terça-feira, maio 24, 2005

A impressão artística na Patinagem Livre

Na atribuição da Nota Artística a um esquema de patinagem livre individual, deverão ser considerados os seguintes atributos essenciais:
Forma/ Virtuosismo / Interpretação / Composição

Forma: é a maneira como o patinador reflecte a suavidade e a facilidade de execução de saltos e de piões e a sequência de passos de ligação. Este atributo considera também o traço, o movimento e o porte na execução dos exercícios.
Virtuosismo: é a impressão deixada pela velocidade e altura dos saltos, o controlo e a velocidade dos piões e a originalidade e segurança do trabalho de pés (footwork). Será tida em consideração à entrada e saída de cada um dos saltos, à segurança da entrada e saída de cada um dos piões e à capacidade de centrar o pião no seu ponto inicial.
Interpretação: é a interpretação individual do ritmo, tempo e sentimento do programa musical. Os exercícios do esquema devem ser organizados de harmonia com a composição musical. A exibição demonstrada pelo patinador deve ser o reflexo do seu à-vontade, confiança e perfeição na execução de cada um dos exercícios. Devem ser evitadas posições esteorotipadas do corpo e braços, assim como atitudes afectadas.
Composição: o esquema deve ser composto de tal modo que os vários tipos de exercícios não apareçam “colados” uns aos outros numa dada parte do programa ou numa dada parte da superfície de patinagem. O esquema deverá cobrir toda a pista de maneira interessante e variada. O programa deve dar a impressão de continuidade, e não de um amontoado de partes importantes isoladas.

Seria importante que os treinadores e os atletas analisassem cada um destes pontos. A componente artística não é seguramente apenas sorrir para os juizes.
Free Hit Counters
Free Counter