segunda-feira, novembro 13, 2006

Todos somos poucos

Como é público, sou contra a falta de sentido de gestão e sensibilidade das pessoas que gravitam por aí nos cargos públicos. Como tenho também salientado, não é nada pessoal.

As pessoas que ocupam lugares nas diversas instituições (Federação ou Associações) não podem continuar a pensar que podem fazer tudo sozinhos.
Só eles é que sabem, não trocam experiências e fecham-se numa redoma. A denominada redoma do pseudo-poder (pura ilusão).
Mas, para além da falta de sentido de gestão, sofrem ainda, como muitos gestores, da mais elementar falta de sentido do diálogo e do concreto das situações.

Agora é tempo de acção.
Este novo projecto da APP vai ser obrigatoriamente inclusivo. Quer-se dizer com isto: existe vontade para que todos estejam envolvidos. Haja vontade de trabalhar e de colaborar. Para se fazer atletas talentosos são preciso treinadores, pais e directores igualmente talentosos.
Só assim se consegue trabalhar e valorizar eficazmente os principais artistas desta modalidade: OS ATLETAS.

Tenho verificado que na PA tem feito escola a postura do bloqueio e do silêncio. Quem ocupa cargos parece ficar embuido de um espírito monarquico e autoritário. Como num passo de magia passam a saber tudo e a ditar leis. Parece que não gostam que se fale de patinagem na praça pública. Não é por dizer mal do governo que ele deixa de trabalhar...

Há Princípios que devem reger as pessoas: A dúvida e a humildade devem presidir na Acção. O Sonhar deve ser feito com certezas absolutas e valentia.

Provavelmente existem mais coisas que nos unem a todos, do que o que nos separa. Mas isso só se saberá se todos tivermos oportunidades de participar. As guerras de personalidades e de feitios devem ser minorizadas quando se fala de PA.

A filosofia de trabalho do GT da APP deve ser de comunicação aberta, com transparência e responsabilidade. Deve ser estar enraizado um espiríto de bem servir os atletas, os treinadores, os clubes (e pais, naturalmente). No fundo, todos os agentes que compoem a PA.

O GT da PA não pode dar-se ao luxo de errar de forma irracional.
O GT da PA não recusará, pela própria atitude intelectual de quem o integra, alterar as suas posições em prol do melhor para os atletas e para a modalidade.
A Patinagem Artística é, como as outras modalidades, um desporto complexo. E tem, sobre os seus agentes, uma importância crescente no seu dia-a dia (para melhor se praticar, mais horas se passam dentro dos pavilhões). Por isso, há necessidade de melhorar a qualidade e a capacidade dos recursos humanos. E de todos motivar. Como?


Todos devem colaborar. A valiosa colaboração de quem tem mais experência e anos de míster na modalidade será uma exigência de Princípio. Treinadores internacionais e Atletas internacionais serão chamados a dizer de sua justiça.
Duas cabeças pensam melhor do que uma e por aí fora. Agora, quando há cabeças experientes, o resultado só pode ser melhor.


Por isso este GT da APP precisa da experência de todos. Todos somos poucos.
Free Hit Counters
Free Counter