sexta-feira, outubro 13, 2006

Patinador serei, patinador morrerei- parte II

Nunca tive oportunidade de explicar: A razão de ter um pseudónimo (Patinador) é muito simples.
A nossa Constituição da República reconhece como um direito fundamental das pessoas o direito de expressão de pensamento e da informação.
Ora, é no uso desse direito que escrevo.

Há uns tempos, só porque disse que discordava (dentro das regras da boa educação e civilidade) de determinadas condutas dos responsáveis da federação, fui castigado.
Eu sei que tinha razão porque só falei factos verdadeiros (só mesmo factos). Eles (os ditadores do costume) também sabem da minha razão, mas apesar disso castigaram-me com este fundamento: “anda a dizer mal da federação”. E pimba, salário mínimo nacional de multa.
Já tive atletas campeões e vice-campeões da Europa, nunca recebi qualquer reconhecimento. Nem estava à espera, confesso.
O que sempre me moveu foi a modalidade que é bela, belíssima. Parece pouco, mas para mim é o suficiente. Nem tenho qualquer rancor.

Como não ando a sustentar pançudos optei por escrever com um pseudónimo (que, eu sei, carece de originalidade) mas que me possibilita exercer um direito básico num Estado Livre e Democrático, que é o direito à Livre Opinião. Já fui injustamente censurado pelo sistema por relatar factos.

Para acabar esta auto-radiografia:
Nunca disse, mas este pseudónimo tem uma mensagem subentendida. Sou e serei sempre um patinador.
O patinador que sofre com as injustiças e com as guerrinhas. Que sofre quando atacam os patinadores. Que sofre quando tentam matar a bela modalidade dos patinadores.

A bela que me encanta...

Patinador serei, patinador morrerei.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os meus pais por vezes descrevem-me o tempo da ditadura em Portugal e sinceramente era bem branda comparada com o que se passa na Nossa Patinagem.
Infelizmente, desde muito cedo, ainda como atleta, fui-me apercebendo de todos os podres e "claro", fui-me desinteressando pela parte competitiva.
Restava o amor à Patinagem e a amizade dos colegas e amigos que fui fazendo por esse país.
Eu, como tu, sofro com estas guerrinhas e injustiças e tentativas de assassinato à Patinagem Artística.
A Patinagem, infelizmente, é apenas o reflexo do país que temos... das nossas mentalidades.
Só fica por cá quem como nós realmente gosta disto e ou não está para se chatear ou se sujeita a guerras psicológicas ou então aqueles que cá estão por interesse. Ora, esses sim, a maioria dos que se encontram no poder.

Vou enunciar alguns problemas da Patinagem Artística por cá

Estatutos de atleta de alta competição...
Parece que querem acabar com os estatutos de atleta de alta competição, parecendo que não, isso seria como uma bomba de oxigénio na nossa modalidade. Como toda a gente sabe, o maior interesse em ir à selecção é o famoso estatuto que abre portas na universidade. Embora concorde, que bem atribuido é totalmente merecido, na nossa Patinagem, "claro" que tal não acontece.
Quantos não foram os casos de atletas familiares ou amigos dos chefes que tiveram estatuto sem nunca o merecer? Querem nomes? Penso que não vale a pena...
Quantos foram os atletas que mudaram para o treinador X ou Y porque assim tinham garantida a ida à selecção? Quantos estavam com idades próximas da entrada para a universidade?
Quantos foram os atletas excluidos da selecção, mesmo tendo provado que o mereciam em provas, sendo substituidos por atletas de nível inferior só porque eram treinados por X ou Y ou pela filha do Z?
Lembro-me disto desde sempre... Já era frequente até mesmo antes de eu saber o que era a Patinagem Artística.

Dopping...
Já houve quem fosse "apanhado" e fosse encoberto, já houve que fosse apanhado e descoberto e foi como se estivesse encoberto, já houve quem fosse ameaçado porque já estava mais do que descoberto...
Sou totalmente contra injustiças e denuncio-as sempre que posso.

Os treinadores dependentes...
São os treinadores "come e cala". Vivem da patinagem e têm de se sujeitar àquilo que há e fazer o melhor que podem sem falar muito. Em troca, beneficiam de uma vida facilitada em termos de sanções a eles próprios ou aos seus atletas. Por vezes levam um açoite para se manterem na linha.

Os chaminés...
Neste desporto há quem esteja numa sala com várias crianças, com discursos psicologicamente ameaçadores enquanto fumam uma enorme quantidade de cigarros.
Lembro-me de uma personagem, que tal como dom sebastião, aparecia sempre do meio da neblina. Quem nunca teve pesadelos com tal personagem, a fumar como um sapo?

Os irresponsáveis...
Aqueles que supostamente deviam tomar conta das crianças a seu cargo em estágios e selecções mas preferem uma bela de uma esplanada junto à piscina do hotel...

Um dia, com tempo, continuo...

Patinador, o meu muito obrigado por tudo aquilo que tens feito pela patinagem (esta grande caderneta cheio de valentes cromos).

2:59 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Abraço Pepi.

12:22 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

tenho é pena que depois do teu texto apareça um comentário do género. mas para ser criticado basta estar vivo. uns dias uns, outros dias outros...uns em casa outros fora dela.

12:28 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

UM PEQUENO PROMENOR

Nós que tanto defendemos os lugares dos atletas nos Nacionais para uma possivel ida a seleção,em Espanha os Atletas que estão convocados para a Taça da Europa têm o seu Nacional no dia 28 de Outubro.....

11:11 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter