segunda-feira, junho 20, 2005

Camp.Cadetes: o Nacional das muitas quedas e das imensas tentativas

Confesso que estava à espera de mais.
Para mim, o nível geral dos patinadores deste nacional de cadetes, nas diferentes especialidades, foi decepcionante. Baixo demais para o esforço que todos nós realizamos.
Quando as coisas correm mal é sempre bom tentar ver o que poderia correr melhor. Penso que é chegada a altura.

Sinto que, assim, ficamos para trás, relativamente aos outros países.
E lá vamos nós regressar aos últimos lugares nas classificações. E lá vem a Federação dizer que não leva ninguém aos campeonatos.
Na minha opinião, esta não é a direcção correcta para a patinagem portuguesa.

Digo isto com tristeza, com toda a frontalidade e assumindo, também eu, a minha parte da responsabilidade.
Não escrevo isto com qualquer intenção de critica, mas apenas e tão só de analise. Perdoei-me se cometo algum lapso. Podem não estar de acordo. Admito mesmo que a minha perspectiva possa estar errada. No entanto, gostaria por esta questão à discussão. Sem pessoalizar!

Como disse estava à espera de ver outra coisa.
Todos tentaram tudo. Mas ninguém fez quase nada.

Todos os anos é a mesma coisa!
Os treinadores, pessoas observadoras, já chegaram à seguinte conclusão:
Se o/a patinador/a vai tentar fazer o que sabe, perde o campeonato ou então é mal classificado.

Qual será a solução, perguntam-se?
Ponho o/a miúdo/a a tentar realizar a Missão Impossível. Não é a música! Não, não, são mesmo os exercícios do esquema. O patinador tenta fazer exercícios que não sabe fazer, pode ser que cole. E todos os anos parece que cola.

Neste campeonato, na patinagem livre (desculpem-me o plágio da frase) houve muita palha e pouca patinagem artística.
Os juízes, coitados, tiveram imensa dificuldade em digerir tanta comida seca. Sinal desta dificuldade foi o tempo que demoravam a fazer sair uma nota. Muitas vezes era tanta a dificuldade que durava mais tempo a preparar a nota do que o tempo do atleta patinar o esquema.

De quem é a culpa? Para mim é dos juízes. Porquê?
Porque, como se voltou a ver neste campeonato, avaliaram as tentativas como se fossem exercícios. A certa altura estavam a cotar as tentativas como se fossem exercícios bem feitos, as quedas também são cotadas. Como dizia o outro, comem tudo! Seca, molhada...tudo

Senhores juízes acordem para a modalidade! Acordem para os regulamentos! Juízes, disse bem, e não Juiz! Os senhores têm que ser um corpo. Têm tantas (algumas) acções de formação e … nada, todos os anos caiem no mesmo erro.
Penalizem as quedas. Por cada queda, pimba desce a nota.
Assim, no final do esquema haveria patinadores que estariam em dívida para com o corpo de juízes. O crédito seria a vosso favor.
O patinador faz um tentativa: zero é como se nada fizesse, ou então 0,1 , no máximo.

Imediatamente, os senhores treinadores, como são pessoas atentas e observadoras, mudavam de TÁCTICA. Jogavam à defesa. Fazer pouco, mas bem. Sem cair.

No próximo campeonato, muito provavelmente, conseguíamos ver patinagem. Conseguíamos ver essencialmente patinagem artística.

38 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sou juiz e o que vejo é mau de mais.
Se começar a cortar assim não saio dos 3.0. É isso que querem?

12:42 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

O problema é exigir a uns e fazer vista grossa a outros.
Se cortarem de forma igual e sempre com o mesmo critério, não vejo problema. Até agradeço.

12:45 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Posso dizer q as tentativas foram cotadas cm tentativas e apenas cm isso.

Já gora, podiam actualizar-se e verificar que segundo as normas da CEPA uma tentativa no programa curto é cotado até 0.5

8:43 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma: acções de formação para juizes não têm sido realizadas...por muito que sejam requisitadas pelos próprios!!

9:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Embora a qualidade técnica relativa aos elementos de maior dificuldade atingidos tenha sido baixa, penso que o que ficou na memória foram, na realidade, as IMENSAS tentativas de elementos e consequentes quedas.
Mais importante: patinagem propriamente dita (esquemas bem elaborados, onde se nota um cuidado táctico/pedagógico) só foi apresentada por muito poucAs atletas, e que não foram premiadas por isso. a nota B continua a ser a parente pobre. Parece-me também que os piões continuam a não acompanhar o nível de saltos. isso também deveria ser um factor a ser espelhado de forma bem explícita no ajuizamento.
Que façam pouco a nível técnico, ok. a mais não são obrigados. mas que mostrem o pouco que fazem e potenciem todo o resto que faz da patinagem artística o eterno desporto onde a discussão é: "arte ou desporto?" e todos nós deveríamos defender, aplicando, que a patinagem artística é Arte no Desporto.

Os atletas masculinos: Vendo-os a patinarem neste campeonato (tirando 1 só atleta) ficamos com a impressão de que a este ritmo (os poucos que temos) a curto prazo desistirão.
Os pais observando os seus filhos e os próprios atletas revendo-se em video têm a perfeita noção da pouca patinagem apresentada e tenho a certeza que deverão questionar-se se é para tanta trapalhice que tanto tempo e dinheiro são gastos. Já para não falar do desgaste psicológico de tanto insucesso na cabeça de um jovem e as consequências que daí possam surgir na formação do carácter.
Como está visto neste contexto, e se falarmos no futuro, as medalhas não provam nada, nem deverão satisfazer sequer pontualmente nenhum agente desportivo responsável.
É só uma opinião.

10:48 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ao amiguinho que escreveu isto:
"Posso dizer q as tentativas foram cotadas cm tentativas e apenas cm isso."
Digo-lhe o seguinte: com todo o respeito mas também com toda a frontalidade, só por cinismo ou por se amar a inverdade é que se pode afirmar isso.
Desculpa amigo, mas a paciência tem limites!!!
Então um muido/a anda a malhar no chão o esquema quase todo, atira-se para tudo que é duplo e triplo, não faz nenhum pião (3 voltas). Cai umas cinco vezes. Fica de pé uma vez ao tentar uma tripla volta (retirou 1/2 no inicio e 1/2 na saída). No final premeiam-no com um 7.0 - 6.9.
Será que vimos o mesmo campeonato?

Não vale a pena tentar defender o que se sabe que não é verdade.

É também mais uma opinião. Agora, sejam verdadeiros! Basta de fingir !

11:20 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

concordo com a anlise feita quanto ao campeonato dos rapazes. vão todos desistir. principalmente os rapazes do parede.
um sacrifício demasiado elevado para uns muidos que tiveram em média notas de 3.4.

um deles não executou nenhum salto com cotação e o outro mandava-se para duplos, mas saia de pernas abertas.
o esquema de um deles tinha tempo a mais, o k obrigou a mesa de arbitragem a interromper a sua prestação, porque já tinha ultrapassado em quinze secundos o tempo regulamentar, apesar da musica continuar.

11:42 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

sempre vi aquela senhora como um exemplo a seguir.tinha uma boa imagem dela.mas agora. trás para as provas os piores atletas os que tiveram as notas mais baixas.a idade retira-nos capacidades. é certo.temos que ter capacidade para saber sair com dignidade. agora ela já não vê o que leva para provas. perdeu o senso do ridiculo.esclorose.miopia.
por favor ajudem-na. se ela não vê os que amigos lhe digam. são anos e anos deitados fora. ela não pode ser o centro da risada. ajudem-na. por favor.

12:12 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não te preocupes a sucessão dela já está em andamento. Salazar só deixou o poder quando caiu da cadeira.
Ela já tem uns patins calçados. Mas atenção! Ela já caiu, uma vez. Partiu um braço, mas, mesmo assim, não viu com olhos vistos o que lhe preparavam.
Atrás de mim virá quem de mim bom fará...

12:26 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

o reinado dela está manchado para todo o sempre!!!!
a ela ninguém lhe tira a nódoa de ter prejudicado muitos e muitos patinadores. matou muitos sonhos de crianças.

a passagem dela como selecionadora deverá ser recordada como a pessoa que, conjuntamente com os seus amiguinhos, mais atacou e anulou o esforço e dedicação de muitos jovens e suas familias.

já agora também acabo com um provérbio:
«tarde é o que nunca chega.»

12:45 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas, falavamos de quê afinal? dos rapazes?
...não estou a entender.

1:34 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ao amigo que comentou:
"Então um muido/a anda a malhar no chão o esquema quase todo, atira-se para tudo que é duplo e triplo, não faz nenhum pião (3 voltas). Cai umas cinco vezes. Fica de pé uma vez ao tentar uma tripla volta (retirou 1/2 no inicio e 1/2 na saída). No final premeiam-no com um 7.0 - 6.9.
Será que vimos o mesmo campeonato?"

Repare que nesse mesmo atleta houve notas de "cincos" e se bem recorda no programa curto as notas do mesmo nem chegaram aos "cincos"....ficaram-se pelo muito negativo, embora não sendo o mais negativo.

Pena tenho é do atleta que se esqueceu do esquema e que deitou por baixo as muitas probabilidades de se ter aguentado no pódio e também do outro, o único que apresentou um esquema decente (embora a qualidade técnica não fosse por aí além...) mas que acabou por não ganhar o campeonato...

Isto sem citar nomes...mas quem viu deve saber so que estou a "falar".

3:42 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

como dizia:
"Os atletas masculinos: Vendo-os a patinarem neste campeonato (tirando 1 só atleta) ficamos com a impressão de que a este ritmo (os poucos que temos) a curto prazo desistirão.
"

12:41 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Existe aqui um elemento perturbador cheio de rancor. É pena.

12:44 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pena é haver quem a defenda. os parasitas vivem à custa dos sonhos daqueles que realmente fazem a patinagem: os atletas. Fui atleta e essas pessoas sempre me atacaram. só tive um caminho sair. como acontece com todos. ficam sempre os mesmos.é pena.

12:46 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Olá*
Fui ver os cadetes. O que mais me chamou à atenção foram dois atletas masculinos tão fraquinhos. E uma feminina com um grito do Tarzan, penso que de Fafe. Fez-me lembrar o inicio da década de oitenta. Perguntei de onde eram. Pensei que eram da Madeira ou dos Açores. Para espanto meu os masculinos eram de Lisboa, da minha associação!!!! Mais espantada fiquei quando me disseram quem era a treinadora.
PEÇO MUITA DESCULPA!!!!!! isto tem que ser dito. Como posso ter uma pessoa a seleccionar atletas internacionais quando ela não vê que os seus atletas masculinos não deviam ir ao nacional?
Que moral tem ela para dizer que um atleta não tem nível para ir a um europeu?

1:26 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

fiz a mesma pergunta, principalmente qd foi a partir das mãos dela que sairam atletas como Rita Falcão ou Liliana Andrade.

Bom, oq ue me foi dito por terceiros é que os miúdos em questão têm algumas particularidades e o que daí retirei é que a prática da patinagem faz parte de um esquema terapêutico.

Assim sendo, não tenho nada a apontar...

4:32 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem está a necessitar de terapeutica eu sei quem é. Nada que uma carga de lenha não resolva!
Chamar terapeutica a esquemas de compadrio é no mínimo caricato. Branquear comportamentos desonestos é tentar enganar.
De facto, a rita saiu das mãos dela a tempo porque senão nunca tinha chegado a onde chegou. Quanto à liliana dá vontade de rir. É uma anedota do mesmo calibre daquela mentira da cristina ter sido primeira a apresentar o triplo lutz.
Há pessoas muito lambe botas, de tal maneira que querem alterar os factos e a história. Enfim...

5:51 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se me permite:

-Onde pensa chegar com esses seus instintos?

-Quem é a sr.(a)?

-Diga quem é para contextualizarmos melhor as coisas.
Talvez assim possamos todos ( os que este blog lêem ) perceber melhor:

-A raiva para com a selecionadora;

-A raiva para com a Liliana Andrade;

-A raiva para....

...com quem mais???!!!...dizia...???

Obrigada

12:24 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como devem saber o desporto para quem o pratica é suposto ser, também, uma forma de ultrapassar certos problemas. Não sei porque o amigo da raiva decidiu atacar tão prontamente algo que só tem de humano.

E não estou a defender ninguém em particular.

Todos aqueles que contribuam para o bem estar dos outros de forma honesta não devem ser recriminados por tal. Se é verdade que alguém está a ajudar estes miúdos, ainda bem que AINDA há pessoas assim.

11:49 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tanta raiva...sei que este blog é livre, onde todos nós podemos expressar os nossos sentimentos, afinal vivemos em democracia. Sei que muitos de nós fomos prejudicados no passado, no presente e certamente no futuro, e os que escrevem e relatam aqui o que sentem não o fazem por acaso mas há formas e formas de o fazer...devem-se lembrar que existe um outro site de patinagem que começou bem e depois atitudes como estas levaram a um cansaço de todos os que viam e comentavam o site dado o grau de intriga e baixo nível a que se chegou...Gostava que este blog fosse um sitio de reflexão mas de reflexão positiva, construtiva. As verdades são para se dizer mas podem-no e devem fazê-lo sem insultar. Em relação ao tema dos atletas mais fracos...criticámos os treinadores por os levarem, mas a culpa são dos regulamentos que não são alterados à muito tempo e que não permitem a atletas com um nível abaixo do que se exigia para um campeonato nacional de primeiras participarem nos campeonatos de segundas categorias, dado que conseguiram apuramento nos distritais. Era um ponto a rever e a alterar e que permitia a esses atletas competirem com outros de igual qualidade, aumentava-lhes a motivação, quem sabe até melhoravam a sua capacidade técnica fruto de maior empenho ou maior volume de treino e quem sabe se não os teríamos no ano a seguir ou mais tarde nas primeiras com um nivel aceitavel. Assim certamente não desistiam como provavelmente vai acontecer...não podemos querer apenas campeões, ainda há atletas e principalmente pais que andam na patinagem apenas por desporto, por prazer e era bom que continuassem...

Filipe

3:37 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Raiva?
Não!!!!!!!!
tem-se raiva por dizer que os atletas dela foram os piores, ficaram em último?
tem-se raiva por dizer que ela prejudicou muitos atletas?
tem-se raiva por dizer que liliana andrade o que faz nada tem a ver com a seleccionadora, mas sim pelo trabalho de outros: da susana?
tem-se raiva por dizer as VERDADES???????

5:33 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

SIM.
Tem-se.

Não pelo que é dito...mas pela forma como se diz.

Mais uma vez:
SIM. TEM-SE MUITA RAIVA!

8:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

As verdades são sempre verdades. a forma de como nos transmitem essas verdades podem servir de pretexto para escondermos a dura realidade. aí somos vitimas, tentamos virar o bico ao prego.

12:34 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu acho..e muita gente acha que a cadete feminina que ganhou livres não o merecia visto que o nosso desporto se chama PATINAGEM ARTÍSTICA e os saltos e os piões até podem ser muito bem feitos..mas de artística a menina não tinha nada.

9:55 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que feio falar assim dos atletas dá a cara covarde!

2:36 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à cadete feminina é apenas uma opinião! Mas, gostos não se discutem, alguns deles lamentam-se.
Pois é, meu caro ela ganhou mesmo o campeonato! Azar o teu!
Pelos visto tu não conseguiste, nem consegues fazer melhor!
Essa é que é essa! Tens dores? No cotovelo é muito doloroso!

5:03 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Por isso é que não tens clube para treinar "Ó impotência"

5:04 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estar aqui a falar de atletas e citar o nome de Liliana Andrade so nos coloca ao nivel em que se encontra a federação "portuguesa" de patinagem , pois como toda a gente sabe esse grupo que se chama federação é um grupo de amigos e mafiosos que dominam a patinagem incluindo juizes.
Sinto pena quando se fala em Liliana Andrade como exemplo e o exemplo que daí retiro é a situação da federação "portuguesa de patinagem atribuir o titulo a uma atleta dopada e cuja punição foi não ser convocada se fosse outra atleta se calhar era irradiada.
Mas o que eu vi no nacional de cadetes dava a sensação que com ajuda de doping alguns atletas conseguiam fazer triplos quando fazem por vezes mal um salto simples se isto que se viu era patinagem artistica então andei muito tempo enganado e a gastar dinheiro.
Para mim alem de selecionadores e ajudantes que estavam no desemprego é preciso reciclar os juízes.
Espero que me tenha enganado e que tudo não tenha passado de um sono pois foi mau de mais para ser verdade.

8:18 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

só tnh uma coixa a dzr...para mim a ana aragão de serpa merecia ter ganho o campeonato pois foi mt regular ao longo do campeonato(a falar de livres) e xe tivexe concorrido num mundial de certeza k ganhava xem duvidax!!!!lol mtx parabenx ana e continua axim para t tornarex numa extrela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11:39 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a última opinião, a Ana patinou muito bem, principalmente no curto. A única que fez saltos limpos no curto, sem travões. Mas não dava para ganhar. Só se fizesse uma prova como no curto. Aí sim dava. Com os falhanços das outros claro. A atleta de fanzêres depois de ter o campeonato ganho foi só desperdiçar a oportunidade, mas só quem está lá dentro é que sabe não é?

10:04 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

So uma coisa a dizer..GRande SUsana Lourenço!! Quem critica d certeza q nao o faria melhor do q a grande susana..que tem mostrado uma evoluçao brutal..e mereceu sem duvida ganhar o nacional..a tecnica sem duvida superior a artistica..mas nest caso nao falem na ana aragao como s devesse ter sido campea nacional!! por amor de deus!

1:04 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

tem razão, tem mostrado uma evoluçao brutal..e mereceu sem duvida ganhar o nacional..

2:42 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

evoluçao...concordo...mereceu ganhar o nacional...já ponho as minhas dúvidas. o q é facto é q nenhuma mostrou grande valor para as provas internacionais que se avizinham.

Esperava-se melhor.

11:36 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Atenção!!! será isto um aviso à navegação?

11:56 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem diz que esperava melhor deve ser aquele que não conhece a realidade portuguesa.

Então só vão levar se o atleta lutar para o podium europeu?
TENHAM JUÍZO!!!

11:59 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ALguem tinha de ganhar..e so a susana de lisboa o mereceu!! E realmente agora acham que so se convocam para as seleçoes os atletas que tem lugar no podium europeu??? Mas em juvenis convocam a atleta do entroncamento que fica em ultimo no curto e em 12º no longo..mas alguma coisa aqui esta errada! Atletas q foram o ano passado a taça da europa falando das juvenis..la por estarem UMA vez na seleçao nao significa que agora la estejam SEMPRe..mas parece que o lema eh esse "Uma vez na seleçao pra sempre na seleçao!" E nem dao oportunidade aos atletas que podem vir a tornar-se grandes e que tem evoluido..sem oportunidads ninguem vai la..agora quem vai que mereça la estar!! Meu deus no inicio da epoca 2s cadetes convocadas..pois eh pouco,se calhar so mereciam la estar essas 2s atletas..mas dps vamos passar ao escalao seguinte umas 7 atletaas convocadas...e nao vou comentar os nomes que la estavam..eh so olhar para a classificaçao nacional e comparar a lista das convcatorias..err a atleta d 3º lugar do nacional de juvenis Nao eh convocada, mas a d 12º eh..humm sera apenas uma questao de clubes?? q feio sra.treinadora do PAREDE...nao consegue ser + q isso! mas eh o q temos...e lamentamos! mas quem pode manda..e tb recebe bem! NO comments...

2:28 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

A ana aragão merecia ganhar o nac?? A nivel de saltos há k tirar o chapéu á menina ms a nível de pioes não me parece...se calhar no meio de tanta falha e tanta aldrabice junta talvz até tenham razão...não sei! é so uma mera opinião...

A nível de rapazes...hum.... que vergonha!!1º classificado: calcanhar ext tras com 1 posição horrivel, duplos com saidas em travão, triplo toulop em que roubava meia volta a picar para a frente e a faltar meia volta na saída com o travão no chao...etc...!

Por amor de deus, se a snhra selecionadora convoca estes atletas a fazer "destas coisas" não sei! O k é k os atletas italianos, franceses, etc.. pensarão da pat. em portugal??

12:26 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter