e desde muito cedo foi uma pessoa de excepção.
A isso há que aliar um aspecto físico espectacular, uma elegância inata e um sentido musical que descobriremos, mais à frente, que não é por acaso.
Para além disso, junta um grande amor pela patinagem artística. Esse amor fez com que trabalhasse duro (para se ser campeão é necessário trabalhar muito) e tentar melhorar ano atrás de ano, e ainda a força psicológica que adquiriu nos últimos tempos, mostram-nos a Tanja patinadora (a grande patinadora).
No entanto, não são estes os únicos ingredientes do seu enorme sucesso. Como pessoa também é especial.
O Desporto não só pretende formar atletas, mas também pessoas. Pessonas capazes de lutar, de trabalhar (muito), de obter vitórias, mas, acima de tudo, saber enfrentar as derrotas.
No Desporto as pessoas aprendem diversos Princípios e Valores, por exemplo a do companheirismo, da verdade, da solidariedade e do desportivismo (far-play). E na Tanja descobrimos uma grande pessoa, que se apresenta sempre nos ringues com uma atitude simpática e serena, rodeada com os seus companheiros de selecção.
Com esta entrevista os espanhois pretenderam conhecer um pouco mais a fundo a campeã de Trieste. Esta triestina que marcou um momento histórico na recente temporada (2004/2005) quando uniu a sua genialidade à do coreógrafo Sandro Guerra, e nos deixou marcada para sempre na memória a sua inesquecível interpretação das Danças Romanas de Bartok. Foi no programa longo que lhe valeu pontuações de 10.0 na Nota Artística, no Campeonato do Mundo em Fresno (no passado mês de Novembro de 2004, nos Estados Unidos), e que os vídeos não param de repetir vezes sem conta.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola novamente,se tiverem tempo e vão ate ao site:
http://www.artisticworldcup.org/index.php?Artistic_Session=62b3f6e4e8f21b100eba700fdc7a7987

Vejam a promoção que se fez em Bolonha a 12 Abril e vejam os videos dos grandes campeões:

Luca D'Alisera - Tanja Romano - Joshua Rhoads - CoffeleBornati - NardoBarbieri - Daniel Arriola - Zanforlin-DegliEsposti - Gasparini-Gasparini - Andrea Barbieri - DeCandido-Pontello - Laura Sanchez

e já agora acompanhem as informações do proximo mundial no site:

http://www.fihp.org/

e brevemente o site Portugues da Taça da Europa esta na net :

Será este blog que têm feito um trabalho exemplar a lançar a nivel nacional.

Frederico Sá

3:50 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

assusta-me a ideia que o sr. frederico aqui deixou....
este blog...trabalho exemplar...a lançar a nível nacional....
veja bem o que diz...Não assuste quem aspira mais alto

12:15 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter