quinta-feira, outubro 16, 2008

Paulos Santos-Campeão Europeu Junior-Solodance

Paulo Santos é uma jovem promessa do Solo Dance nacional. Em Trieste (capital da patinagem artística italiana) o Paulo consagrou-se pela segunda vez consecutiva vencedor do escalão de juniores em solo dance com notas a rondar os 9.0.
Mas, afinal, quem é Paulo Santos?
Como é a vida de um atleta de alta competição ?


Pergunta:Com que idade é que iniciaste a prática competitiva da Patinagem Artística? O que fazes actualmente?
Resposta: Comecei a patinar com 7 anos de idade mas a verdade é que ja ando de patins desde os 4. Neste momento estudo no primeiro ano da faculdade de economia do porto, estou a tirar a carta de condução e dou treino aos meninos da iniciação do clube onde patino.
P.: Porquê a Patinagem, e não por exemplo, o Basquete ou Futebol?
R.:O primeiro desporto onde os meus pais me inscreveram foi no hóquei pelo que a familiarização com os patins estava mais do que feita. Depois o meu médico sugeriu que eu deixa-se o hóquei porque não era benéfico para a minha saúde já que tinha um ligeiro desvio na coluna. Mas mesmo depois de ter deixado o hóquei tinha uma vontade imensa de andar de patins. Então os meus pais procuraram um clube de patinagem e inscreveram-me. Eu gostei e fiquei até hoje.
P.:Achas que a Patinagem Artística te ajudou no teu desenvolvimento enquanto pessoa?
R.:Sem dúvida que sim. É um desporto onde aprendemos não só o desporto em si mas também uma série de competências que nos vão servir no futuro como o respeito, companheirismo, etc.
Depois como é um desporto que exige muita concentração permite aumentar o sucesso escolar já que nos mantem mais aptos a perceber a matéria e depois não precisamos de estudar tanto em casa como os outros alunos.
Qual foi o papel da tua família no teu percurso enquanto atleta de alta competição?
Tanto o meu pai como a minha mãe deram-me sempre muita força para treinar. Como moro longe do local onde treino, eles normalmente têm de me levar e trazer, o que é dificil de conciliar com o horário de trabalho deles. Para além disso, também é preciso ter alguma força de vontade (financeira) para suportar os custos que são indispensáveis num atleta de alta competição.
Quantas vezes treinas por semana, e quanto tempo?
Neste momento, como me encontro em preparação para uma competição internacional, treino todos os dias entre 5 a 6 horas por dia.
O que é mais belo na Patinagem Artística? No solo dance o que te encanta?
O que eu, como espectador, mais admiro é pares de dança pois é a disciplina mais harmoniosa mas também mais trabalhosa na minha opinião. Já sobre o solo dance gosto de ver principalmente as danças livres e criativas pois é onde os atletas podem mostrar algo que os faz distinguirem-se dos outros atletas e que não podem mostrar tão bem nas danças obrigatórias já que estas têm grandes imposições.
E o que é mais difícil na Patinagem Artística? E no Solo Dance?
Quando se faz com gosto penso que nada é especialmente difícil. Mas no início penso que é muito complicado lidar com os nervos das provas pois é um ano de trabalho que está em jogo em pouco minutos.
Já no solo dance onde costumo sentir mais dificuldades é na primeira dança obrigatória pois é muito importante entrar bem para manter a confiança elevada para continuar a competição.
Se tivesses que convencer um jovem a praticar Patinagem Artística o que lhe dizias?
Primeiro dir-lhe-ia que a experiência de deslizar sobre uns patins é diferente de outra qualquer.
Depois penso que lhe diria alguns dos beneficios de praticar a patinagem em comparação a outros desportos (maior concentração, valores morais que são muito cultivados nos atletas de patinagem, amizades com pessoas de diferentes idades e sexos)
Por fim penso que lhe diria que não há nada melhor do que experimentar por isso levaria esse atleta a um clube de patinagem para ele "viver a sensação".
A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes das provas é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora em que entras na prova?
Eu tento evitar esse tipo de sintomas pensando apenas em dar o meu melhor e divertir-me a fazer aquilo que gosto. Mas sim treino várias vezes para combater essas sensações imaginando-me no dia da prova onde tenho de dar tudo para fazer o melhor possível. O que é preciso para se ser um bom atleta de Solo Dance?
Para mim um atleta que queira ser bom em Solo Dance tem de gostar de dançar, gostar de divertir os outros e ter muita força de vontade e gosto pela patinagem pois esta disciplina é feita de pormenores. Costumam ser reconhecidos como bons atletas os patinadores mais perfeitos a nível técnico mas também os que melhor divertem o público.
Qual é a sensação de representar Portugal?
É uma sensação difícil de explicar por palavras. É um orgulho enorme poder representar o país e competir com os melhores dos outros países. Penso que é algo que só se percebe realmente passando pela situação.
O que sentiste quando conquistaste novamente o 1.º lugar de Juniores na cidade de Trieste e voltar a fazer história na modalidade ao revalidar a segunda taça em Solo Dance, em juniores ?
É uma felicidade enorme primeiro pelo revalidar do título depois pelo local onde foi conquistada. Fiquei com o sentimento de que dei o meu melhor e cumpri com o meu dever. Para além disso fiquei duplamente feliz com a vitória do meu treinador (Hugo Chapouto), o que me leva a recordar Trieste pelos bons motivos...
O que existe de bom em Portugal que permitiu esta tua conquista? E que dificuldades existiram que te dificultaram essa conquista?
Uma coisa que Portugal tem vindo a melhorar é a especialização dos treinadores. Neste momento já existem um punhado de treinadores jovens, com vontade de aprender e de mudar a patinagem portuguesa. Para além disso também queria agradecer a todos aqueles que de qualquer maneira me apoiaram pois esse apoio transformou-se em força para ser cada vez melhor.
Já as dificuldades passaram pelos horários que tinha para treinar que eram reduzidos e com períodos de espaço entre um treino e outro curtos o que dificultou a possibilidade de treinar bi-diariamente e os apoios financeiros que infelizmente na patinagem ainda sao quase inexistentes e que levam a que muitos atletas não possam treinar como merecem pois não tem capacidade para suportar os elevadíssimos custos com material e fatos.
Também a competição forte dos atletas com quem competi foi um motivo que dificultou a conquista da Taça.
E o que é necessário para que Portugal conquiste mais títulos, nas várias especialidades da Patinagem Artística? E nos escalões de formação?
Primeiro penso que deveria haver mais investimento no Show, Precisão e Quartetos já que são modalidades em crescimento em Portugal e que já deram provas de merecer mais apoio.
Depois penso que a evolução dos atletas passam pela participação em mais competições(tal como acontece em Itália e outros países), onde um atleta aos 8/9 anos já tem pelo menos 6/7 competições por época o que os obriga a trabalhar durante toda a época. Outra das matérias em que Portugal tem de evoluir é nos estágios porque eu muito raramente ouço falar em estágios só para treinadores. Eu penso que a solução não está só em pôr os meninos a ensinar a fazer isto ou aquilo á maneira deste ou daquele treinador mas em uniformizar técnicas e isso tem de ser os treinadores a quererem ser "cultivados".
Quanto aos escalões de formação é muito complicado competir a nível internacional porque os atletas de outros países têm apoios diferentes dos nossos e é difícil lutar em desvantagem. Mas penso que o trabalho que tem sido desenvolvido trará frutos num futuro proximo.
Com estes títulos alcançados na Taça da Europa, pode-se dizer que Portugal é uma potência a nível mundial em Solo Dance?
Não penso que Portugal seja uma potência mundial em Solo Dance.
É um país em desenvolvimento na modalidade e que poderá vir a tornar-se. Mas penso que neste momento ainda é cedo para chamar potência a um país que só recebeu títulos de Taça da Europa a partir de 2005...
Quais os teus objectivos? A curto, médio e longo prazo?
A curto prazo tenho o desejo de obter um bom resultado no campeonato do mundo que vou participar daqui a 3 semanas no Taipé.
A médio/prazo desejo evoluir a minha patinagem já que vou passar para um escalão sénior onde a concorrência é elevada, mas sobretudo continuar a gostar do que faço e fazer com que os outros gostem do que eu faço.
Agradeço pessoalmente ao Paulo Santos pela prontidão e disponibilidade nas respostas às questões colocadas.
Boa Sorte para o Mundial. Que a Força esteja contigo...

1 Comments:

Blogger Patinar-Prazer said...

Parabéns ao Paulo pelo excelente trabalho e pelos êxitos alcançados.
Boa sorte no mundial.

10:41 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter