segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Goodbye Camillo Martini

Através do site da FIRS ficamos a saber que, no passado dia 5 de Janeiro de 2007, faleceu o senhor Camillo Martini, de nacionalidade italiana (cidadão do Mundo e amante da patinagem).

Em meados da década de 90, o senhor Camillo esteve em Portugal a ministrar um curso para juízes nacionais, no qual estive presente.

Uma pessoa muito simpática, de trato fino e muito acessível. Pela forma como falava, verifiquei que adorava a Patinagem Artística [lembra-me o saudoso senhor Andrade -o nosso "meio-quilo" (era assim tratado carinhosamente pelos atletas)- que também já nos deixou].

Assisti a alguns Mundiais em que o senhor Camillo era o Juiz-Árbitro: sereno e confiante.

Para aqueles que não conheceram o Senhor Camillo Martini fica aqui o seu currículo desportivo (fonte: CIPA):
1971 a 1973: Juiz Nacional da Federação Italiana
1973 a 1977 : Conselheiro Técnico da Federação Italiana
1977 a 1990: Vice Presidente da Federação Italiana
1980 a 1984 Membro da C.I.P.A.
1984 a 2005 Vice Presidente da C.I.P.A.

Antes de começar com as funções supra referidas ele era um (bom) treinador de Figuras Obrigatórias, Livres e Pares Artísticos.

Quem o conhecia expressa estas belas palavras (tradução livre):
«Não há palavras para descrever a qualidade deste homem que, com a sua personalidade, o seu conhecimento, o seu forte sentido de justiça e correcção e – também - o seu sentido de humor, “gastou” muitos anos a ajudar na evolução e no desenvolvimento da nossa modalidade.
Primeiro como treinador da Federação italiana e depois como membro do Comité da CIPA, que serviu durante 18 anos, ele dedicou-se ao desporto que amava: a Patinagem Artística sobre rodas.
Devemos todos relembrá-lo pela sua cuidada justiça quando tomava decisões (ajuizando em provas) e o seu vasto conhecimento das regras. Toda a gente sentia que estava em boas mãos quando ele estava em funções numa qualquer prova.

Adeus senhor Camillo Martini. Perdendo-o, nós perdemos um bocado da nossa patinagem, da nossa história; mas você estará sempre presente entre nós, no nosso trabalho enquanto juízes, treinadores, patinadores ou dirigentes.
O senhor estará sempre connosco.

Muito, muito obrigado Camillo – por tudo !
»


Esta foram as palavras de Jim Polard – Presidente da CIPA
Margaret Brooks – Vice-presidente CIPA
Norio Iwakata- Membro CIPA
Lorraine Norton – Membro CIPA
Nicola Genchi – Membro CIPA

Free Hit Counters
Free Counter