quinta-feira, setembro 01, 2005

Reflexões V-Rence 2005

Ainda Rence. Concordo com esta opinião:
«Foi com algum desalento que se assistiu ao ajuízamento de algumas provas deste campeonato da europa em Rence.
Nas figuras obrigatórias juvenis as notas atribuídas às patinadoras espanholas foram extremamente altas, quase impossibilitando logo à partida um lugar no pódio combinado para as atletas portuguesas. O mesmo aconteceu nos masculinos mas com as notas dos atletas alemães e italianos. Mas é preciso trabalhar mais nesta especialidade se queremos o combinado.
Em patinagem livre assistiu-se ao mais ridículo das situações. Os juízes não pareceram ter em conta as directrizes que saíram a meio da época em relação ao touloup a ajuízaram tudo por igual, tivesse o salto a entrada supostamente permitida ou completamente de frente. Ou então retiraram da nota A mas compensaram na nota B e ficou tudo igual.
No programa longo feminino a atleta espanhola Carla Pey, com um programa longo limpo, sem falhas mas com todos os saltos com meia volta a menos (duplo axel, triplo touloup e salchow), teve notas altíssimas retirando a medalha de bronze no combinado à portuguesa Marta Ferreira. A Marta que no curto obteve um brilhante e justo 3º lugar, no longo apesar de começar com um excepcional duplo axel não foi suficiente para segurar um lugar no pódio no combinado, que merecia. Ficou o sentimento do tempo perdido com a mudança da técnica do touloup que a Marta já tinha consolidado.
Neste escalão o resultado final contrariou todas as expectativas.
A italiana Deborah Sbei, 1ª no curto, com duplo axel triplo touloup e triplo salchow completos ficou em 2º porque teve uma queda num duplo axel, que no entanto repetiu. Irene Nardo, italiana, 2ª no curto, fez um longo limpo, com os mesmos saltos da Deborah Sbei mas com meia volta a menos na saída.
A 3ª classificada, a italiana Sara Venerucci, 4ª no curto e única das italianas a picar segundo as regras, fez um longo limpo mas com as mesmas deficiências de Irere Nardo nas saídas dos saltos. É de salientar o programa longo de Sara Venerucci, excepcionalmente bem patinado e a nível artístico quase perfeito...levando a sua mãe (e treinadora) à emoção ainda antes de acabar o esquema...
Os esquemas das 3 atletas italianas eram muito bons a nível artístico. Neste escalão o nível dos piões era muito alto.
Nos juvenis masculinos foi mais gritante. Tirando o 1º lugar que foi justíssimo, com o atleta italiano Marco Santucci a patinar o curto e o longo com uma velocidade, uma qualidade de patinagem e uma dificuldade de passos de ligação impressionante e que realizou apenas duplo axel (excepcional), triplo touloup (excepcional) e triplo salchow(quarto de volta a menos na saída), o atleta italiano Andrea Poli classificado em 2º lugar fez triplo touloup e triplo salchow com meia volta a menos e saída nos dois pés, tanto no curto e no longo. O italiano Gabriele Giorgi, 2º no curto e 5º no longo, fez triplo touloup com entrada saltada para a frente, o que para os juízes não fez diferença nenhuma...foi parar a 5º porque falhou o longo quase todo. Nos piões eram os 3 muito bons.
O português Miguel Mangas, após um curto abaixo das expectativas, realizou no longo duplo axel, triplo flip e triplo lutz completos, triplo ritberger com meia volta a menos na saída, e triplo touloup e salchow com falha na saída. Com um curto ao seu nível podia quem sabe ter sido campeão da europa...salienta-se o ridículo de alguns juízes no longo porem-no atrás do italiano Andrea Poli que teve apenas duplo axel completo, apesar da qualidade e força com que patinou o programa longo...
O português Bruno Santos, apesar das limitações com que realizou o campeonato, fez um bom programa curto e pelo longo e merecia ter ficado à frente do Gabriele Giorgi. Falhou triplo lutz mas fez duplo axel triplo touloup e triplo salchow. Se o Bruno não tivesse limitado fisicamente tinha certamente um lugar no pódio...
Na dança também houve alguns desacertos dos juízes.
Nos cadetes os pares franceses foram claramente beneficiados em relação aos portugueses.
Nos juvenis os pares portugueses podiam ter ultrapassado mais um par italiano, já que as danças livres dos pares italianos não eram muito fortes.
Notou-se neste campeonato uma diferença muito grande na qualidade de esquemas na vertente artística, que deu lugares no pódio a alguns atletas, sendo esta vertente um dos pontos a trabalhar no futuro pelos treinadores portugueses.
Apesar de todos estes "contratempos" os resultados foram muito satisfatórios.
Ficou no ar a sensação de que os "jogos de bastidores" foi intenso entre o programa curto e o programa longo de juvenis... »
___________
Esta é uma visão lúcida das coisas.

A nota da espanhola Carla Pey no Longo foi um escandalo chegou aos 9.1. sem qualquer salto completo e com um esuqema pobre artisticamente. Meia volta descarada e sem tentar demonstrar o triplo. Obviamente estavam a trabalhar para o combinado.
Vejam:
Marta Ferreira:
Crt:T:8.5-8.6-8.0-8.0-8.0-8.1-7.9 A: 8.6-8.8-8.4-8.4-8.0-8.3-8.4
Carla Pey
Crt:T:7.4-7.3-7.4-7.5-7.6-7.2-7.0 A: 7.4-7.5-7.5-7.3-7.7-7.1-7.0
Marta Ferreira:
Lng:T:9.0-8.7-8.2-8.4-8.6-8.4-8.1 A: 9.0-8.7-8.2-8.7-8.6-8.4-8.1
Carla Pey
Lng:T:8.8-8.6-8.6-8.2-8.8-8.3-8.2 A: 8.9-9.0-9.1-8.2-8.9-8.6-8.3


Às vezes trabalhar só no ringue não é o suficiente...

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não será que serão os nossos atletas que se encontram muito fracos em obrigatórias, pois os treinadores tal como a fpp só dão para treinar livres pois são esses os atletas mais selecionáveis pois a "federação" não reconhece as figuras obrigatórias.
Penso que deviamos pensar bem nessa situação pois quando existia o combinado os atletas treinavam mais obrigatórias agora não precisam são selecionados e fazem livres e obrigatórias e não precisam de treinar obrigatórias e o resultado está a vista.

4:25 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar a visão nao é tao lucida como parece

4:28 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem me diz são os resultados e estes foram no global.

4:32 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nos rapazes os três ultimos lugares foram para os três portugueses e nas raparigas andaram lá perto uma em quarto de baixo para cima e outra em sexto de baixo para cima será que lá faltaram os claros??

4:51 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

toda a gente fala nos individuais...e a dança??
Vi um comentário sobre a "possibilidade da madalena e o tiago "ultrapassarem" um par italiano pela dança livre...
ULTRAPASSAREM???
MAS ANDAMOS A BRINCAR ÀS CORRIDAS?
Com todo o mérito o par português foi sem dúvida o 2º melhor par neste campeonato!!!!
Deve ter sido um comentário, ou de quem não seja muito conhecedor, ou de quem só assistiu parcialmente à prova.
o par português DESDE AS DANÇAS OBRIGATÓRIAS merecia o 2º lugar. Foi na verdade a VERDADEIRA injustiça deste campeonato.
o resto foram os resultados que se poderiam obter dadas todas as condicionantes. até as psicológicas.
Um beijo e um abraço aos dois madalena e tiago!

5:21 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Todos nós que estivemos no campeonato queríamos que a Madalena e o Tiago ficassem em 2º.
Mereciam.
O comentário fala das danças livres que com a nota justa dos juízes eles ficavam claramente em 2º.
Por isso o comentário do grande jogo de bastidores que se deve ter passado entre as duas provas...
Só quem está lá é que pode sentir isso...
Quem nunca esteve lá, seja como atleta ou como treinador, não tem uma percepçãp verdadeira e clara das coisas.
Vermos a mesma prova e depois as notas dispararem em sentido contrário por parte de alguns juízes...curiosamente e se calhar segundo alguns que postam aqui...por obra do espírito santo para os atletas dos seus países.
Quem tiver dúvidas pergunte a qualquer treinador ou juiz que já tenha estado alguma vez numa prova internacional. Vão ter certamente a mesma resposta de todos...

6:18 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma coisa é certa, onde estão os treinos de figuras obrigatórias nos visionamentos ou estágios da federação mesmo com treinadores italianos?
ZERO...
Logo como se pode exigir boas figuras obrigatórias num campeonato da europa se a própria federação nem sabe se eles as treinam?
Alguns atletas treinaram uma ou duas vezes as figuras pq já se sabe que o que interessa à federação é fazer bons treinos em livres e até pq nem as vão ter que fazer nos estágios (mesmo nos estágios de 3 dias).

6:22 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

continuo a dizer. nao é uma questão de querer este ou aquele lugar. é uma questão de Justiça. Neste caso é.

11:05 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal o combinado em portugal desapareceu porquê?
a explicação que me deram é inconcebivel.

4:46 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ESTOU À ESPERA:
DO MANUAL
E DO DVD

O Corpo de Técnicos será formado por Cristina Claro, Mário Lago e Susana Guerra, cujos primeiros trabalhos serão a produção de um manual de treinadores de 1º grau e de um DVD.

primeiros ou ultimos?
será que andam nos europeus em filmagens?
e o manual by night?

5:04 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

pois podes estar à espera...
Espera sentado no meio da insignificância.
não o vais ver.
e se o vires algum dia...é mau sinal.

"a mesquinhez é como o microscópio...deixa ver as coisas pequenas, mas impossibilita de ver as grandes" albert camus.

12:48 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

a mesquinhez é como o microscópio...
pois é!!! para muitos a importância é a do tachos, o resto é mesquinhez, mas anunciar que se vai fazer e depois nada se faz. é desonesto, gatunagem.

Camus insiste: Quem não sabe fazer coisas pequenas não pode ter grandes responsabilidades.
Esse é que é o problema. Insignificantes são os que vivem à custa dos outros, normalmente chamados de parasitas

Por isso as coisas grandes nunca podem estar ao seu alcance dessa gente pequena.

6:00 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

tens toda a razão! concordo plenamente!

12:07 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

a rapariguita vai ao europeu dos pequeninos como treinadora sem ler nem escrever.
o papai axa k ela mesmo analfabeta ñ precisa de curso. aproveita a embalagem de fazer uma sebentinha p. se alapadar nos campeonatos a fingir de professorinha q nem sequer tem um emprego só o taxito k o papai mandou passar a render dinheirinho.
vivemos no portugal dos pequininos.

11:42 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já me tinham dito isso. É preciso ter muita lata. Isto está cada vez mais fundo.

11:45 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

os pais da liliana vão poupar muito dinheiro. Agora a treinadora das filhas é paga pela federação. bem pensado.
temos gente com muito requinte.
parabens!!!!!
assim viver não custa!!!

11:50 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter