quinta-feira, novembro 17, 2005

Inovar na relação com a FPP: A.N.C.P.P.

Já aqui disse que a FPP tem estatutos que foram alterados por força da lei de bases do sistema desportivo, mas o espírito subjacente dos dirigentes federativos é do tempo do facismo. Um género de "Quero posso e mando".
A própria forma como a FPP se relaciona com as demais estruturas é obsoleta e, bem vistas as coisas, antidemocrática.
A este nível temos que inovar.
É necessário surgir novas ideias. Nova gente.
Está visto que os Clubes com patinagem artística têm muita dificuldade em fazer-se ouvir directamente na FPP (os directamente interessados não têm assento nas Assembleias Gerais, não têm direito de voto, só através das Associações se podem fazer ouvir), e muitas vezes quando a sua voz chega à sede da FPP já vai distorcida e muitas vezes não reflecte uma opinião legitimada pela maioria dos Clubes.
Já há muitos anos que se fala em criar uma Federação de Patinagem Artistica, mas penso que esta é uma solução inexequivel (se alguém quiser saber posso dizer porquê).

Temos que ser inteligentes e inovar.
Trago a este blog a seguinte sugestão: constituição da Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artistica (A.N.C.P.P.).
Esta Associação deverá ser sócia da FPP (como é, por exemplo a Associação Nacional de Treinadores de Hóquei Patins), tendo como objectivo ser aceite como sócio ordinário da Federação Portuguesa de Patinagem. Assim passando a ter direito de voto nas Assembleia da FPP e mesmo, posteriormente propor alterações aos regulamentos. Deixando de haver necessidade de pedinchar ao Comité Nacional.
Os Clubes podem dar um passo importante no sentido da defesa da Patinagem Artistica.
Esta ideia é um género de "Ovo de Colombo", onde todos já tinham pensado nisso mas ninguém tinha dito nada.
Tenho já os Estatutos prontos.:Capítulo I - ARTIGO PRIMEIRO
a) A Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artística rege-se pelos presentes Estatutos e pela legislação em vigor que regula as associações de carácter desportivo.b) A Associação Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artística é uma associação que agrupa todos os Clubes de patinagem artística. c) É uma Associação de duração ilimitada dotada de personalidade jurídica, própria e património independente. d) Nestes Estatutos as expressões “Associação” e “A.N.C.P.A.” significam para todos os efeitos, Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artística .
ARTIGO SEGUNDO
A Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artística tem como objectivo agrupar o maior número possível de Clubes com Patinagem Artistica para o desenvolvimento da promoção cultural e valorização científica, técnica e pedagógica dos seus associados, bem como reflexão e intervenção no desenvolvimento da patinagem artística. Para a prossecução do seu objectivo a Associação poderá:
a) Fomentar a valorização dos seus associados mediante conferências, reuniões, publicações e outras acções consideradas oportunas.
b) Integrar a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Patinagem.
c) Prestar a máxima colaboração às Autoridades Desportivas, em geral, e à Federação Portuguesa de Patinagem e Associações de Patinagem, em particular.
d) Colaborar nos Cursos de Formação, de acordo com as directrizes da F.P.P. ou outras entidades.
e) Prestar, quando solicitada, o apoio técnico possível aos Clubes de Patinagem Artística.
f) Colaborar com outras Associações Nacionais ou Estrangeiras que tenham fins similares.
g) Promover todas as tarefas de carácter complementar às já referidas e que contribuam para o melhor cumprimento do espirito e objectivo da Associação.
...
A escritura notarial da constituição desta Associação pode ser feita a qualquer momento.
Estará alguém interessado em dar o primeiro passo? Proponho, no mínimo cinco clubes.
Vamos inovar?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pois é. kd alguém faz uma proposta para gente gradua, já ñ aparacem os dirigentes a dizer pronto. estão prontos é para serem arrocaceiros

11:42 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois é...
Falam tanto do que está mal, andam sempre em reuniões a falar mal dos que estão no poder mas quando é para dar a cara por alguma coisa ficam na rectaguarda...para não prejudicar os filhos...
Aconselho a ler (reler) o post inicial de Eduardo Prado Coelho e a ter um pouco de vergonha e mais bom senso...

5:10 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

Desde quando este blog tem credebilidade e imparcialidade para por este projeto a avançar??

5:59 da tarde WET  
Blogger patinador said...

Este blog (este espaço virtual) esforça-se por lançar ideias para reflexão. Reflexão sobre Patinagem Artística. Fala-se muito em sordina, mas não se escreve. É, portanto, um local de ideias continuadas e minimamente fundamentadas. Que eu saiba, é uma coisa inédita em Portugal. Reconheço que pode incomodar muita gente.
A credibilidade conquista-se com acção e trabalho. Aqui o plano de acção é o das ideias. Faz algum sentido? Para mim faz.
Se se gosta ou não essa é, seguramente, outra questão.

Relativamente à imparcialidade, gostava de dizer que todos nós temos opinião, e nesse sentido somos parciais. Como já notaram eu tenho a minha (por vezes até posso estar errado, admito)
Agora, não nos podemos refugiar em conceitos abstractos como credibilidade e imparcialidade para nada fazer.
Para mim este modelo está esgotado.
Apenas apresentei uma ideia:vamos inovar na forma de relacionamento com a FPP?
Vamos fazer uma Associação Nacional de Clubes de Patinagem Artística, por onde se possa caminhar na construção de uma defesa legitimada e democrática da modalidade?
Mais. Até já disse que tinha metade do trabalho feito (estatutos). Querem mais? Ou querem o contrário? Posso admitir que para quem consegue (sobre)viver com este estado de coisas, esta ideia seja prejudicial.
Provavelmente o silêncio ou o insulto será a resposta dada na ponta da lingua… o habitual.
Para isso, não contem comigo.
Alguém falava aqui na ética, é tempo dela. É tempo do primado da boa educação. Falaram também do bom gosto- confesso que gosto da ideia.Bom senso, Tudo.
Como dizem os brasileiros: tudo de bom.
Se for para ajudar estou disponível, por esta mesma via.

2:12 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

A credibilidade conquista-se com acção e trabalho.
Pode incomodar muita gente mas este blog é um local de ideias onde cada um pode exprimir a sua. Cada um está à vontade para dar a sua opinião logo que respeite a dos outros.
Vivemos em democracia.
Falar sobre a patinagem e discutir os seus pontos bons e maus só é salutar portanto falar do que se pode modificar para levar a patinagem a outros rumos não prejudica ninguém.
E disse "pode" mas era mais "podia" porque dificilmente vão aparecer pessoas ou clubes interessados em mudar (penso eu mas posso estar enganado) independentemente, como outro post diz, de dizerem uma coisa nas reuniões paralelas de clubes que se fazem só para parecerem que se importam verdadeiramente com os problemas da patinagem.
E se calhar até é a verdadeira opinião mas o problema é que depois na praça pública (estágios por exemplo) tratam as pessoas de quem tanto dizem mal como se nada fosse só para não prejuducar os filhos.
Mas quando as pessoas do poder mudarem a verdadeira (ou a que mais convém na altura) opinião vem logo ao de cima.
..."Mudam os ventos mudam as marés"...
Filipe

12:33 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter