segunda-feira, abril 17, 2006

O Novo Regulamento- Parte IV- o barbeiro alfaiate

Ainda o novo regulamento.

Para se fazer qualquer regulamento -digno desse nome- é necessário antes de mais pensar que edifício se pretende, isto é que tipo de estrutura irá ser usada (existem vários modelos).
Depois da estrutura, passa-se para os princípios e objectivos pretendidos incrementar, os quais devem ser cautelosamente inseridos, para que possam resultar.

Seguidamente diria que, e em jeito figurado, se escolheria as “divisões”, ou seja, quantas divisões são necessárias para guardar as várias matérias a regulamentar.

Por fim, será necessário regulamentar devidamente todas as divisões para que cada uma delas (sozinha ou em relação com as demais) possa ter uma relação de harmonia e eficácia com os princípios e os objectivos pretendidos pelo legislador.

Um regulamento não pode ser uma manta de retalhos. Um regulamento não pode dizer uma coisa e depois, mais à frente, contrariar o que está atrás. O objectivo de qualquer regulamento (assim como qualquer lei), para além do mais, passa pela sua eficácia que só é possivel se for de fácil interpretação.

Este tipo de construção (regulamentar) necessita de um raciocínio próprio. Um regulamento novo deve salvaguardar a sua própria vivência futura. Para isso, não pode ser um instrumento reboscado sob pena de não ser eficaz.

Ora, o abortado projecto de regulamento era, e desculpem-me a frontalidade, uma verdadeira “anormalidade” regulamentativa.

Por isso, há quem diga que, ter boa vontade às vezes não chega. E é verdade! É preciso mais, muito mais.

Recorrendo a um exemplo mundano:
Se pedir a um qualquer barbeiro que me faça um fato de cerimónia. Não posso esperar que esse fato fique igual a um outro feito por um alfaiate de profissão.

Isto parece-me elementar. E a vocês?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

em PORTUGAL são sempre os mesmos a kerer fazer TUDO.
eles são juizes internacionais,
eles são tecnicos da federação,
eles são técnicos dos clubes,
eles são seleccionadores,
eles fazem os regulamentos.
ou seja - eles são TUDO.
se soubessem fazer bem, o k não é o caso.
a modalidade é a imagem deles -mediocre

11:04 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter