sexta-feira, julho 15, 2005

As regalias perdidas dos atletas de competição

Um pai de um atleta teve a gentileza de vir desabafar neste blog. Muito obrigado.
Escreveu esta mensagem:
«Tenho um descendente a patinar e eu como pai que gosta de patinagem por vezes custa-me incentivar o atleta a treinar, e depois chegam os campeonatos e é o que se vê. Eles privam-se de ter as regalias que os seus colegas de escola têm enquanto eles passam a vida a treinar todos os dias com temperaturas elevadas ou baixas até dá dó. Mas acho que os próprios atletas se começam a adaptar ao sistema que têm. »
Se me é permitido dar a minha opinião dizia o seguinte:
Este é um grande problema de difícil resolução, mas não é exclusivo da patinagem artística.
Em qualquer modalidade de competição (natação, ginástica desportiva, rítmica, etc., etc.) os atletas, pais, técnicos e dirigentes privam-se de fazer muita coisa em prol da modalidade.
Como tudo na vida, é uma questão de prioridades. Não se pode ter tudo. Quem sabe patinar bem e vai aos campeonatos, não pode passar os fins-de-semana inteiros no shopping ou na praia.
E quanto maior for a capacidade das pessoas, maiores são as exigências. Maiores são as perdas e danos relativamente às ditas regalias [que no fundo não são assim tantas as regalias - depende do ponto de vista - porque quem não faz nada, não tem qualquer ocupação, gasta muito tempo inutilmente].
Há que preparar os atletas para esse mundo de exigências. Seja no estudo, seja na patinagem, seja no mercado do trabalho. A vida é cada vez mais exigente e difícil.

Naturalmente, pode-se abordar esta questão por outros pontos de vista (escrevam para reflectirmos juntos).
Diria ainda que, agora de outro ponto de vista e relativamente ao “sistema”:
Temos que ser exigentes. Temos que ser críticos em relação a nós e aos outros. O dito sistema (federativo) tem que funcionar eficientemente e em defesa dos patinadores. O que na minha opinião não acontece.
Defendendo os atletas, defende-se a modalidade. Por isso sou dos que defende que, relativamente ao aspecto psicológico do atleta, deveria haver um psicólogo a colaborar na FPP para acompanhar durante a época os atletas, principalmente os de topo. Para lhes dar ânimo e força.
Isto talvez seja sonhar… mas talvez resultasse.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo o que os atletas passam e estava a esquecer que não é só os atletas mas tambem pais e os treinadores pois estes privan-se tambem em nome da modalidade e nas provas as vezes parece que andam juris a gozar com a cara deles é isso que me custa.
Será que os querem fora da patinagem, ás vezes é o que dá a entender, só lhes peço que tal como os atletas não disistam....
Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura.

12:08 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, a patinagem é um desporto que exige muito empenho e muita dedicação por parte dos atletas desde muito novinhos! É muito importante, assim, que os atletas sejam sempre avaliados com imparcialidade e sentido de responsabilidade.
Quanto à necessidade do apoio psicológico a dar aos atletas, acho que o treinador tem aí papel muito importnte, não devendo esquecer que é também um formador, sobretudo quando trabalha com os mais novinhos (infantis, iniciados...). É preciso encontrar um saudável equilibrio, pois o desporto é, em princípio, para fazer bem à mente e ao corpo, não é verdade?

Parabéns pelo blog!

12:43 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Diana mereceste ser campea gostei imenso da tua prova, quanto a Liliana não gostei do seu mau perder nem da prova que foi fraca para quem luta pelo pódio.
Rita não esteve mal foi muito apoiada pelo regresso, acho que o segundo lugar lhe assenta bem.
Manuel não esteve muito bem gostei muito do Robledo.
Penso que só existiu competividade na luta pelo pódio pois teve em prova atletas muito fracos.

10:52 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Regalias (perdidas) dos atletas de alta competição...este é o tema...e pode ser um bom tema quando nos confrontámos com a realidade dos outros países...

À uns tempos deixei aqui os exemplos dos atletas franceses que a federação "enviou" a 3 ou 4 provas internacionais no espaço de 1 mês, mesmo ainda antes dos campeonatos nacionais de França.

Agora outro aspecto com que nos temos que debater, extremamente importante para o desporto de alta competição em geral e não só para a patinagem...falamos tanto das regalias dos atletas de alta competição, de que o ideal era haver escolas e regimes específicos para os desportistas de modo a facilitar-lhes o treino sem esquecer a vertente escolar.
Isto não passa apenas pelo desporto mas também pelos ministérios da educação e do desporto...

Para quem não sabe (eu também não sabia) a federação francesa tem desde Setembro de 1999 uma "POLE ROLLER SKATING ARTISTIQUE
DE TALENCE" que permite aos atletas franceses sejam das selecções ou não realizar o seu projecto escolar e ao mesmo tempo terem acesso a todo o tipo de profissionais ligados ao desporto desde treinadores para a técnica, preparadores físicos, coreógrafos.
Os atletas desse centro têm avaliações físicas e técnicas mensais, acompanhamento médico permanente, controlo trimestral de Vo2 máximo, etc...

Para mais pormenores sobre este tema dêm uma vista de olhos em

http://www.ffrs.asso.fr/CommitesNat/Artistique/FramesetArtist.html

Filipe

12:30 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter