sábado, agosto 15, 2009

Patinagem nos Jogos Olímpicos


Para o programa olímpico de 2016, o Comité Executivo (CE) do Comité Olímpico Internacional (COI) enviou duas propostas: a lista de 26 modalidade que compõem o núcleo dos principais desportos, bem como acrescentar o golfe e rugby.

Estas propostas serão submetidas a todos os membros do COI durante a sessão em Copenhaga, em Outubro, onde golfe e rugby terão a oportunidade de apresentar seu caso. Sete modalidades desportivas - basebol, golfe, karaté, patinagem, rugby, softbol e squash – esperam participar do programa olímpico. A votação ocorrerá por escrutínio secreto.

A CE tomou a decisão com base no trabalho da Comissão do Programa Olímpico, que realizou uma avaliação rigorosa do potencial valor acrescentado aos Jogos por estas sete modalidades .

"Os sete casos apresentaram fortes argumentos para uma eventual admissão ao programa olímpico. A CE estudou cuidadosamente os argumentos realizando uma avaliação transparente e justa. Finalmente, decidiu qual destas modalidades trazem o maior valor", disse o presidente do COI, Jacques Rogge, que optou por não votar. "A admissão de golfe e rugby será uma grande vantagem para os Jogos."

Entre os factores-chave para determinar se o registo de uma modalidade no programa olímpico é indicado incluem: a capacidade de atracção do desporto em causa com a juventude; a sua universalidade; a popularidade; a sua boa governação; o respeito para com os atletas; e a conformidade com os valores olímpicos. Como afirmou o presidente Rogge, "O Golf e o Rugby obtiveram altas pontuações para cada critério. Ambos são atraentes em todo o mundo e é praticado por atletas emblemáticos da origem geográfica diversificada e possuem uma ética elevada no exercício do fair-play".

Inevitavelmente decepcionado com este anúncio, o mundo da patinagem terá novamente de tentar a sua entrada para as Olimpíadas de 2020.
Comentário: A patinagem necessita de alterar, e muito, toda a sua dinâmica. Há que mudar de paradigmas ...
Free Hit Counters
Free Counter