sexta-feira, outubro 20, 2006

O CT sabe o que é Ética ?

Afinal, o Que é Ética?
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética.,1993, p.7)

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinónimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Em Conclusão:
ÉTICA é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...
E o CT sabe o que é Ética ?

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas é "claro" que eles não sabem o que é a ética, porque se soubessem já tinham deixado a patinagem á muito. Se eles tivessem ética deixavam de fazer mal aos atletas, aos pais ,á modalidade e ao desporto em geral

6:48 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

não sei se o CT sabe ou não, mas parece que o blogueiro sabe. Mas pergunto-lhe agora eu:
Sabe usá-la?
Tem no seu blog 2 textos seus que foram baseados em puras mentiras. Portanto desdes os textos aos comentários, tudo não passa de ladrares à caravana que passa.
É essa a sua conduta moral para poder "socializar-se" com os fiéis seguidores do seu blog?
Torno a fazer outra pergunta: ignorância ou necessidade de "socializar" o povo que habita o seu blog?
Tenha cuidado pois se há pessoas que lhe têm respeito, com este tipo de comportamento algumas ficarão desiludidas, outras há que sorverão a chama para alimentarem a fogueira por onde andam.
Com todo o respeito.

4:53 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Outra questão:
O sr. sabe tão bem como os mais informados (penso eu) que há coisas que são ditas neste blog e que são pura mentira.
Não o vi nem uma única vez tentar informar e formar os seus seguidores quanto à verdade. Se quer ser um líder ( e é-o neste seu blog ) tem esse dever, essa obrigação.
Deixar alongar conversas em base da mentira pouco dignifica este seu espaço de "expressão" pessoal. Porque se só assim é - um espaço de expressão pessoal, então todos os seus pensamentos; todo o seu poder de interactividade reflectem aquilo que é.
E interage com os seus seguidores quando deles aproveita certos textos para dissertação pública.
E aquilo que é, ou pretende ser, será liderar ignorantes, não os informando? Aquilo que pretende ser será informar na base da não veracidade dos factos?
Reflita e decida-se pois parece-me que para um espaço público como este, não está a saber liderá-lo nem tão pouco dignificar-se.
Boa tarde

5:09 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o (a) sr(ª) fala(escreve) muito bem, é pena é que venha aqui criticar o blogueiro , dizendo que o que ele escreve são mentiras , mas na verdade voçê é que está a defender mentira , a curropção e a falta de ética do ct e da FPP, e no fundo isso é que é importante discutir e não a opinião do blogueiro que tem tanto direito a ela como eu ou como voçê.

5:53 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ÉTICA:
por exemplo: como Doutrina Filosófica a Ética é essencialmente especulativa e jamais será normativa. A Moral (objecto de estudo da ética) essa sim é normativa. Portanto, a Ética mostra o que era moralmente aceite na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceite hoje (tempo) na Europa (espaço), por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.

A ética pode ser interpretada também como um termo genérico que designa aquilo que é frequentemente descrito como a "ciência da moralidade".
Isto é: suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

E mais: sentenças éticas são frases que usam palavras como bom, mau, certo, errado, moral, imoral, etc.

Neste blog o CT e outros visados estão farto de ser sentenciados, lá isso é verdade.
E tudo dentro da ética!
ETICAMENTE SENTENCIADOS!

7:19 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

até que enfim. concordo com o que disse, e não é só o CT que é aqui falado. ja muita gente foi aqui humilhada e chamada de bestas para baixo. o fernando, a daniela, a claudia moreira,a d.idéria, o mario, a cristina, a nina, a dr. elizabete, o sr. claro, o eng. pinto, a d. elizabete, o sr. correia e muitos mais. Mas de si NUNCA. o que acha disso? ter e ser responsável por um blog onde só sabem dizer mal das pessoas que trabalham directamente consigo ?? isso é ético??e se começassem a falar de si? a dizerem mentiras sobre si?
Fala-se na patinagem que o sr foi despedido do seu clube. também deixava isso fosse comentado?
o sr nao é advogado? se os seus colegas soubessem disto o que diriam? onde está a SUA ética? o sr põe textos e deixa que os outros se matem uns ou outros.
ja estou como o 5.09 é isto que quer mostrar de si? ser dono que algo que cheira a estrume?
é esta a sua estratégia?
seja o sr. ético.
eu já proibi a minha filha de ler isto devido à falta de educação que por aqui passa.se a minha filha gosta da patinagem, não é desta de certeza. e se o sr diz que é patinador até ao fim, digo-lhe já que se o for no meio DESTA patinagem, então nao lhe gabo a sorte. deixe-se estar então assim até ao fim.
se quer uma coisa decente entao edite um livro de memórias.
enquanto que no livro é o sr que diz, np seu blog dá o mote para os outros o dizerem por si.
se eles soubessem os capachos que andam a ser nao escreveriam nem mais uma linha.
no fundo os isto e aquilo são esses que nem se apercebem de como estão a serem usados. em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
este blog é ético?
nao me faça rir.
e desafio todos os que acham que este blog, entre outros que existem, é ético e informativo, que o digam aqui publicamente. e assinem.

4:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas sempre foi assim. não é novidade. ele sempre falou mal de toda a gente para poder manter o clube. eu lembro-me de uma vez num campeonato cá em baixo á uns anos que ele falou tão mal, mas tão mal dos juizes que pessoas amigas que estavam sentadas comigo até se riram como era possivel haver treinadores com aquela educação. E eu até m lembro que respondi para disfarçar que os do norte são assim. Mas desculpem-me as pessoas do norte.
eu como não concordo, nao assino.

4:53 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

não foi ele que proibiu uma mãe de assistir ao treino da filha so porque ela também era treinadora?
uma treinadora que merece todo o respeito e acima de tudo é mãe! Que moral tem este senhor?

4:56 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois é blogueiro! Você não fez um blogue. Fez uma pia. Não chafurda, mas permite-o a outros. Os que bociferam ataques directos encobertos pela cobardia do anonimato, são a sua vara. Sim, o senhor percebe mesmo de ética. Por ventura acha que ela existe no seu mundo. Que ousadia tão grande. A citação que usa de Camus, não se aplica aqui, pois apesar de ser um blogueiro bastante activo, só tem contribuído para a desclassificação moral do seu mundo. Os paladinos da liberdade de expressão que não venham para aqui apregoá-la, pois para usar essa liberdade há que ser responsável. Acho muito bem que critiquem a FPP, o CT e tudo o resto, mas façam-no nos sítios certos. Não se abandalhem inconsequentemente. Se têm queixas escrevam ao Instituto do Desporto, ao Secretário de Estado.

7:17 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ao instituto do desporto, ao secretário de estado???
é para rir..
à uns anos algumas pessoas fizeram-no e até hoje esperam resposta..
enfim..

11:49 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ao instituto do desporto, ao secretário de estado???
é para rir..
à uns anos algumas pessoas fizeram-no e até hoje esperam resposta..
enfim..

11:49 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

boas noites.
pelos vistos esta a fazer mossa em algumas pessoas que devem ser aqueles lambedores de botas do costume,AINDA BEM,devem ser aqueles que conseguem ainda e por enquanto alguma coisita do ct e da federação e pelas acusações que te fazem é pessoal ai do norte para variar, mas deixai-me que vos diga que eu que sou do sul, E INDEPENDENTEMENTE DA PERSONALIDADE DO SR. BLOG,que o respeito por tudo o que ele já deu a patinagem artistica, tanto como atleta como treinador, e digo mais os comentários acima referidos que dá para perceber bem que é uma tentativa de persuadir o blogueiro a ficar calado, só demonstra que estas pessoas NÃO GOSTAM MINIMAMENTE DO DESPORTO QUE É A PATINAGEM ARTISTICA, por isso não venham para aqui critica-lo.
continua porque pelos vistos como já referi em cima estas a fazer mossa.
Já agora queria perguntar ao CT, e já que estão a falar na ética do ct,o porque de eu ter ido para o visionamento no luso para a taça da europa ter levado os atletas e eles nao estarem preparados, pela boca do ct, nao terem atingido os objectivos pedidos, e terem logo eliminado os miudos já no luso,porque é que deram , passado duas semanas, a hipotese de a atleta do algés que nao foi ao visionamento no luso, ir á taça, sendo assim nós tambem não tinha-mos ido ao luso a gastar dinheiro, e iamos ter a mesma hipotese que a atleta do algés, porque que nesse visionamento em cascais tambem não deram hipotese aos outros atletas que lá estavam, caso nao percebessem estava lá novamente o campeão nacional de iniciados masculinos e o quarto lugar no campeonato nacional de iniciados femininos, isto é ética????? aonde .... não defedam quem não merece.......e já agora se tiverem duvidas nas iniciadas femininas é muito facil de resolverem a questão, CHAMEM AS DUAS ATLETAS E VEJAM COM OS VOSSOS OLHOS QUEM É QUE ESTA MELHOR TECNICAMENTE, isto é se ainda tiverem dúvidas, gaita mas eu deixo para mais tarde depois da taça os comentários e ai pelas classificações voçes vao ver do que eu estou a falar.
ainda para mais havia mais hipotese nos iniciados masculinos já que se nao estou em erro só existe 4 ou 5 inscritos para a taça. é isto a ética do CT pois está mais que "claro"

2:14 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

só queres é medalhas. nem que seja o teu o único a competir. népias para a evolução dele.
eu também nao assino isto. estou de acordo que este blog é uma grande bosta.

3:10 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

és mas é uma grande lambe botas tu! metes merda ao barulho e depois nao dizes quem és. cá para mim até podes ser a empregada da limpeza a dizer que percebe do assunto. COBARDE! É O QUE VOCÊS SÃO TODOS! GRANDES COBARDES!!! E DIZEM QUE GOSTAM DISTO. ANDAM TODOS DE CABEÇA BAIXA E QUANDO APROVEITAM VÊM ATACAR MIUDOS. DEIXA A RAPARIGA IR. DEIXEM A CATARINA E A DANIELA EM PAZ! em vez de estares a desejar sorte às miudas estás à espera que falhem! sua porca! se eu fosse o CT e soubesse quem eras ponha era um processo em cima por falta de patriotismo! sua estupida! e o blogueiro é que faz com que estas coisas acontecam. é isto que ele governa! é outro que tal.
NÃO HÁ NINGUÉM QUE PONHA UM FIM A ISTO?
HUMILHAREM AQUI CRIANÇAS DESTA MANEIRA!!
E DEPOIS FALAM DESTE E DAQUELE! olhem mas é para vocês seus anormais!
se lerem isto reparem como é bonito ler que uma pessoa que diz que percebe disto e gosta disto DESEJA QUE AS COISAS CORRAM MAL AS MIUDAS!!!! LEIAM ISTO!!!!!!!!!
QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!
MAS É TÃO CULPADA A QUE DIZ COMO O QUE PERMITE QUE DIGA. o sr blogueiro tenha juizo. acabe com esta vergonha `JÁ!!!!IMEDIATAMENTE!

3:28 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

isso é o que vcs querem...acabar com um blog onde as pessoas são livres de dizer o que pensam e onde se pode falar das coisas que se fazem na patinagem, boas ou más.
Agora que se cometem excessos isso é verdade e acho lamentável. pelos atletas e por todos que trabalham em prol dos mesmos.
E quem pede para fechar o blog curiosamente é quem insulta os outros.

10:13 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

e...concordo em parte com a 2.14.
se deram a hipótese a uma atleta duas semanas mais tarde do estágio do Luso deviam dar a hipótese a outros atletas do mesmo.
esqueceram-se dos pódios dos nacionais de solo dance de cadetes???
vejam as classificações e quem vai à taça.
e se vai a 3 de livres que mostrou tanta evolução (quem esteve nos novos talentos de Lisboa e no estágio de s. pedro do sul é que pode dizer se isso aconteceu na realidade) porque não levar outros atletas que ficaram nos pódios nacionais e que mostraram ter capacidade para tal???
quais são os critérios de selecção???
isso é que devia ser esclarecido.
nós que andámos há muitos anos nisto sabemos muito bem quais foram os critérios utilizados este ano. era bom que eles fossem esclarecidos para que os menos informados compreendessem como funcionam as selecções no nosso país.

10:21 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem q vejo algo de sensato escrito aqui.... já não era sem tempo!!!! Cada vez q entro aqui para saber como é que anda a patinagem em Portugal, acabo saindo, triste, desgostosa e mal disposta. Está certo, q isto é culpa da minha curiosidade q, por vezes, acaba sendo maior q o meu bom senso... Pq, só mesmo, os curiosos como eu, para se darem ao trabalho de vir aqui ver tanta maledicência e tanta intriga. Mas acho q isto é inerente ao ser humano, infelizmente.....
Sou de opinião de q cada um q trabalhe!!! Que cresça como atleta e como pessoa, q o resto, mais cedo ou mais tarde, virá!!! Há quem não pense assim.... Mas, é de bom tom q nos respeitemos.
Agora, "quem vai?", "quem não vai?", qualquer decisão q seja tomada pela federação ou pelo CT, e quem quer que esteja à frente destes, NUNCA irá satisfazer a todos. SEMPRE terá alguém q não concorde com as escolhas feitas, nunca se consegue agradar a gregos e a troianos. Eu sei q às vezes será triste, frustrante.... mas é assim.... é assim na patinagem, é assim na vida.
Espero, sinceramente, que um dia as coisas melhorem, como mãe de patinadora q sou
C. Ribeiro

4:24 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para o blogueiro:
A sua única dificuldade, creia, é essa maldita independência e essa mania de dizer o que pensa... mas por isso é que gosto de si e por isso é que o ajudarei, se possível, a fazer crescer essa onda na defesa de uma patinagem melhor onde essas pessoas são baixas e só querem denegrir.
Infelizmente habitam neste mundo pessoas que só usam lantejoulas para disfarçar aquilo que são: mediocres e mal formadas.
Um abraço.

4:29 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

3.28
abriram as portas às peixeiras??????

o jojo disfarça mal
ele adora baixar o nivel

4:33 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

se é o jojo ou não, brevemente saberemos.
preocupa-te é esconderes a cara quando o teu nome aparecer publicamente e encarares aqueles a quem ofendeste e sobre quem fizeste insinuações, como esta agora. porque és sempre o mesmo. isso todos nós sabemos. sempre o mesmo.
finalmente vamos ver quem tem tanta raiva aí por dentro. quem é tão feio assim.
mas vai dormindo descansado.
por agora.

5:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Deixo um reparo.
Entrou uma atleta que pelos vistos deu nas vistas nos novos talentos mas que só foi possível a sua integração na selecção porque foi pedido à federação para efectuarem um visionamento a essa atleta.
Até aí nada contra. Se mostrou evolução teve o seu prémio.

E os outros atletas que mostraram evolução mas que lhes foi dito que não iriam à taça nem era possível pensar na sua integração na selecção porque as escolhas já estavam feitas???

E isto foi dito antes do estágio dos novos talentos da APL.

12:30 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

PELOS VISTOS NAO MOSTRARAM A EVOLUÇAO ESPERADA É DIFICIL PERCEBER ? SE A ATLETA EM CAUSA NAO ESTEVE NO LUSO, SO PODE MOSTRAR O SEU TRABALHO EM CASCAIS NOS NOVOS TALENTOS AO CORPO TECNICO.. OS OUTROS FORAM EXCLUIDOS NO LUSO POIS ERA DELES QUE TINHAM MAIS EXPECTATIVAS E FORAM PELOS VISTOS OS QUE TRABALHARAM MENOS OU PELO MENOS NAO ATINGIRAM OS OBJECTIVOS PROPOSTOS... E' MOTIVO PARA CONTINUAR A TRABALHAR E MOSTRAREM O QUE VALEM ! FORÇAA ... DESISTIR É PARA OS FRACOS... AOS QUE VAO A SELEÇAO INDEPENTEMENTE DE TEREM SIDO VISIONADOS NO LUSO OU NOS NOVOS TALENTOS TEM TODOS MUITO VALOR CONCERTEZA, FORÇA ! FORÇA PORTUGAL ! deixem se de intrigas a volta de uma miuda de 10 anos , pobre criança ainda agora entrou para a seleçao e ja está a ser alvo destes insultos. Nao ha direito!

12:50 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ninguém insultou. nao vao por ai. a miuda tem todo o merito se lá está. como qq um que estivesse. nao distorçam as palavras.

1:09 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

As miudas já estão quase a entrar no avião e voces ainda não se cansaram de falar do mesmo assunto durante um mês.CAAAALLLLLEEEEEMMM-SSSSSEEEEEE......


FORÇA PORTUGAL:VIVA A PATINAGEM

7:36 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a gritar é que tu te entendes?

vê se entendes -ninguem está contra a miuda ou os miudos- ninguem. percebes?

todos querem o bem deles, o bem de todos e não de alguns. por isso não pode haver estas coisas. para uns há tudo para outros pimba!
não pode ser.
viva a patinagem. Sim

12:09 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter