sexta-feira, dezembro 08, 2006

RULE BOOK: CIPA 2007


O advento da Internet tem trazido imensas melhorias a nível planetário, a todos os níveis e em todos os sectores.
Só assim é possível estar em tempo real em qualquer parte do globo.

Esta introdução justifica-se por causa desta constatação factual:
habitualmente quem vai em representação da Federação portuguesa aos campeonatos europeus e mundiais recebe, das instâncias competentes (CEPA e CIPA) variadíssimos documentos importantes.
Geralmente estes documentos apenas são utilizados para proveito dos próprios.
Alguns utilizam essa informação previligiada para reinar nesta "terra de cegos" e apresentarem-se como os Iluminados.

Felizmente, o "segredo" deixou de estar nas mãos de alguns e passou a estar à distância de um “cliq” de um qualquer teclado.

Assim, é com imensa alegria que em 8 de Dezembro de 2006, posso divulgar o Livro de Regras CIPA 2007 (RULE BOOK)
Desta vez deixamos de estar na cauda do Mundo ao nível da informação. Agora, todos podemos estudar antes de começar a época de 2007.
Afinal, estas são as regras que o Regulamento Português de Patinagem Artística, diz serem imperativas e de aplicação imediata. Apesar disso a FPP não divulga essas regras (que me lembre, nunca vi nada publicado por ela).

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O mesmo se diz de Portugal. Vamos ver se os DVD's em Portugal vão aparecer. E quando?


A CBHP TEM EM SEU PODER DOIS DVD´S QUE FORAM RECEBIDOS NA ASSEMBLÉIA DA CIPA EM MURCIA - ESPANHA, DURANTE O CAMPEONATO MUNDIAL.

UM DVD DE SOLO DANCE E OUTRO DVD DE PARES

OS MESMOS SERÁO COPIADOS E ENCAMINHADOS PARA A FEDERAÇÕES, FICANDO A DISPOSIÇÃO PARA TIRAR CÓPIAS PARA INTERESSADOS.

In
http://www.jussara.org/2006%20-%20Mundial%20-%20Murcia%20-%20dvds.htm

11:55 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

se o DVD não "aparecer" em Portugal, é só avisar aqui que eu passo pelo e-Mule ou por FTP


assinado: amigo brasileiro

:-)

12:51 da manhã WET  
Anonymous Anónimo said...

Apenas um comentário:

Até essa edição do CIPA, o livro trazia um anuncio de COPYRIGHT que impedia a sua reprodução na internet.
Esse mesmo livro era vendido em cursos pela módica quantia extorsiva de U$ 30,00, onde o interessado recebia
uma cópia xerox (como se diz no brasil - de fotocopiadora) borrada e ilegível.

Além é claro de não existir uma versão eletrônica (microsoft word ou pdf)

Em 2006 a Federação americana PUBLICOU o regulamento no site site. Na verdade era um pdf de paginas escaneadas do regulamento original.
Embora de dificil leitura, já foi um avanço por quebrar a ideia do copyright. Pelo menos se os americanos estivessem errados, que se entendessem ou justificassem com o próprio Mr. Pollard que é americano :-P

Com a publicação do CIPA 2007, A Patinação Artística deixa de ser o UNICO ESPORTE NO MUNDO ONDE AS REGRAS SÃO SECRETAS.

Sinal dos novos tempos.

Amigo Brasileiro

ps: ainda sim continuamos com o titulo de unico esporte no mundo onde homem e mulher competem entre si na mesma prova (free dance que entra no programa para 2007). Está certo, na EQUITAÇÃO tambem compete homem contra mulher, mas quem salta é o CAVALO !!

ps2: NO Brasil a competição de 2007 em Figuras Obrigatórias será MISTA (homem e mulher) assim como já são as competições de dança. Estranho isso, não ??

12:32 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Parabens, os segredos deixaram de ser dos deuses, estamos a iniciar bem

7:04 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

mas que segredos e coisas do género????
Quem ler isto, como esse nosso amigo brasileiro, deve pensar que portugal anda às escuras e chega lá fora cheio de penalizações...

O regulamento da cipa e da cepa, o manual de danças obrigatórias sempre estiveram à disposição quer na internet quer na FPP.

Se em vez de andarem na net a falarem mal uns dos outros, pesquisassem...
Se em vez de dizerem mal disto e daquilo tivessem pedido à FPP uma cópia...
Digo mais:
em tantos encontros que vários treinadores tiveram ao longo do ano com o corpo técnico, NENHUM, mas NEM um, veio pedir uma cópia de coisa alguma!
AGORA, nao venham com desculpas.
Todos os documentos estão e SEMPRE estiveram à disposição de quem os queria.
E em boa altura TODA a informação estará disponivel para que possamos trabalhar 2007 em conformidade com as alterações devidas.

Mas antes de tudo, nao se esqueçam que vem aí o regulamento da CEPA para 2007. e é nesse que, sobretudo, se irá trabalhar.
Não se esqueçam que por exemplo, relativamente ao DT, a CEPA diz uma coisa e a CIPA é omissa. E nós seguimos a CEPA, quer no ajuizamento, quer nas definições técnicas.

Recordo também que numa reunião do gabinete técnico este tema foi abordado onde foi dito que seria escusado fazer a tradução dado que a FPP estava a tratar disso.
Portanto não entendo este comentário do coordenador do gabinete técnico da APP.
Será que menosprezou na reunião a que presidiu essa intervenção de tanta importância (como está visto) e que escusava a um comentário deste género?

Abraço

9:40 da tarde WET  
Blogger patinador said...

Estimado anónimo,

Posso fazer uma pergunta:
Onde está no site da FPP o que afirma? “O regulamento da cipa e da cepa, o manual de danças obrigatórias sempre estiveram à disposição quer na internet quer na FPP.”
No meu post apenas aludi a factos que, pessoalmente, presenciei em diversos anos e campeonatos (a verdade às vezes dói).

Outra constatação:Há pessoas que interpretam os cargos como seus, valorizado apenas os seus Direitos, esquecendo-se dos seus DEVERES.

Deixe-me dizer-lhe que: o seu argumento não colhe quando diz que "tivessem pedido à FPP uma cópia". E não colhe por vários motivos (para não maçar enuncio dois):
1.º: Se existem esses documentos na federação (e faço fé no que diz), devem (DEVER) ser divulgados pela instituição. Ninguém tem o Dom da adivinhação (falo por mim). Assim, se tenho material com informação: divulgo-o(DEVER). Não o guardo(DEVER) e depois venho dizer que a culpa é dos outros que não perguntaram pelos documentos(fica mal).
2.º- O ónus que pretende funcionar em relação aos outros (no caso: aos treinadores) deve (DEVER)funcionar, precisamente, no inverso, ou seja: quem está (quem exerce cargos) na Federação (tem o DEVER)é que está ao serviço das pessoas e não o inverso. Se vou para um cargo (qualquer que ele seja)é (DEVER)para servir e não para que os outros me sirvam... Não estou à espera que me venham pedir nada. Por isso, é uma falácia (para não chamar outra coisa) quando afirma que: “Todos os documentos estão e SEMPRE estiveram à disposição de quem os queria”.

Já agora, aproveito para lhe perguntar: “em boa altura TODA a informação estará disponível para que possamos trabalhar 2007” (palavras suas).
ENTÃO PERGUNTO (Pedir): Quando é a boa altura? Quando é que o público em geral vai ter acesso? é só mesmo a pedido?
Estará disponível nos encontros com (alguns) treinadores? E os que não vão aos encontros, têm que Pedinchar a quem?

Quanto à falada Reunião do Gabinete Técnico com os Treinadores dos Clubes da APP:
o que se falou, quanto a esse particular, foi do livro de Patinagem Livre do António Merlo. Ficando a sugestão do coordenador para que o Grupo de Trabalho de Livres o traduzisse. Foi nessa altura que o anónimo disse que a FPP estava a tratar disso.
“Tratar disso!?!?!” (eloquente!)

Ora, como a regra que funciona para os lados da FPP é o PEDIR, a frase: “tratar disso” teve o mesmo significado da expressão: “em boa altura” .
Ou seja, num Tempo indeterminado.

Indeterminação que é incompatível com o plano de acção do Gabinete Técnico da APP. Isto porque a tradução do referido livro irá ser feita até finais deste ano de 2006. Assim, a expresão: “tratar disso” foi entendido como um acto extemporâneo, face aos intentos pretendidos.

Para finalizar: tenho referido várias vezes que a FPP (as pessoas) tem que mudar na forma como comunica, tem que mudar na forma como presta os seus serviços aos utentes (satisfação do cliente. Diz alguma coisa?).
Não basta mudar o logotipo e os fatos. Não basta mudar o embrulho...o conteúdo é bem mais importante.

Com a entrada de nova gente ainda sonhei com uma “Primavera marcelista”, mas afinal não passou disso mesmo, de um sonho...

Já agora num comentário em cima falam de uns DVD’S.
PERGUNTO: como e quando vão ser divulgados? Em tempo oportuno? (para mim é o mesmo que nada dizer). Temos que Pedinchar a quem, como e quando?

saberemos? em tempo? oportunamente?

1:46 da manhã WET  
Anonymous Anónimo said...

Podes pedinchar, mas não é aqui de certeza.
Quando?, isso não sei, mas basta 2 minutos acho eu. depende do tempo livre que uma pessoa tenha. eu tenho pouco e ja nao almoço para poder escrever isto:)))

"Se existem esses documentos na federação (e faço fé no que diz), devem (DEVER) ser divulgados pela instituição. Ninguém tem o Dom da adivinhação (falo por mim). Assim, se tenho material com informação: divulgo-o(DEVER). Não o guardo(DEVER) e depois venho dizer que a culpa é dos outros que não perguntaram pelos documentos(fica mal).
2.º- O ónus que pretende funcionar em relação aos outros (no caso: aos treinadores) deve (DEVER)funcionar, precisamente, no inverso, ou seja: quem está (quem exerce cargos) na Federação (tem o DEVER)é que está ao serviço das pessoas e não o inverso. Se vou para um cargo (qualquer que ele seja)é (DEVER)para servir e não para que os outros me sirvam... Não estou à espera que me venham pedir nada. Por isso, é uma falácia (para não chamar outra coisa) quando afirma que: “Todos os documentos estão e SEMPRE estiveram à disposição de quem os queria”.

Pois muito bem!
Sugiro que faça isso IMEDIATAMENTE na sua associação!!!
Aliás sendo uma associação tem uma maior facilidade de movimentação!
SUgiro desde já que dê o exemplo e nos mostre a todos os títulos disponiveis na APP e se preparem para receber pedidos.
na verdade esse É o papel de uma associação também!
As coisas funcionam de cima (FPP), para baixo (APP)... Não o contrário.

Portanto, antes de ir pedinchar à FPP, pedinche à sua Associação.
No caso de ela não posssuir então é escrever uma carta (ou e-mail) À FPP a explicar a situação. Mas não ponha o carro à frente dos Bois!

12:20 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

estou a ler estes comentários e concordo com o blogger.

as associações não vão aos europeus e aos mundiais.

eu não sou da app. na minha a fpp ainda não entregou nada.

há pessoas muito ocupadas o 12:20 nem almoça. enfim. a fpp tambem anda muito ocupada .

12:48 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

De: Amigo Brasileiro

O regulamento tem que estar disponível a qualquer pessoa. Praticante ou não, Federado ou não.

Felizmente o ato de "esconder as regras" já acabou no Brasil - está tudo a distância de um clique - sem ter que pedir favor para ninguém !

Espero, com toda a humildade, que Portugal siga o exemplo e tire a Patinação (como dizemos aqui) das trevas!

Obs: Não conheço as determinações CEPA, mas lembro que o que vale no mundial é SOMENTE o CIPA !!!

Obs2: Nem deveria existir um "CEPA". Imaginem se o FUTEBOL tivesse uma regra para se jogar nas Américas e outra regra para se jogar na Europa. A existência de uma outra instância de definição técnica (como o CEPA) é questionável, ou, mais profundamente, desnecessária.

2:36 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

O nosso amigo brasileiro nao sabe do que fala concerteza. E mais vale nem dizer nada.

a federação passa a informação às associações que as transmitem por sua vez aos devidos comités para que as divulguem.
deveria ser tudo bem mais rapido. concordo, mas nao acusem a FPP de igreja católica em tempos medievais, quando cabe ao padre levar a mensagem à paróquia!!!E neste caso o padre é o Bloger.
portanto Se ele acha que falta alguma coisa, pelos meio proprios que lhe assistem, pede à FPP.
Mas lanço já o desafio de que ponha todos os títulos da APP à disposição para nós os podermos escolher.
Afinal, não poderemos pedir aquilo que não sabemos que há.

Como também ouvi falar sobre um plano de trabalho realizado para um atleta italiano, de 6 meses que a associação tem. Isso como sei que tem quero saber onde está disponivel.

obrigado

Só mais um assunto...

É para este tipo de conversas que o gabiente quer criar blogs????

Por favor...

4:55 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

de Amigo Brasileiro:

Não quero polemizar.

Para evitar mal-entendidos é que sugiro que qualquer documento esteja disponível na internet.

Mais simples que isso, impossível.

Não quero plantar a discórdia e sim contribuir.

Desculpem se me expressei mal ou não fui corretamente entendido :-)

7:50 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

ó 4:55 falas com a mania que mandasses nisto tudo. e até és grosseiro com o amigo brasileiro.tens a mania.
o que o amigo brasileiro diz é o óbvio. qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata diria o que ele diz(os regulamentos têm que estar disponíveis a qualquer pessoa. Praticante ou não, Federado ou não). tu tens a mania.Já se disse aqui muitas vezes. aqui cada um fala o que quer, nem que seja "bobagem", como é o teu caso. Lemos e ficamos a saber que na fpp existe a ideia peregrina e ultrapassada dos padrecos. Cruzes canhotos

11:21 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Viva,

Nem se devia comentar o facto de estar ou não disponível na web. Estamos em 2006!!!! É claro que sim.
Foi esta uma das minhas causas no meu site desde o início.
Pena nos últimos 2 anos o tempo disponível para o actualizar não ser muito.
O único sitio (web) onde existiam os velhinhos testes elementares era na minha secção de downloads que fui eu que os passei em scanner. Desde o dia 23 de Novembro de 2005 foram contabilizados 107 downloads. Deve querer dizer alguma coisa...

Os regulamentos da CEPA do ano passado estão disponíveis para quem os procurou em:
http://cerskating.eu/reglements/cepa.php

E foi neste:
http://www.rollkunstlauf.info/index/index.php
que saquei alguns documentos que tinha disponíveis no meu site. (eliminei-os quando necessitei de espaço, o que lamento)
Pena não saber alemão e ter de andar às "apalpadelas" mas é muito bom!

Algumas "inovações" que deveriam ser postas em prática, nas Associações e Federação:
1) Um local, de acesso global, a partir de um qualquer posto de trabalho com um browser e ligação à internet onde se pudesse fazer o download de documentação (manuais, regulamentos, etc...)
2) Um local, de acesso global, a partir de um qualquer posto de trabalho com um browser e ligação à internet onde se pudesse requisitar e consultar o "material" disponível. Entenda-se material por dvd's, vhs, cd's, livros para serem fotocopiados, etc.

Para terminar, parabéns pelo blog!

12:33 da manhã WET  
Anonymous Anónimo said...

agora até ja temos brasileiros contra a CEPA!!!
ehehehe
deixe a CEPA onde está.
ataque é a FPP!!! o tema aqui é este!

4:09 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Continuação de regulamentos:

Sitio oficial do regulamento CIPA:
http://www.rollersports.org/rollersports_org/rollersports.asp?load=278742355A008&TYPE=ARTISTIC

Regulamentos dos USA:
http://www.usarollersports.org/vnews/display.v/ART/2006/12/12/442c066b54a83

2:06 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Se não fosse IMPORTANTE que estivesse a disposição DE TODOS, a FIRS não teria publicado em um site aberto.

Bom sinal dos novos tempos!

3:57 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

só na fpp é que tudo continua igual só filhos e bastardos

12:26 da manhã WET  
Anonymous Anónimo said...

Programa de Cálculo para a patinagem :

http://www.fgp.org.br/fgp/index.php?option=com_content&task=view&id=178&Itemid=1

5:15 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter