terça-feira, junho 19, 2007

ATITUDES DE PATINADOR

Li um texto que me agradou bastante, por essa razão e face à sua enorme utilidade, transcrevo-o na integra, fazendo a devida vénia ao seu autor Rico Mello

ATITUDES DE PATINADOR
COMO ALGUNS PATINADORES PODEM ALCANÇAR O TOPO DA PATINAÇÃO?
O que parece guiar para o sucesso, segundo pesquisas, estudos e experiências anteriores, é determinar exatamente a sua meta. Você deve estabelecer pequenas metas pelo caminho (curto prazo), mas é importante querer alcançar as mais difíceis (longo prazo). Estabelecer sua meta vai ajudá-lo a definir exatamente o que você quer. Depois disso, você tem que dirigir suas forças para o aperfeiçoamento técnico e individualizar sua própria expressão.
Estabelecidas as metas, você deve estar disposto a se submeter a várias horas de trabalho pesado. Atletas são disciplinados e aprendem a conviver com a rotina. É claro que não se pede para que seja uma pessoa "bitolada", mas você deve estar consciente de que irá abdicar de muitas coisas vivenciadas por pessoas comuns (não atletas), como noitadas freqüentes, consumo de álcool, férias, etc... O atleta tem que estar preparado ainda para conviver com a dor física. Seu corpo eventualmente ou freqüentemente passará por lesões, razão da importância dada ao período de recuperação dos treinos aliado ao relaxamento (massagem, acupuntura, sauna, etc...) e das prevenções às lesões (alongamento, aquecimento, esfriamento). A dor é inevitável, mas o sofrimento não.
Campeões não são pessoas comuns, são super-homens. Somando-se a sua consciência e subconsciência, eles têm uma superconsciência.
Consciência: ver as coisas como elas são e inserir reações tanto positivas como negativas na subconsciência;
Subconsciência: orientação que vem da consciência e pode ser muito poderosa tanto positivamente como negativamente;
Superconsciência: pode visualizar e fantasiar coisas fora do alcance das pessoas comuns e torná-las possíveis. Em vez de "talvez possa, vou tentar" pense "posso, vou". Sempre de maneira positiva.
Através disso, você pode desenvolver uma mente superconsciente. Mas muitas vezes sua mente perceberá um fundamento e seu corpo não será capaz de ajustá-lo e usá-lo sem uma defasagem entre mente e corpo. Por isso, a importância de sempre estar exercitando e estimulando tanto seu corpo quanto sua mente.
DISCIPLINA
Patinadores bem sucedidos são obstinados. Não significa que devem ser inflexíveis e muito menos irritadiços ou, como são conhecidos no meio desportivos, "estrelas". São elásticos e com poder de recuperação, dotados de habilidade para persistirem enquanto os patinadores normais desistem de:
- treinar exaustivamente para alcançar uma técnica refinada;
- lutar por uma finalização quando o salto ou corrupio não foi preciso;
- achar seu potencial artístico e expandi-lo;
- mesmo quando sua apresentação não está saindo bem, com quedas e falhas, conseguir ao final algum proveito e "dar a volta por cima";
- motivar-se para continuar treinando após uma competição insatisfatória;
Tanto para ser um patinador artístico quanto um patinador técnico, é requerida muita disciplina. É necessário um regime de treinamento. É mais lucrativo canalizar tempo e energia para um fim específico.
Você se beneficiará com esse tipo de disciplina se estiver preparado para aceitá-la. Constantemente esforce seu corpo e mente para estender, aprofundar, racionalizar e conduzir criativamente seu trabalho. Você pode se inspirar lendo, assistindo e filmes, concertos, danças e exibições de arte. Estar exposto a todas as artes visuais irá expandir sua visão e preencher melhor sua ambição para ser performático, criativo e artístico. Você pode desenvolver sua criatividade, respeitando sua individualidade.
NUTRIÇÃO
Para produzir um trabalho de melhor qualidade você tem que ordenar e controlar sua vida diária, seu corpo é o instrumento do seu trabalho. E preservar sua saúde é a melhor maneira para seu pleno funcionamento.
Ingira regulamente, sem abusar, uma alimentação consciente, balanceada e nutritiva. Evite estimulantes sempre que possível, pois eles eventualmente causam cansaço e prejuízo a seu corpo. Hábitos alimentares incorretos podem ser perigosos para qualquer um, especialmente atletas.
A mesa de um patinador deve prover uma dieta balanceada e perfeita. Algumas modas alimentares fornecem dietas extremamente restritas, tão pobremente balanceadas, que resultam em fadiga crônica ou indisposição. Ao contrário, devemos cultivar energia física que seja duradoura, através de uma alimentação nutritiva que contenha proporções adequadas de proteínas e vitaminas. Fazer uso de dietas milagrosas e medicamentos "mágicos" somente lhe prejudicará, não atingindo um objetivo permanente.
Quando começa a sentir falta de energia, você procura automaticamente por alimentos de "energia rápida" como açucares e amido? Pois saiba que eles podem dar a "levantada" momentânea que você procura, mas logo se desgastam. Conseqüentemente você acaba mais cansado do que antes.
Também é preciso considerar que seu cérebro é uma massa física de células igual às outras partes do seu corpo. Portanto, quando seu corpo começar a ficar sem combustível torna-se mais difícil pensar e permanecer ativo. Quando isso acontece começa-se a fazer erros de julgamento. O corpo e a mente precisam ter o mesmo tipo de combustível para uma ação energética. É altamente recomendável que você consulte um nutricionista e/ou nutrólogo para prescrever uma dieta específica para seu corpo.
CONCLUSÃO
O Atleta que chega mais perto da perfeição é aquele que consegue o equilíbrio entre o fator psicológico, o preparo físico e o aperfeiçoamento técnico. Portanto, além do trabalho exaustivo com seu técnico, com nutricionista, preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo e médico especializado em esporte.
Muitas vezes em diversas fases de sua carreira esportiva, você irá se perguntar se tanto sacrifício e um regime quase militar valem realmente a pena. Mas descobrirá que o que realmente importa é o caminho traçado por você, suas conquistas e suas derrotas. Além disso, o atleta experimenta emoções tão fortes e marcantes que as pessoas comuns jamais saberão o que significa uma fração desse sentimento. Se apresentar diante de uma multidão gritando e aplaudindo, subir ao pódio e receber uma medalha em conseqüência de seu esforço são alguns exemplos dessa emoção.
Tudo que se quer fazer bem, é necessário envolver-se totalmente com paixão. É a paixão que o ajuda a persistir até se tornar um verdadeiro campeão, um vencedor plenamente realizado e, por fim, uma inspiração para outros.
"Ser genuinamente inovador requer muita força de vontade e coragem. Nunca é fácil mapear um novo território, atravessar novas fronteiras ou introduzir delicadas nuances e uma cor já existente."
Texto: Conteúdo pesquisado em diversos artigos do gênero.
Free Hit Counters
Free Counter