quarta-feira, abril 19, 2006

Novos e eficazes Regulamentos para a Patinagem Artística

Os regulamentos numa qualquer modalidade são, sem dúvida, os instrumentos de trabalho essenciais para qualquer operador desportivo.
Uma modalidade que se preze tem documentos regulamentadores potenciadores dessa mesma modalidade. Não pode ser uma coisa inóqua.
Uma revolução positiva na modalidade pode passar por novos regulamentos. Quando se pensa em publicar um novo regulamento, somos levados a fazer esta pergunta: como é que eu quero que a Patinagem Artistica seja no futuro? Estamos, assim, a projectar a modalidade no futuro.

Não podemos pensar a Patinagem Artistica como um parente pobre da FPP, onde tudo se resume num documento regulamentativo, um género de saco da batatas onde se tenta arrumar a modalidade. Nada mais errado.
Era bom que se tentasse dignificar e credibilizar a Patinagem Artística. A aprovação escondida e rápida de qualquer documento numa assembleia geral não dignifica ninguém...
Assim, para tentar mudar alguns aspectos arcaicos da modalidade seria necessário, do meu ponto de vista, que a Patinagem Artística tivesse, pelos menos, três regulamentos estruturantes, a saber:
1.º Regulamento geral da P.A.:
onde estaria incluida toda a regulamentação geral referente à previsão dos comités de P.A. e suas atribuições, provas, clubes, atletas, treinadores, especialidades, constituição de um grupo tecnico dos treinadores (subdivididos em formação e competição), etc. .

2.º Regulamento de Juizes e Calculadores:
onde estariam regulamentadas as competências específicas dos Conselhos Nacional e Distritais (com atribuições de tarefas a cada uma dos elementos dos conselhos, obrigatoriedade dos conselhos de apresentarem um plano anual de actividades), regras de avaliação e classificação dos juizes com publicação das avaliações dos juizes, toda a carreira dos juizes, a constituição de um grupo tecnico dos juizes. As regras relativas aos calculadores e respectiva carreira.

3.º Regulamento Técnico:
contemplando as regras técnicas, de cada especialidade, específica em cada época de acordo com as enunciadas pela CEPA.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

perante factos não há argumentos!
por que é que não se propõe (candidata) à execução desse "novo" regulamento? todos ganhavamos com isso...

9:30 da tarde WEST  
Blogger patinador said...

Agradeço a sugestão.
Porém, este tipo de assuntos não se compadece com candidaturas.
Aliás, se eventualmente fosse possível uma candidatura nunca o faria sozinho, pois estaria a cair no mesmo erro que aqui diversas vezes tenho criticado.
Considero que seria bom que se criasse um grupo para fazer um projecto de regulamentos.

Posso confidenciar que, há cerca de 12 anos, fui convidado telefonicamente para fazer parte de um grupo de trabalho da Federação para elaborar um projecto abrangente que também passava pela realização de regulamentos. Ficaram de me contactar para formalizar o convite. Até hoje...

10:57 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter