quarta-feira, abril 13, 2005

SOLUÇÕES - IV

Se existirem outros objectivos...
Mais ambiciosos,
Objectivos esses que devem ser precisos e assumidos de forma clara (o problema é que não há objectivos definidos).
Para facilitar a exposição, vou subdividir em dois tipos de objectivos:
1.º : A patinagem artistica portuguesa deverá ser pensada apenas internamente. Ao nível das competições internacionais deverá competir como e quando for possível, se houver dinheiro e disponibilidade da Federação.
2.º A patinagem artística portuguesa deverá ter capacidade para competir com os melhores da Europa e do Mundo. Queremos ter uma escola portuguesa que assumidamente quer ter atletas campeões do mundo. Numa palavra: Queremos ser os melhores.
Se se optasse pelo primeiro: (A patinagem artistica portuguesa deverá ser pensada apenas internamente. Ao nível das competições internacionais deverá competir como e quando for possível, se houver dinheiro e disponibilidade da Federação)
Nesta situação poderá acontecer que em certos anos a Federação leve muitos atletas a competir internacionalmente. Noutros anos levará poucos.
Não se sabe que orçamento existe para cada ano. Não se sabe quem... quantos... são os escolhidos.
Neste caso, corre-se o risco de só ser convocado o atleta que conseguir exercer uma maior influência junto de quem detem o poder.
No fundo os critérios e objectivos vão flutuando conforme as conveniências.
Aqui os problemas, poderão existir ao nível da representação internacional, surgindo interesses pessoais. As personalidades (os progenitores) passam a ter destaque. Os próprios vão alojar-se nos centros de decisão. Criam-se núcleos de influência.
Como há mais candidatos do que vagas, corre-se o risco de se tentar ultrapassar esta "dificuldade", jogando-se no tabuleiro das influências.
Pode-se argumentar sempre com a contabilidade (um género de bicho papão em que ninguém sabe qual a sua dimensão e perigosidade) , mas o que verdadeiramente funciona é a influência.
Se se optasse por este objectivo (A patinagem artistica portuguesa deverá ser pensada apenas internamente. Ao nível das competições internacionais deverá competir como e quando for possível, se houver dinheiro e disponibilidade da Federação.)
No plano interno apresentamos as seguintes medidas (soluções):
a) Alteração do regulamento (actualização de acordo com os regulamentos internacionais);
b) A Federação assume a formação anual e conjunta dos treinadores (com carteira) e dos juizes nacionais;
c) A Federação deve apresentar um plano de promoção da modalidade com o objectivo de aumentar o número de praticantes;
d) A Federação deve apresentar um orçamento anual, autonomo das outras modalidades, estabelecido "per capita";
e) Criação de um Regulamento de Juizes onde se estabeleça critérios de promoção e classificação (por exemplo: Quem acertar com o primeiro classificado tem x pontos, se classificar esse atleta -o campeão- nos últimos lugares é penalizado). Publicação anual das promoções e classificações dos juizes;
f) O Conselho Nacional de Juizes deverá ser eleito pelos seus pares, ou seja, pelos juizes.
No plano internacional:
a) Como o argumento do dinheiro é preponderante, devem ser publicados critérios pré-estabelecidos para quem tem acesso a provas internacionais (elementos técnicos compativeis com a realidade portuguesa) para assegurar princípios básicos (ética, justiça e igualdade) dos praticantes.
b) Cargos vitalícios não seriam possíveis, deverão ser ocupados por gente competente e idónea, por um período de 4 anos.
c) Criação de 4 equipas técnicas federativas por especialidades (Livres e obrigatórias - Dança- Pares Artisticos- Show ePrecisão), que deverão apresentar um plano de acção, coincidente com um ciclo olimpico.
Se se optar pelo 2.º Objectivo: A patinagem artística portuguesa deverá ter capacidade para competir com os melhores da Europa e do Mundo. Então, neste caso, temos um mar de problemas… ou melhor, um oceano…
Aqui entramos noutra dimensão...
Se, eventualmente, estiverem interessados falarei com mais detalhe noutro post.
P.S.:No portal federativo tentei encontrar alguma informação sobre os objectivos da Federação para a patinagem artística. Não encontrei nada.
Muito provavelmente a deficiência é minha.
O que encontrei para o hóquei foram generalidades e projectos de projectos (fez-me lembrar o post do remador).

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem e muito bem porque!!!!

O meu nome é frederico sá sou mais conhecido por Fred e espero com o que vos relato a seguir possa dar algo para esta tentativa de em conjunto arranjarmos soluções para a patinagem .

1-Eu nunca fui um patinador de nivel,patinei na Associação Academica da Amadora,fiz a modalidade de pares e aos 11 anos abandonei.Fui para o futebol onde já vinha com formação desportiva ( sim desportiva ) desde os 6 anos de idade,onde me ensinar logo o porquê de estar ali,eond odia chegar.

1.1- A medida dos anos fui aprendendo que acima de tudo o nosso esforço e dedicação a causa do FUTEBOL tinha logica,pois eles davam-me algo em troca:vejamos

1.2 pagaram-me os estudos
1.3 tinha alimentação e alojamento pagos
1.4 transportes
1.5 ordenado
1.6 material desportivo
1.7 haaaa professores particulares
1.8 e a unica coisa que me pediam era esforço ,trabalho e dignidade
1.9 em troca larguei a minha familia,ia acasa quando podia e engraçado ganhei varias familias e amigos para o resto da vida

2- Quem nos dava formação:

2.1 No lar do sporting;tinhamos os nossos treinadores que nos acompanhavam e se dedicavam a nós
2.2 funcionarios do clube que sabiam o que faziamos na escola ,no dia a dia
2.3 coordenador por escalão
2.4 preparador fisico
2.5 psicologo ,para os nossos problemas estar longe da familia;escola;desportivos etc
2.6 treinador principal
2.7 treinador adjunto
2.8 o roupeiro;sim pessoas com uma dedicação e amigas
2.9 medicos,enfermeiros e fisioterapeuta (diarios)
2.10 plano alimentar
2.11 visionamento da nossa postura em treino e em competição
2.12 estudo dos adversarios
2.13 trabalho individual ( para melhorarmos algo )
2.14 depois.......... o boss
2.15 o director tecnico e responsavel a formação jovem
2.16 a pessoa que nos chamava a pedra e nos dizia que ou faziamos aquilo ou iamos para casa!!!!
2.17 essa pessoa a directora tecnica era alguem com formação de varios niveis.porque sabia que nós eramos o futuro daquela instituição e só com trabalho,disciplina e dedicação e ganhando a nossa confiança podia formar futuros futebolistas e homens formados para encarar a vida com respeito e com sede de vitoria.
2.18 eu sei que nem tudo são rosas naquele mundo ..... mas ainda assim é bem mais honesto que o que nos mostram na patinagem...acreditem
2.19 o objectivo é o crescimento de cada clube e a união contra os outros desportos
2.20 podem dizer não esta certo....muito bem e na patinagem o QUE ESTA CERTO!!!!!
3 Na patinagem qualquer pessoa é treinadora....( eu o pouco que sei 1º quando pensei em dedicar-me a patinagem;depois de uma lesão fatal que acabou com a minha carreira de futebolista...tirei um curso dado pela fpp em 98 julgo eu depois fui para Trieste aprender com um dos nomes Mundiais da patinagem Sr Mario vita e seus atletas como por exemplo Sandro Guerra.Em portugal tive ajuda do Pedro Guerreiro(que foi comigo nesse ano a Trieste) e ajuda dele foi importante e aprendi muito com ele.... fui filmando provas apreciando e fui vendo como as pessoas levavam a patinagem....

Conheci o meu grande amigo Fernando Andrade que para mim teve um grande azar na vida foi ter nascido em Portugal,porque se fosse em Italia ou Espanha eras reconhecido e não mal visto por tantos invejosos.Aprendi e ainda aprendo com ele e tenho muito orgulho em pertencer ao grupo de amigos dele.
Aprecio varias pessoas e o seu trabalho e o que fazem pela patinagem não a divulgo o nome delas porque neste mundo da patinagem ..... diz se logo lá esta o gaijo a dar graxa!!!!

Depois de anos e anos sem ferias e com uma mulher espectacular( porque so me vê a pensar em patinagem e a ver patinagem ...etc)
consegui chegar lá acima ao topo...trabalhei e agradeço aos meus atletas e seus pais e directores que confiaram em mim..

Não foi facil e agora ainda mais dificil é porque a inveja deste mundo da patinagem ( neste momento lá estão os velhos do restelo a dizer ...é um tretas ...mas quem é ele ..é so cunhas etc)essas pessoas que dizem que gostam deste desporto...e que não percebem que estão a dar cabo dele...mas quem sou eu ou o que percebo disto...afinal vim do futebol...onde é só mafia e gente má!!!!!

Tenho atletas internacionais a anos e em treino de seleções a muitos anos..orgulho me do que faço e de pertencer a patinagem....mas a patinagem que eu tenho para mim...porque a da FPP e das ASSOCIAÇÕES E DAQUELAS PESSOAS QUE ESTAO CA DESDE O TEMPO DA VELHA SENHORA(é uma expressão..não me castiguei ja!!!)
É ULTRAPASSADA ,CHEIA DE ERROS E VULGAR E NÃO ME VENHAM JÁ A CHAMAR NOMES PORQUE SÓ FALO DO QUE SEI!!!

4- a 8 anos no Concelho da Nazaré implantamos eu juntamente com a Cmara municipal (o meu obrigado pela confiança e pelo trabalho em conjunto)a associação patinagem de Leiria,a FPP E A DRELL E CAE OESTE ,patinagem no concelho a Nazaré na Primaria....atençaõ tive que tirar cursos com tecnicos da fpp do hoquei e mostrar o meu curriculum desportivo e depois do sim de todas as partes o projecto funciona normalmente ...só que o acompanhamento da fpp e da associação é e foi zero.......zero
Isto mostra o interresse das entidades acima....
A camara municipal já investiu milhares de euros e a fpp nunca pergunta se esta td bem!!!
Porque serà !!!!!
Este ano investimos o PATINAMAR ( O CLUBE ONDE DOU TREINOS E A CAMARA MUNICIPAL)NA TAÇA DA EUROPA ,JULGAVAMOS QUE IAMOS,COLABORAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PATINAGEM PORTUGUESA MAS ....falo por mim...não me parece....já sei que os responsaveis diram esse gaijo não percebe nada disto !!!quêm é ele!!!etc mas eu sei o que vejo e o trabalho feito....etc
Se fosse hoje não tinha chateado os meus amigos e directores( sim amigos acima de tudo ) Sr Vitor ,Sr Joao Santos e o Sr Joaquim Codinha e a Camara Municipal para fazermos algo que custa muito dinheiro e que dá trabalho e que digo eu...nada vai mudar...mas pelo menos vou fazer algo que me dá gosto;UM DIA PELO MENOS CONTO AOS MEUS NETOS....

Sabem eu sei que critico e tambem sei que muitos de voçes dizem ( ele é amigo de quem manda)e sou e tenho muito orgulho em ser amigo da Drª Elisabete Claro e sua familia e da Sra selecionadora Drª Edite Reise tambem vos digo que não acredito que elas sejam as culpadas do estado da patinagem!!!

Um dia explico porquê....não digo mal de quem gosto e acima de tudo nunca me fizeram mal a mim( julgo eu)

Eu acho que este blog vai ajudar a perceber o que se pode fazer mas sempre com união e não com caça as bruxas.......culpados !!!todos !!!
O importante é o futuro não vale a pena estarmos a falar de a cerca de 10 e 20 anos atras.... o passado não se muda ...vamos tentar é que o futuro seja melhor!!!

e pensem como é possivel um gaijo como eu que pouco ou nada sabia de patinagem ( já sei para muitos eu não sei nada porque não fui patinador )chegar em 5 anos onde já chegou

. COM DEDICAÇÃO
. HUMILDADE E APRENDER NEM QUE SEJA COM O PIOR TREINADOR PORQUE ELE PODE-ME ENSINAR ALGO
.TRABALHO
.AMOR A PATINAGEM
.E COM IDEIAS PROPRIAS E COM O QUE ACHO QUE É O MELHOR DE CADA TREINADOR
.UM TREINADOR É SEMPRE A COPIA DE O TRABALHO DE VARIOS
E ACIMA DE TUDO NÃO LIGAR AOS CRITICOS DO MAL(ja fui e so acusado que roubo atletas aos clubes e que não tenho formação etc...porque será que esses atletas mudam de clube e os pais é qeu os tiram)
Sou humano e tenho defeitos ...mas a um que por mais que me critiquem eu não sou e não fui criado assim ,igual aos treinadores dos meus atletas que vieram de outros clubes e porquê!!!!
porque acho que cada atleta deve fazer a actividade despotiva onde sentir melhor e onde achar que pode progredir.... quando não tiver capacidade para evoluir um atleta meu falo com ele e familia e digo-lhes!!!!nunca chamarei nomes as pessoas pelos meus erros!!!isto aprendi naquele desporyo que não presta... futebol...
Viva a patinagem e aqueles que sabem tudo e trabalham para a continuação da mesma....

A gente capaz e com formação aproveitem-nas

um dia continuo a escrever desculpem a seca mas eu gosto de desporto,vivo de desporto e se tenho algo neste momento devo ao desporto e tenho respeito pelas pessoas que pensam como eu...os outros.......... desculpo porque deus tb não foi perfeito,mas espero que se retratem!!!!
ate sempre!!!

FREDERICO SA

6:32 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não quero que digam que falei e não dei soluções:

1- Tal como em qualquer desporto e como vos disse tenho anos de experiencia desportiva e formação ,não sou formado em desporto(e as vezes ainda bem porque ,vejo e oiço tanta asneira de professores que tem ideias fora da realidade do dia a dia)

2-Nas camaras municipais ,faz se estudos sobre a população do concelho e tenta-se trabalhar nas varias vertentes:
2.1 ludica
2.2 competição
2.3 e curricular(desport escolar)

O importante é as crianças praticarem desporto ,para não seguirem vicios a muito implantados,infelizmente na sociadade portuguesa.

Tentamos que o desporto que se faz,tenha como objectivo a formação da criança e que a sua fase seguinte seja feita pelos clubes do nosso concelho.É muito importante que a população em geral sinta que existe a continuação dos projectos camararios.

As professoras têm um papel importante nesta fase da vida da criança,pois muitos deles praticam desporto e já têm a sua vida ocupada e sendo assim a comprenção das professoras é fundamental.

Tudo isto têm coordenação e alguem que comanda e outros que põem em pratica o projecto.

Na patinagem fala-se muito e critica-se muito mais,mas não vejo algo em concreto!!!!

Ouve um estagio de patinagem em Penafiel,onde os atletas que foram convocados pela FPP,se deslocaram e mostraram as suas capacidades.eu estive presente e pelo que vi e ouvi julgo , que nada pode melhorar sem haver dialogo entre FPP e treinadores dos atletas.

Recebi a avaliação dos meus atletas e na parte tecnica as criticas feitas ,estão certas e agradeço a colaboração pela parte da FPP e selecionadora......
Mas se me perguntarem com a experiencia na vida desportiva que tenho desde 6 anos e pelo que faço dia a dia ,julgo que não vale de muito.Porque talvez os treinadores portugueses tenham a noção dos erros dos seus atletas,mas falta-lhes algo para poderem corrigir e dar a volta a questão.

Criticar e dizer ( esta mal;não têm tecnica ..etc) é facil e desmotivante quanto baste!!!

A solução não é dizer passou mal o braço,a anca esta mal...etc ,mas sim em conjunto a selecionadora e os treinadores dos atletas em causa ,trabalharem em conjunto e ajudarem-se mutuamente.

Mas o mal é que cada treinador é ao mesmo tempo ,critico em relação ao outro colega ou selecionador!!!

SOLUÇÕES:

1- SELECIONADOR ( QUE ESCOLHE OS ATLETAS COM A SUA EQUIPA TECNICA E ORGANIZA AS FORMAÇÕES DISTRITAIS E NACIONAIS)

2-Corpo tecnico para dança,livre,pares,etc

3-preparador fisico que orientava durante o ano os atletas que pertenciam ao projecto das seleções

4-olheiros a nivel associativo para ver os valores da patinagem nesse distrito e um acompanhamento com treinadores e clubes para se falar sobre a evolução nesse distrito ou clube

5-seleções distritais,que trabalhavam em conjunto com FPP na elaboração de planos e dossier por atleta e provas

6-Modificar o calendario de provas nacional e distrital

7-Incentivos para os atletas:
7.1 projecto de alta competição(acompanhamento a partir de iniciado)
7.2 e possibilidade de serem compensados todos aqueles atletas que durante anos se esforcaram pelo pais e terem apoio para a formação universitaria.
7.3 Talvez ai os seniores não se fossem embora e patinassem muitos anos.

Podia estar aqui muito tempo , mas eu não mando e ainda bem porque senão..... pensem no Basket andavam mal e criaram o 3 vezes 3 nas ruas .Vejam o crescimento!!!o andebol e o Voley abriram o seu desporto para a praia e a adesão tem sido magnifica!!!O futesal que nos têm criado problemas nos pavilhões e que cresceu imenso e na praia onde atrai multidões...

E nós !!!! continuamos a dizer mal deste e daquele e não passamos de um desporto familiar e sem nivel,porque quem manda não quer mandar e quem podia alterar não se chateia ou seja até é bastante simpatico haver patinagem para os outros desportos!!!

6-Eu nunca poderia calar ou falar por trás (como é normal no nosso desporto) falo e dou a cara sem medo e sem qualquer problema,se me castigarem pelo que digo! fico feliz porque afinal os deuses foram acordados...

7-Falei menos e trabalhem!!A união da patinagem é que pode salvar algo que esta a beira da morte!!!

8- obrigado por haver este blog e sempre as ordens para ajudar

Frederico Sá

11:22 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Com estes 2 últimos post’s fiquei com a sensação que o nosso amigo Fred estava a falar na cadeira do psicólogo. Porque parece que estava a falar com a “alma”. Obrigado amigo. Às vezes também dou comigo com necessidade de desabafar.


Mas o problema é quando se analisa com cuidado as tuas palavras. Elas parecem incoerentes. Remetem para soluções inaceitáveis e pouco pensadas, até contraditórias. Afirma uma coisa e a seguir volta a contradizer-se. No meio de tantas palavras ficamos sem saber muita coisa. Por exemplo, o que te deu o futebol, de bom e de mau.

Ficamos também sem saber quem são afinal as pessoas responsáveis pelo estado da modalidade.

É estranho que as pessoas referidas que, há anos, mandam na modalidade não tenham responsabilidades. Por mais amigo que se seja dessas pessoas.

OK! a culpa morre solteira.

E as pessoas que lá estão há anos na Federação? Não têm qualquer tipo responsabilidades? Afinal a Culpa é de quem?
É da FPP?
E quem é que lá está?

A patinagem artística precisa de reflexão e racionalidade para compreender o que se está a passar à sua volta e dentro de si.

Mas também precisa de um pouco de vergonha…e eu sinto-me envergonhado…porque ouço e vejo coisas que me envergonham…

Com este discurso fiquei saber que és um bom rapaz.

Mas, desculpa meu amigo, os salamaleques em que possas ter caído e os excessos afectivos não chegaram para eu perceber afinal onde estão, concretamente, os problemas.

4:43 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obriagado pela parte do bom rapaz,agradeço as palavras,não fui incoerente,e passo explicar:

Eu tentei dar o exemplo pela minha vida desportiva,o futebol deu-me o homem que sou e a possibilidade,de ter conhecido pessoas que ainda hoje falo e que me ensinam no dia a dia.
O futebol deu-me muito mas ,acabou com uma grave lesão aos 24 anos depois de anos e anos a lutar.

Eu penso e tambem sei que a alguem tem culpa e a que perguntar a quem manda se esta tudo bem na patinagem!!!

Disse e volto a dizer que não acho que as pessoas que estão a frente da patinagem Portuguesa sejam as unicas culpadas de tudo.

Ou seja e os antigos dirigentes da FPP e as ASSOCIAÇÕES que votam nas reuniões etc

A que arranjar soluções nem que seja necessario crucificar ,os que eu considero meus amigos ( atençaõ ,amizade é fora da patinagem e não só no mundo da patinagem)

Depois esta convida-do para vir ate a Nazarè e ver se as ideias que dei são sem logica e explico:

Venha ver 300 crianças a patinar no desporto escolar semanalmente,a organizaçaõ necessaria para tudo funcionar.

Mostro-lhe a organização do Patinamar e o porquê de em 3 anos ter chegado ,onde já chegou.

Mostro-lho o meu dia a dia ,e percebe que afinal alguem vive quase 12 por dia para a patinagem!!!

Fale com os meus atletas e pergunte-lhes o que lhes explico sobre desporto e principalmente sobre a sua vida.

Não leve a mal ,mas eu concordo consigo e agradeço a resposta,mas não me diga que não é possivel fazer algo mais professional!!!!

Seja meu convidado e veja a proxima tça da Europa e veja a organização ,que começou em Setembro passado e sabe como:

. presença do Vereador da Camara Municipal da Nazaré em italia ,para ver ao vivo uma taça e perceber o que devemos fazer
.um director do Patinamar esteve presente tb com o mesmo objectivo
.entregamos publicidade sobre Nazaré e dvd com tudo sobre o concelho....

Como vê na patinagem ainda é possivel trabalhar professionalmente... foi o que aprendi e aprendo no dia a dia e ensino.

Posso ser um sonhador no que penso para a patinagem ,mas na minha cas luto e faço o que penso.

obrigado pela sua atençaõ e seja bem vindo a Nazaré,e teri gosto em falar consigo e conhece-lo

ps. E claro que tem razão no que diz em relação a estes anos todos da parte de quem manda.

Frederico Sá

5:46 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter