domingo, março 04, 2007

A MÚSICA - parte 2

Torna-se difícil definir estes conceitos: música, ritmo e movimento.
A dificuldade maior surge quando se pretende em apenas algumas linhas tentar essa definição. Porém, o meu objectivo não é fazer um estudo aprofundado de cada um daqueles conceitos, mas sim fazer ligações à patinagem e dança.
Se o treinador de patinagem (de dança ou de livres) tiver noções mínimas desses conceitos, muito provavelmente poderá treinar com mais qualidade. No post anterior falei sobre música. Agora irei falar, dentro da música, sobre Harmonia, Melodia e Ritmo.
Harmonia - Sucessão simultânea e combinada de sons, adequados a um rítmo e a uma melodia. A harmonia realça o sentimento que o compositor expressou ao compor a música. Ela define a melodia e aperfeiçoa o som.
Melodia - Possibilita que reconheçamos a composição executada. É representada pela figuras e símbolos musicais que determinam o andamento, a tonalidade e a intenção melódica do compositor.
Ritmo - O ritmo faz parte de tudo que existe no universo, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida. Ele está presente na natureza, na vida animal e vegetal, nas funções orgânicas do homem, nas suas manifestações corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. Para se dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações rítmicas que podem ocorrer.
Podemos fazer combinações infinitas, pois o ritmo possuí diferentes durações e/ou combinações, diferentes formas de movimento, alternando-se com inúmeras formas de repouso. Na música o ritmo é determinado pela melodia. Pode ser lento, moderado ou acelerado.
Podemos estimular o ritmo no atleta através de batidas de palmas, assobios, estalos de dedos, bater as mãos nas coxas, etc.
Toda a pessoa é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabe ao treinador aperfeiçoar esse ritmo e adaptá-lo em inúmeras situações.
Um aspecto que vale a pena salientar: alguns técnicos classificam certos atletas com dificuldade de acompanhar uma sequência rítmica como arrítmicos. Na verdade, o que acontece muitas vezes é a não compreensão da frase melódica e não sintomas de arritmia.
O ritmo possui dois factores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica.
Free Hit Counters
Free Counter