quarta-feira, fevereiro 28, 2007

A modalidade esquizofrenica

A programação da evolução da performance dos atletas a longo prazo deve ter em conta a complexidade e a unidade da modalidade, tal como as exigências específicas que lhe definem o perfil.
Do meu ponto de vista, os testes elementares e o demais testes (distritais e nacionais), apenas necessitavam de uns pequenos ajustes.
O maior erro foi acabar com eles.
Criou-se um Monstro na fase de inicação da modalidade. Na fase de transição dos atletas para nacionais e internacionais existe, agora, uma grave lacuna.
No princípio exige-se demais (em exagero). Depois nada se exige. Estamos perante uma modalidade estruturalmente deformada que nos conduz a uma profunda Esquizofrenia. Levando esta "alteração da personalidade" da modalidade à previsivel desistência de muitos jovens praticantes.
Acertando conceitos:
O processo de treino a longo prazo está, em geral, dividido em diferentes sequências, apresentando cada uma dessas sequências objectivos, métodos e conteúdos diferentes relativamente independentes e uma organização adaptada a uma determinada faixa de idade.

O objectivo do processo de treino a longo prazo é o aumento progressivo das exigências do treino, ou seja, o melhoramento continuo da capacidade de performance desportiva.
Esta capacidade de performance desportiva depende das capacidades físicas, psíquicas, técnicas e intelectuais.

O artigo 7.º do regulamento estipula que:
Para que possam participar em Campeonatos, os Atletas/patinadores de patinagem individual, solo dance, pares de dança e pares artísticos são classificados nos seguintes “níveis de aptidão”:
1. Distrital: Infantis, Iniciados, Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores -Atletas/patinadores que obtiveram o Certificado de Aptidão.
2. Nacional: Infantis, Iniciados, Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores
3. Internacional: Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores

Aqui começa o primeiro e o mais grave problema da modalidade.

Para se chegar ao mais alto nível das capacidades de performance desportiva é preciso que o processo de treino seja programado de forma muito cuidadosa.

Com um regulamento de patinagem como o nosso é uma “Missão Impossível”.

Como é possivel exigir o mesmo certificado de aptidão a Infantis, Iniciados, Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores??
Estamos perante uma incompreensível e violenta exigência para um infantil.
Quem protege estes jovens destes Maus Tratos?
É por estas e por outras que os meus filhos não vão para a modalidade.
Defendo que uma modalidade desportiva deve basear a sua conduta numa formação de pessoas com base no Princípio: Mente sã em corpo são.
A nossa patinagem, infelizmente, não nos conduz a isso.
É triste mas, infelizmente, é a pura verdade.

Somos o país dos exageros, dos extremos. Quem mais sofre com esta montagem esquizofrenica são as crianças que olham genuinamente para esta bela modalidade e candidamente sonham com ela.

Free Hit Counters
Free Counter