terça-feira, setembro 16, 2008

ESTAGIO INTERNACIONAL EM ROCCARASO(Itália): SALTO PARA O FUTURO

O Estágio Internacional de Roller Skating para atletas e treinadores organizado em Roccaraso (L’Aquila, em Itália) pela Federação Internacional de Roller Sports (FIRS), e pela Federação Italiana de Hóquei e Patinagem é um momento de grande inovação, que tem vindo a ganhar um grande consenso pelos inúmeros participantes que chegaram de todos os cantos do mundo.
Esta iniciativa promovida pelo Presidente Sabatino Aracu teve como objectivo levar a todo o universo da Patinagem Artistica o “know-how” adquirido pela Escola Italiana em tantos anos de estudo; a qual teve capacidade de responder às necessidades dos vários intervenientes da patinagem artística (treinadores, atletas, dirigentes, pais) com respostas eficazes, que foram capazes de ir além do tempo de actualização técnico-profissional.
O objectivo foi o de criar, com as pessoas da patinagem, uma relação diferente daquela que existia no passado, uma colaboração mais estreita, que fizesse sentir a todos os participantes e protagonistas daquele evento, um modelo de comunicação de igual para igual e não de professor para aluno, podendo dessa forma usufruir dos conhecimentos da Escola de patinagem italiana.
O Estágio Internacional exigiu um grande esforço organizacional na preparação de uma enorme quantidade de material educativo (questões e AudioVideo) entregue aos formadores, a prestação de interpretação simultânea, a coordenação das várias intervenções, que teve lugar na Sala de Conferências do Município de Roccaraso e nas instalações desportivas, nas quais os atletas, durante uma semana muito intensa, treinaram conjuntamente com a Selecção Nacional Italiana
Houve muitos momentos marcantes: os mais de duzentos jovens campeões sobre o rinque para receber o certificado de participação, a entrega dos certificados para os formadores, a última Grande Gala, que viu todos os protagonistas, juntamente com os patinadores campeões, como Tanja Romano, Roberto Riva, Luca D'Alisera, Emanuela e Marco Bornati.
A Gala foi uma espécie de aperitivo para a Cerimónia de Abertura do Campeonato Europeu Cadetes e Juvenis, em Abruzzo, que trouxeram mais de 150 atletas representando os seus países: Áustria, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha, Portugal, Israel, Eslovénia, Holanda e Itália.
Sara Locandro, na dupla qualidade de chefe da Escola de Patinagem italiana e presidente do Comité Organizador, manifesta a sua grande satisfação: «A ideia de promover um Estágio Internacional, pouco antes do Campeonato Europeu faz parte de um projecto muito ambicioso, que visa reunir num grande evento as diversas componentes da patinagem: a actualização técnica, o entusiasmo dos jovens talentos para os primeiros passos nesta tão fascinante disciplina, o show, a concorrência internacional, a possibilidade de aliar o desporto e o turismo.
Tivemos receio de “dar um passo maior do que a perna”, mas posso dizer que a aposta foi ganha. Tivemos treinadores australianos, nova zelandeses, argentinos, espanhóis, alemães, iranianos, e o facto de tantos treinadores terem enfrentado tão longa viagem para acompanhar as nossas aulas, é um atestado de estima, que nos enche de orgulho. Devo dizer que Roccaraso, embora esta não seja uma novidade, já se revelou uma vez mais a ser uma localização ideal para os eventos de patinagem, todos os convidados estrangeiros encontraram-se bem, apreciaram a beleza local e até mesmo a cozinha e já perguntaram se vamos repetir a iniciativa também no próximo ano. Devo agradecer às muitas pessoas, que nestes dias tumultuosos colaboraram connosco, mas sobretudo à Federação Internacional, que tem apoiado este projecto e ao Município de Roccaraso que nos recebe com grande amabilidade e disponibilidade total. »
Fonte: http://www.rollersports.org
Free Hit Counters
Free Counter