quinta-feira, maio 19, 2005

O que valorizar num programa de Patinagem Livre

A apreciação das exibições de Patinagem Livre deve incidir sobre: a) Nível técnico demonstrado na execução dos exercícios apresentados pelo atleta; b) Nível artístico - Forma/Virtuosismo/ Interpretação/Composição.

O esquema a patinar, assim como o seu conteúdo, devem ser compostos de harmonia com o arranjo musical.
Deve o patinador criar um efeito estético agradável, adequado e coerente com a música.
No entanto, é muito frequente ver esquemas de Patinagem Livre onde se mostra apenas um conjunto de exercícios (saltos e piões) em que a construção e a apresentação do esquema ficou relegado para segundo lugar.
Em muitos programas, a perda da qualidade da exibição não é, dum modo geral, atribuída à falta de atributos técnicos do patinador, mas sim pela falta de atenção das componentes da Impressão Artística (Forma/Virtuosismo/ Interpretação/Composição) que são de grande importância.

A Nota Artística deverá ser subordinada à Nota Técnica (conteúdo técnico do programa) na medida em que não pode haver programa sem uma determinada medida do conteúdo.

A Nota Artística fica subordinada ao valor da Nota Técnica, podendo-a ultrapassar desde que a habilidade, o grau de competência e a destreza demonstrados pelo patinador o justifique, ou melhor, desde que o esquema apresentado seja muito positivo ao nível das componentes em análise . Forma/Virtuosismo/ Interpretação/Composição

A cotação total para cada um dos exercícios do programa apenas deverá ser atribuída quando o exercício for executado com graciosidade e com entradas e saídas limpas e seguras. Isto não significa que um salto ou um pião menos firmes não tenham qualquer valor. Apenas deve ser reconhecido que tem menos mérito que o mesmo exercício executado com elegância, velocidade e firmeza (sem falhas).
Uma exibição de patinagem não fica completa se o patinador não demonstrar capacidade para patinar (domínio de curvas, patinar para frente e para trás, para um lado e para o outro). Andar sempre com os dois pés (com as oito rodas) no chão deve ter menos valor na cotação do que patinar de pé para pé com rodados.
O trabalho de pés (footwork) deverá ligar os exercícios (saltos e piões) de tal forma que fique a impressão de que o programa é um todo e não uma colecção de exercícios de patinagem .

A utilização repetitiva de travões/puxões (cross-pulls) e de outros saltos comuns com travão para ganhar velocidade e que fazem a ligação entre saltos e os piões é indesejável, reduzindo a cotação do programa.

O acompanhamento musical deve transmitir uma ideia, uma mensagem e deve também ser escolhido de tal modo que o patinador demonstre que domina os exercícios apresentados e ainda que tem capacidade de interpretar devidamente o tema musical escolhido.
Em Portugal, não se valoriza a construção e apresentação de esquemas limpos e seguros.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sou treinador e muitas vezes mando os meus atletas fazer vários exercicios que não dominam.
Motivo: existem juizes que valorizam tudo até as tentativas(até as quedas). Vale tudo.
Como só querem palha então eu dou-lhes palha, bem seca.
E como continuam a gostar assim continuo a dar-lhes o que eles gostam. Palha...
No dia em que os juízes começarem a valorizar (cotar apenas)os exercícios bem feitos, então aí os meus atletas só vão fazer o que habitualmente conseguem.
Já não falo na composição dos esquemas, nem na componente coeográfica, porque então tenho que ser coreografo.
Infelizmente, aqui coreografia não ganha campeonatos. Vejam o Lalai, o D'Alicera e a Tanja

1:06 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

É mais que evidente que nem aqui nem em italia coreografia ganha campeonatos,mas elevado nivel tecnico conjugado a uma boa coreografia sim.É de lamentar que alguns treinadores ,continuem a dar palha, contribuindo ainda mais para manter os juízes tacanhos .De qualquer forma não só os juízes mas tb os treinadores continuam a ignorar os parametros da nota B.resumindo os treinadores mereçem os juízes deste país e vice versa

12:46 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro colega, agora entendo porque é que os juízes andam tão baralhados! deve ser de tanta palha!experimente dar-lhes erva pode ser que as coisas melhorem! ja agora...?porque não tenta ensinar hóquei, olhe que não precisa de coreografia nem de acarretar com tantos molhos de palha :)

2:10 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tudo é importante a tecnica porque ,so assim se vê a qualidade do atleta ,a artistica para se ver como o atleta interpreta a musica ,e como esta montado o esquema é o conjunto que faz as um bom esquema.Eu acho que o mais importante é fazer cada vez melhor e nem que por isso eu venha a perder,porque quanto mais inventar e fizer inventar os meus atletas ,mais os faço piores atletas e depois nos campeonatos Europeus......... a diferença em relação as outras seleções é enorme.

Sobre os juizes não julgo as pessoas.

Frederico Sá

10:43 da manhã WEST  
Blogger patinador said...

Caros colegas, esta discussão faz-me lembrar aquele ditado popular que diz "casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".
Já agora vou citar uma outra frase, que julgo pertinente: "O mundo é uma comédia para aqueles que pensam e uma tragédia para aqueles que sentem" atribuida a Horace Walpole
Assim vai o Mundo...

11:13 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para o coleguinha que diz que a culpa dos juizes serem tacanhos é dos treinadores e do outro que aponta o hóquei como caminho. Respondo ao segundo dizendo-lhe que, pelo menos, no hóquei não se brinca com a dignidade dos atletas como fazem na patinagem artística.

Em relação ao primeiro (do tacanho), alguém já escreveu nos comentários deste blogue o seguinte:
«Por vezes assistimos atitudes impensáveis no mundo real.

Querem exemplos?
Verifica-se que certas pessoas não demonstram eficiência, capacidade, nem conhecimentos e mesmo assim são convidados para cargos exercer federativos.
1. Que moral e credibilidade tem uma pessoa que está a trabalhar com os melhores atletas nacionais, no cargo de seleccionador, e não apresenta um (só) patinador do seu clube com qualidade? Que exemplo essa pessoa dá aos patinadores de elite? O seu trabalho? Ou o trabalho alheio?
2. Que moral e credibilidade tem uma pessoa que é calculadora e preside ao Conselho Nacional de Juizes e Calculadores?
Que moral e credibilidade tem essa personagem para estabelecer comportamentos éticos e fixar regras de ajuizamento?
Que credibilidade têm essas pessoas?
A FEDERAÇÃO PORTUGUESA (ou melhor as pessoas que estão a exercer os cargos) TEM A OBRIGAÇÃO CREDIBILIZAR A PATINAGEM ARTÍSTICA PORTUGUESA?»

Tacanhos ficamos nós ao lidar com gente diminuida intelectualmente

10:57 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Apenas um comentário face à segunda fase deste último...
O CNJC é constituído por juizes e calculadores, pelo que a presidente não tem, por si só, poder de decisão face às regras de ajuizamento.
Como qualquer orgão, o CNJC também deve ser constituído por uma equipa pluridisciplinar.

May the force be with them!

12:56 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Olhe coleguinha ,realmente anda mal informado a senhora que preside ao CNJC não é por acaso juíz de patinagem .É por mérito proprio juíz de patinagem, o colega deveria ser uma pessoa mais informada e menos espalha brasas

11:28 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não gosto de falar de pessoas. Por isso, o meu comentário é restrito aos cargos, competências e não a caracteres.
Só por ironia é que o nosso coleguinha diz que a senhora que preside ao CNJC é juiz por mérito próprio. Alguém a viu a ajuizar?

Quando é que é publicada no site da fpp o Quadro Nacional de Juizes e Calculadores, com as respectivas categorias?
Porque será que está em branco? Estratégias obscuras? Ou, incompetências às claras? Ou vice versa?

Mas não é essa a questão... do mérito, a questão é seguramente outra...

Relativamente ao coleguinha do "pluri", considero estranho que dois entes sejam "pluri" e não "bi". De qualquer forma dou isso de barato.
O que vale e o que conta são as regras que existem e que alguns "iluminados" tentam ignorar.
A frase é simples (o nosso amiguinho vai ter de se esforçar para a interiorizar): Cumprir os Regulamentos (e FAZÊ-LOS CUMPRIR), esta é a incumbência da CNJC e dos seus elementos. O que se vê? Obviamente o contrário.

Já agora, pedia que alguém escrevesse quanto vale cada exercício executado. Se souberem, claro.

3:33 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O mundo é uma comédia para aqueles que pensam e uma tragédia para aqueles que sentem"
Olhe, eu fartei-me de rir e de chorar com estes comentários! faz de mim o k?
ADOREI O COMENTÁRIO DA PALHA E ERVA!!!!! EHEHEHE
Qt ao sr. treinador que dá palha...eu acho que não dá palha porque os juizes pedem...dá palha porque não consegue mais! Esse raciocíno é o do paspalho metido a inteligente. TENHO A CERTEZA que se tivesse "Beluga" a daria imediatamente a provar aos juizes. O problema é que só tem palha. CUIDADO A TODOS OS TREINADORES: a palha faz mal ao cérebro; vejam o caso do nosso coleguita.
E QUEM DISSE QUE UM BOM ESQUEMA NÃO GANHA CAMPEONATOS????
eu respondo: OS IGNORANTES DA PATINAGEM ARTÍSTICA.
Para esses, e só esses, reporto-vos ao campeonato do mundo em lloret del mar. AH, É VERDADE: voces não conhecem a história (e não estória). paciência. informem-se e digam coisas inteligentes.

10:15 da tarde WEST  
Blogger patinador said...

Estive para não responder, mas desculpem-me as pessoas que respeito, é mais forte do que eu:
A patinagem está cheia desta gentinha minor, os CORAJOSOS ANÓNIMOS.
Aqui vai, não sei a quem estou a responder, por isso, respondo ao lado mais negro da personagem:

O malcriado é uma pessoa muito esperta. Tem tanto de esperto como de mal formado. Não consegue explicar a sua opinião sem recorrer ao insulto fácil e rasterinho.
Tem uma faceta que lhe deve agradar muito, ri e chora ao mesmo tempo.
Nota-se que uma é pessoa muito Esperta.
É tão esperto que na sua cabeça ostenta um par. Um par de sentimentos contraditórios, um verdadeiro dois em um. Nota-se logo que é uma pessoa perfeitamente equilibrada, que para se afirmar mistura dois estados de alma, um prodígio. Um prodígio enquanto actor, enquanto carácter, cuidado é com os cascos.
Gaba-se de ser sabedor, os outros, os ignorantes (os ignorantes da patinagem artística) não sabem nada. Mas com a sua imensa sabedoria não é capaz de explicar aos ignorantes o que queria dizer (se é que queria), apenas insulta o Mundo.
Estou rendido com tanta Sabedoria. Com tanta capacidade para o insulto.
O que diz é muito Inteligente. E até pede aos ignorantes para dizerem coisas inteligentes, como ele diz.
Lamentavelmente não consegue manter um nível aceitável de conversa.
Não há nenhum campeonato do mundo que ensine: ser educado, ser respeitador, mesmo que não se concorde com as ideias dos outros.
O sabedor/malcriado pode até ter assistido a todos os campeonatos do mundo, mas uma coisa não se aprende lá: a boa educação. Esta bebe-se no leite, no berço (provavelmente os ascendentes desconhecem este lado desviante).
Muito provavelmente pela frente é uma pessoa correcta, educada e razoável. Até louva a pessoa que está à sua frente. Mas sob a capa do anonimato, caminha pela sombra das ruas da cobardia com a sua língua venenosa e afiada, rastejando uma série de insultos até atingir a sua vítima.

1:00 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas não respondeu...
o sr. "patinador" que não sei quem seja, concorda ou não comigo?
Só quero saber isso.
.......
Atrás do anonimato já li muitas coisas aqui, coisas insultuosas, e que atingem directamente personagens do meio da patinagem.
à presidente do CNJC chamam-lhe incompetente no cargo; aos juizes, burros de palha; e muitas coisas bem mais graves ditas de uma forma bem articulada.
Nunca o vi a tomar a mesma atitude para tais situações!
Onde está a sua imparcialidade?
falta-lhe a objectividade de quem modera e falta-lhe a objectividade sobre o que está certo e errado.
Ignorantes somos todos, de uma forma ou de outra. Eu assumo a minha ignorância sobre técnicas e a história da esgrima. SOU UMA IGNORANTE DE ESGRIMA.
Assim como existem na verdade ignorantes de patinagem artística.
O mundo que tanto defende está pleno de ignorantes, mas da pior espécie. e eu digo-lhe quais são. são os ignorantes que não querem saber.
Já reparou que são esses (quer no desporto, quer a nivel profissional) que nos desviam do cerne das verdadeiras questões?
Talvez defendendo este tipo de pessoas consiga dominar melhor, voltando a um estado novo. Mas não me parece ser o caminho.

Eu como adulta e responsável assumo a minha ignorancia, e quando com ela deparo tento informar-me antes de falar.

E pela sua 1ª resposta deste genero posso afirmar que foi ignorante, ignorante em sua própria casa. Ignorou o que até aqui se tem escrito.

E voltando ao ínicio, em vez de ter perdido tempo a escrever sobre a minha má-educação por afirmar que existem ignorantes da patinagem artística ( como está provado que existem), não lhes explica que estão errados porque ignoram a história da patinagem?
Afinal o blog é seu! Não me cabe a mim fazê-lo da forma pedagógica que lhe compete a si.
Este Blog está cheio de béus, béus...ladram ladram...

Louvo-lhe SINCERAMENTE o interesse e a dedicação que dá a este seu Blog e à patinagem. BRAVO.
MAS retiro-lhe o mérito na condução que dele faz!

E um bom conductor é o que das pedras se desvia tornando o caminho mais confortável aos seus passageiros, fazendo-os chegar ao porto que escolheu.

PS- Até quando nos deixa, a nós: IGNORANTES DA SUA IDENTIDADE, sem saber quem é?

2:10 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que eu saiba em Lloret del mar, não se realizou nenhum mundial de patinagem artística.
Talvez o pseudo-historiador saiba mais do que os outros.

3:16 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

verdade em Lloret realizou-se um europeu

1:31 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

presumo que a vontade do colega era ter feito mmmmmmmtttttts mundiais .QUE pena só ter visto esse europeu e pensar que estava no mundial ,na verdade estando tão bem informado anda mesmo a leste .mas isso é outra "estória"um dia quando aprender a ser digno e a viver a custa do seu trabalho,e não do trabalho dos outros assista a um mundial nessa altura conte a tal"estória"

5:17 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Com insultos nao vamos a lado nenhum.

Será que podiamos subir o nível da conversa da reflexão????

3:31 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esta malta reflecte muito. Principalmente o malcriado/esperto. O estado em que a modalidade está deve-se a este tipo de más reflexões.

3:57 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a Sra ou o Sr, deve ser bastante conhecedor das coisas da patinagem... Deve ser um amor pela frente e o veneno que se vê por trás. Na verdade não estive no campeonato em questão, mas foi-me relatado como um exemplo. pensava que tinha sido um mundial. muito bem, errei.
Já o sr nunca erra, pois afinal a dizer mal e a destabilizar nunca pode errar.
Pela sua escrita já vi que se mete em variadíssimos assuntos. Quem sabe se na altura própria tem algo a dizer. Onde se verifique que não é ignorante, onde se verifique que tem algo a dar à patinagem. Mas com esse rancor todo não me parece ir longe.
Se está de mal com a patinagem a culpa não é de ninguém....só sua. Se está de bem com a patinagem então deve ser porque o meio alimenta esse seu rancor...
reflita mas é na sua conduta, deixe os malcriados/espertos errar.
O estado em que a patinagem está deve-se a pessoas como o sr. ou a sra. que não reflectindo, maldiz. O estado em que a patinagem está é porque afinal ninguém erra, mas os outros sim.
O sr. ou a sra, não acreditando, Sofre;
Sofra.
é um estado a que tem direito, mas deixe-nos em paz!
Embora não saiba quem é...analise a sua posição. e reflita.

4:50 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

bom, sou a pessoa que referiu que el Lloret se realizou um europeu. disse nao com intuito de denegrir mas de esclarecer.
Penso que há muitas coisas na patinagem que estão mal mas outras nao sao tao más cm se pintam...
Devo refreir que qd alguem tenta mudar alguma coisa aparecem dezenas de opinioes, contrarias meskinhas até, e que não contribuem p a evoluçao de um desporto que adoro.
já passei pelos papéis de atleta, treinador e juiz...em todos eles encontrei pessoas boas e pessoas más; pessoas com capacidade de trabalho e outras nem por isso; pessoas com vontade de contribuir para algo melhor e muitas outras apenas a criticar nao construtivamente impedindo a mudança (embora supostamente lutando contra ela).

Acho que é altura de parar para pensar e discutir assuntos que valem a pena.

Não são necessários os insultos nem denegrir toda a gente e mais alguma... quem age de boa fé a mais nao deve ser obrigado e é muito triste constatar que nestes meandros circulam pessoas que apenas sobrevivem à custa de rebaixar os outros quando não estão por dentro de todas as realidades.

Será tempo de mudar de atitude?
Não é por acaso que Portugal se vê envolvido em inúmeras questões de falta de civismo. Leiam-se alguns comentários deste e doutros tópicos.

E qt ao anonimato...até eu acabo por fazer uso dele, pois não estou p ouvir e ler coisas sobre mim pronunciadas por pessoas que não me conhecem minimamente e que apenas avaliam em função das aparências.

Sinceramente, assim não prevejo mudanças!

2:36 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não sei quem será...
Mas retiro-lhe o meu chapéu.
...Aceite-a!
Mesmo que não consiga vislumbrar a deferência com que o faço.

11:54 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que estou com falhas de interpretação pois não percebi o sentido da comunicação anterior...
É que fala de chapéu e de deferência...mas assumo que não percebi se é ironia ou está de acordo.
Obrigada.

12:56 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem, eu disse: Aceite-a! E não o fez...duvidou.
Mas confesso que a frase poderá induzi-lo em erro dado o que por aqui se tem passado.
Não me incomodo nada em escrever-lhe mais umas linhas.
Concordo inteiramente consigo!
E não só o escrevo, como também o faço com toda a deferência, embora (dado o nosso estado de anonimato) não me consiga ver (a forma como retiro o meu chapéu)...

Enfim, a lição que tiro deste pequeno qui pro quo é que infelizmente na patinagem esta sua atitude tem uma razão de ser.
E foi por não a defender que lhe presto a minha homenagem.

2:20 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada....
Só é pena que realmente nem toda a gente pense assim e faça juizos sem entender as realidades...sem as conhecer, ou seja apenas observando um ponto de vista.

É que o meu também já andou por aqui, embora não sendo dos mais falados!

Espero que mudemos de atitude. Todos nós, incluindo eu com a minha desconfiança...

1:17 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter