quarta-feira, janeiro 31, 2007

Reciclagem de Juizes: o Tsunami informativo

No passado Domingo (dia 28-1-2007) realizou-se na área da Associação do Porto uma acção (apelidada) de reciclagem para juízes de Patinagem Artística. No sul decorreu no Domingo anterior (21) e não recebi ecos de como decorreu.

Dizer que estas acções são muito importantes é uma banalidade.

Mas como a última do género ocorreu há 5 anos, estas banalidades na Patinagem Artística têm que ser repetidas e repetidas à exaustão.

Nunca é demais dizer que a próxima acção já deveria estar calendarizada, porque são importantes :) . O que infelizmente não acontece.

A matéria técnica era e é muito extensa. Introduziram-se muitos pontos de relevo. Basta lembrar que quase tudo era novo. 1- Novo Regulamento de PA;2- Novos “testes” (agora chama-se certificado de aptidão, com várias provas); 3- Novo Regulamento da CIPA 4- Novo Regulamento da CEPA;5- Novas regras técnicas 6- Novo manual de Dança 7- Novo Guia de ajuizamento.
Enfim, muita coisa nova para tão pouco tempo.

São matérias que atendendo à quantidade e qualidade dos assuntos mereciam outro tempo de leccionação e outro cuidado na apresentação aos juízes. O prelector tinha pela frente uma tarefa verdadeiramente Ciclópica.

O assunto é demasiado importante, sério e extenso para que em dez horas (cansativas), os juízes conseguissem, eficazmente, absorver o “Tsunami” informativo.

O erro está no planeamento e na forma como as coisas são feitas.
O que seria uma boa acção tornou-se numa acção cansativa e prejudicial para todos os juízes.
Penso que ninguém saiu beneficiado...
Free Hit Counters
Free Counter