sexta-feira, abril 28, 2006

O futuro da Patinagem Artística: Show -II

Tenho verificado que as crianças quando iniciam a prática da modalidade até gostam de patinar.

Depois de treinarem uns tempos (quando já têm equilíbrio e a respectiva força)começam a dominar os patins. Depois desta fase inicial, muda-se para outra de maior dificuldade e aqui surgem os saltos. Ora, é aqui que(quando se inicia a fase dos saltos) uma grande parte dos atletas desiste da modalidade.

Infelizmente não há nenhum estudo sobre esta concreta situação, mas a experiência diz-me que é nesta fase que se dá o primeiro impacto na carreira dos miúdos. Uns aguentam, outros não. Uns têm medo, outros não. Nem todos nasceram para ser saltadores. Apesar de saberem dançar e patinar bem.

A Patinagem Artistica em Portugal não tem muitas saídas. Há pouca oferta. Ou Obrigatórias ou livres (individual ou pares artisticos) ou Dança (pares de dança ou solo dance). O que é muito pobre, diga-se.

Por isso, o Show (seja em quartetos, em pequenos grupos ou grandes) surge como uma componente competitiva que pode trazer muitos praticantes à modalidade. E pode não exigir treino muito intenso.

Esta variante em grupo é já muito explorada na Ginástica. Tenho assitido à saída de atletas para a ginástica. Porque existem grupos de ginástica (trios e quartetos).
Enquanto que na Patinagem Artística não tenho nada semelhante para lhes dar. E vão embora... É preciso mudar, urgentemente.
Temos que pensar que a este nível estamos a competir com muitas modalidades. Muitas delas são olimpicas, como é o caso da ginastica (também a de grupo).
Não possuimos o estatuto de modalidade olimpica. Por isso, não nos podemos fechar em especialidades muito técnicas e pouco viradas para o espetáculo (dou como exemplo estas coisas que vão contra o espetáculo: as figuras obrigatórias, os programas curtos impostos - com quedas e mais quedas, as Danças obrigatórias - todos fazem as mesmas coisas, musicas instrumentais - o que dá uma Imagem muito limitada e "velha" à modalidade).
Temos que evoluir para outro tipo de vertentes que chamem publico e praticantes.
Temos que deixar de ser elitistas. Chamo a isto democratizar a modalidade, levá-la ao público. Não é com quedas dos atletas e com musicas de danças obrigatórias que vamos conseguir...

A patinagem livre é muito bonita, sem dúvida, mas tem alguns riscos que nem todos os atletas estão dispostos a correr. A dança tem caracteristicas muito específicas.
O solo dance é um bocado limitador (desde logo porque tem as danças obrigatórias).

Ao contrário, o Show é a modalidade que permite tudo, e não tem (pode não ter) saltos arriscados (se se quiser pode ter até axel, duplos toe e salchow). O que conta é a originalidade da ideia e da relação do esquema com a música (que pode ser qualquer uma, sem imposições)

Estou convicto que se houvesse uma promoção grande desta variante da modalidade iríamos aumentar, em muito, o número de praticantes.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gosto muito desta ideia! Parabéns!

7:22 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

A federação devia apostar nesta vertente... todas as pessoas que já viram pelo menos um campeonato Europeu de Show, ficam satisfeitas e dizem que é um espectáculo... o publico e atletas entram em sintonia... um pavilhao inteiro unido durante um esquema... seria uma boa aposta... e muitos atletas não desistiriam...

2:44 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter