segunda-feira, julho 11, 2005

Made by Filipe- Figuras Obrigatórias (FO)

«Há um tema que achava muito interessante "discutir"...
Figuras Obrigatórias e a importância das mesmas para os atletas e para as selecções.
Há anos que se ouve falar no fim das figuras obrigatórias...e no entanto esse dia ainda não chegou e parece que tão cedo não chegará...
Não há dúvidas que as FO são importantes (para os mais cépticos justifica-se que é mais uma prova para os atletas e a única para os que não conseguem evoluir em livres...ou mesmo evoluindo ainda não conseguem chegar aos lugares cimeiros) e que contribuem para um melhor domínio dos patins e para uma melhor postura...blá blá blá...
Os nossos atletas (alguns deles por gosto, outros por obrigação dos treinadores) continuam a apostar nesta especialidade. Alguns deles inclusivé só fazem FO ou então apostam mais em FO.
Mas será mesmo importante? será que não se devia dedicar essas horas à patinagem livre?
Digo isto porquê?
Não me lembro salvo raras excepções que um atleta tenha ido a um europeu ou mundial (penso que nunca) devido às FO.
Com que direito temos nós de dizer a um atleta para não desistir de FO quando fica em 1 ou em 2 e não vai a lado nenhum, mesmo que seja muito bom nessa especialidade?
Afinal os que desistiram de as fazer (ou dedicaram muito menos tempo) para se dedicarem a livres conseguiram evoluir e atingiram o objectivo de uma competição internacional.
Como sei que as opiniões são muito contraditórias gostava que os muitos que visitam este blog dessem a sua opinião sobre este tema.
Os atletas que dedicam horas e horas a FO agradecem...
É bom não esquecer que quase todos os títulos que os atletas individuais nacionais conseguiram a nível europeu e mundial foi à custa de boas FO...
...
E cada vez mais as grandes potências da patinagem apostam em pelo menos 1 atleta especialista em FO para ganhar e depois para os outros serve de complemento para o combinado...
Ass.: Filipe »
O meu comentário:
Ora cá está mais um motivo para reflectirmos.
Concordo com o que Filipe escreveu. Infelizmente aqui as FO são esquecidas. Mas o maior esquecimento é ao nível estratégico da fpp. Já por várias vezes, em Itália, o quarto classificado em livres vai lá fora para obter o primeiro no combinado.
Tenho começado a verificar que isto não anda porque não existe qualquer interesse nisso.
Os maiores responsáveis?
É só Observar...

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu acho que portugal deveria apostar nas obrigatórias... não se pode pensar que a patinagem é so livres e dança. um atleta que (pode não ser o melhor em tuso) consegue conciliar todas (ou quase todas) as vertentes da patinagem Artística e ao mesmo tempo consegue obter resultados bons é uma atleta completo, talvez melhor dos que ficam em 1º mas também só se dedicam áquilo...

4:11 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Porque é q acabaram com o combinado???????????

1:34 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu sei....
foi para poder manobrar à vontade

1:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

penso que acabaram com o combinado porque as filhas dos dirigentes não queriam fazer obtigayórias. por isso acabaram

1:36 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não é verdade. Quem acabou com o combinado foi o correia porque é um ignorante

1:37 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

diz o filipe k os atletas vão lá fora mas não é pelas obrigatórias. digo eu nem pela qualidd das livres mas sim pelas amizades.
vejam os portugueses seniores homens no torneio em espanha ficaram nos ultimos lugares. menos o manuel magalhães. o atleta da judite teve notas de 3.5, no entanto este e outros vão aos europeus.

1:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

com os combinados e que se viam os melhores para representar a seleção... não basta ser bom só numa coisa... tem que se ser nas duas...

2:09 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Antes de se criticar os Seniores deve-se saber as condiçoes que eles tem e se podem treinar ou o amigo acha que eles recebem algo por mes!!!! Criticar é facil,eu acho que o problema da paatinagem é como o problema do pais,todos criticamos e nimguem faz nada.e eu falo tb por mim.

2:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

condiçoes q tem ou se podem treinar? Entao isso quer dizer o q ? q vao a seleçao por terms pena deles?? Vai quem merece la estar..o angelo esta la smp..e vem sempre de la com o ultimo lugar da tabela..e no entanto continuam a leva-lo sem o minimo de vergonha na cara! enquanto outros atletas de lisboa por exemplo de grande valor nos seniores masculinos ficam em casa vendo todo o seu esforço nao ser recompensado!

3:09 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu penso que nas figuras obrigatórias é mais dificil fazer os fretes pois o atleta tem de fazer as figuras minimamente ao contrario nos livres o atleta tenta triplos sem saber fazer duplos e duplos sem saber fazer simples enfim mas os juizes aí alinham no esquema por isso para mim as obrigatórias são neste momento as provas mais honestas e por isso acabaram o combinado não era o ideal para determinados atletas, a sua imagem nunca mais seria a mesma.

8:17 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

obrigada por virem sempre apontar os juizes como bode expiatório!!!

Ass. Juiz(a)

9:14 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os juizes neste processo são os maiores responsaveis pois são eles quem alinham com o sistema só para terem lugar no proximo campeonato pois se repararmos os que não alinham no sistema nunca mais aparecem a ajuizar ....
tenham dó não se armem em vitimas

11:57 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

os juizes portugueses são infeizmente muito maus. é uma triste realidade.
como maus são os treinadores. como maus são tambem os dirigentes. por isso o resultado final, tudo somado dá MAU.
A patinagem em portugal é de nivel muito baixo.
soluções? ponham lá os menos maus para ver se muda. passo a passo. agora o problema é que para cumulo metem lá os piores dos maus.pior é impossivel

11:59 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

pondo os nomes aos bois: a presidente dos juizes é uma ignorante de patinagem. por isso só têm lugar os ignorantes como ela. para além de ser rude e apenas anda a defender o lugar. só chama para as provas quem lhe assegura o que ela quer. é uma verdadeira vergonha.
por isso os juizes têm que se sentir envergonhados pelo estado a que isto chegou. quem vai ajuizar é porque teve que vender a alma.

12:05 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

É por isso q não vou mais ajuizar!!! Para palhaçadas não contem mais comigo.

12:13 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sou juiz(a)!N vendi a minha alma a ninguém! Tento fazer o meu ajuizamento correctamente!N me sinto envergonhado pelo que faço, porque o tento fazer da maneira mais justa possível...Apesar d aqui não ter absolutamente nada que justificar as minhas acções!No entanto penso que nao será necessário ofender as pessoas para "tentar ter razao" no que se defende e diz...Penso que as figuras obrigatórias são importantes, quer a nível de desenvolvimento do patinador quer a nível de estratégia.
Mas não são os juízes que decidem se os atletas as treinam ou não,...
As figuras obrigatorias têm sido menosprezadas quer pelos treinadores, quer a nível de selecção (talvez por isso os treinadores não lhes deêm tanta importância, e por conseguinte os atletas também não!).
E afinal que culpa têm os juízes nisto tudo?
Não será melhor tentar apresentar soluções? Em vez de ofender as pessoas?
Que tal reciclagens mais frequentemente? Que tal reuniões em que fossem debatidos determinados aspectos pertinentes da patinagem artística? Em que estivessem presentes juizes,treinadores?
Não será uma atitude muito mais sensata?
Não traria melhores resultados?
Penso que sim!

12:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

enquanto a FPP n decidir levar a patinagem verdadeiramente a sério Portugal não vai evuluir...

1:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

enquanto a FPP n decidir levar a patinagem verdadeiramente a sério Portugal não vai evuluir...

1:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Insólito
Como pode a FPP funcionar da melhor forma se numa reunião de associação com clubes, tendo em vista a realização de um sorteio para torneio de encerramento acontece que tal não se efectua devido à discordia de um clube.
Sim de um clube.
Apesar das associações serem formadas por clubes , a verdade é que existem clubes com maior influência do que outros.
O que não seria de acontecer mas...
Afinal o problema não está só na FPP mas também nos clubes e associações.

2:20 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

como dizia é tudo Mau.
o problema são as pessoas como esse juiz(a) que vestem a pele de ovelha pura e santa.

5:41 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para mim Portugal devia apostar na patinagem artistica em todas as vertentes e são muitas. O problema é que só escolhem o refugo.

5:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bom...sou outro juiz...
Sempre me dedikei à patinagem de corpo e alma. Lamento mas neste momento o único papel que posso desempenhar é mesmo este.
Já passei por outros papéis e não me arrependo de nenhum. Em todos eles tentei dar o meu melhor e de certa forma lá fui conseguindo fazê-lo.

Começo a ficar um bocadinho farto de tantas "parvoíces" que dizem acerca de mim (sim pq qd escrevem sobre juizes estao a referir-se a todos os juizes, eu incluido).

Nunca vendi a minha alma. Tudo o que atingi foi à custa do meu esforço e não me refiro só à patinagem. Se não concordo com uma coisa digo-o.

Gosto de ajuizar mas sinto que todos podemos melhorar. Tal como em todas as situações da vida de cada um, pode sempre fazer-se melhor.
Sou uma pessoa que gosta de aprender e aperfeiçoar-me seja em que ramo for.

Gosto de consultar este blog porque há algumas opiniões e informações que considero importantes e que gosto de conhecer.

Agora (sinceramente) começo a ficar um bocadinho farto de estarem sempre a pôr a farinha toda no mesmo saco!!!

Já pensei em afastar-me mas não vou deixar que a opinião de algumas pessoas me impeça de participar numa modalidade que adoro.

Gostaria de saber se acham que é necessário colocar todos os juizes de lado. Se assim for, gostaria de ver como fariam os treinadores que tb são juizes e que (muitas vezes) têm uma atitude qd são treinadores e logo a seguir a contestam qd estão como juizes.

Para bem da patinagem seja qual for o papel em que estamos, devemos assumir a mesma posição. Acho q finalmente as pessoas começam a tomar consciência disso mesmo.

E que tal se todos os juizes se recusassem a exercer a função durante pelo menos uma época???
Aí é que "a porca torcia o rabo"!! Nem provas, nem selecções, nem nada...

Pois é, se bem me lembro do que aprendi na escola primária em "Meio Físico e Social" todas as funções são necessárias numa sociedade.
Ninguém é mais importante que ninguém pq no final o objectivo é do grupo.
E em todas as situações há bons e maus "profissionais".

Fazendo a analogia, se há bons e maus atletas, se há bons e maus treinadores, obviamente tb existem bons e maus juizes....Se calhar, o problema é que não são só os maus que ficam por cá! Mas todos levam por tabela.

Assim, antes de escrever, peço a todos que pensem bem no que vão colocar neste e noutros blogues pois não é a atacar que se chegam às soluções.
Já referi isto noutras situações mas parece que 2 ou 3 comentários felizes vêm seguidos de 5 ou 6 infelizes, isto é, a denegrir a imagem das pessoas que convivem neste meio.

Ninguém é perfeito. Errar é humano. Errar muitas vezes é desumano, mas não me parece que todos errem assim tanto. Provavelmente erram pq não nos dão o que keremos.

Assim seja, não podemos dar 10.0 todos os dias.

Agradecido pela atenção.

Juiz XPTO!!!

7:11 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de referir que considero as FO muito importantes. Há pessoas que as querem abolir. Um atleta mais completo aperfeiçoa as FO pq o irão ajudar nas FL, na Dança etc. As FO dão um controlo do patim mt mais aperfeiçoado.

Realmente muitas das nossas medalhas (dos portugueses, claro) foram conquistadas à custa das FO. Será que podemos começar a dar-lhe o devido valor?

Juiz XPTO

7:15 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Espero sinceramente que meça as suas palavras!!
Não tenho, felizmente, pele de ovelha pura!!
Sou uma pessoa como tantas outras que ADORA a patinagem artistica e que pelo facto de ser juiz consigo ficar ligado a esta modalidade que tanto gosto e admiro!!
Axo de muito mau gosto insultar as pessoas, não apresentado razões fundamentadas nem tão pouco defendendo um ideal...
Agressão pura e simples!!
Axo que devemos acreditar que há juizes que tentam fazer um bom trabalho!!!
Mas que são humanos e também erram...
Devemos ser ponderados e medir bem as palavras que usamos..para não perder a razão!!!
Axo que o problema não se restringe unicamente ao mau ajuizamento...
Se o problema fosse só esse...
Não axa que a pensar da maneira que pensa e a tentar ofender as pessoas dessa maneira também ajuda mt a diminuir o valor da patinagem artistica? A tornar um desporto tão bonito num konjunto de insultos?
É bom pensar que existem juizes que ajuizam por gosto à arte e por dedicação!!
Mto sinceramente é o que tento fazer...E não vou desistir por insultos como o seu... Porque acredito no que faço, de consciencia tranquila!!

8:25 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

O problema da farinha no mesmo saco é k a farinha má estraga a boa. Qd vamos ao saco buscar a farinha ñ conseguimos saber kl é a boa pq toda a farinha está contaminada.
No juizes portugueses tb acontece os mesmo fenomeno. os maus contaminam os bons.
O exemplo disso é a pessoa k está à frente do conselho nacional dos juizes. De patinagem ñ sabe nada!!!!! por isso ñ tem credibilidade. por isso não consegue separar a má farinha da boa, pq ela pp é de má kalidd.
Ñ kero ofender ninguem, mas esta é a verdd.
Os juizes têm k ter na presidencia alguem k saiba do k está a fazer. Alguem k limpe a casa. Alguem k separe a farinh.
Só mm em Portugal isto acontece. Mudem as coisas!!!!
Ñ digam k gostam da patinagem assim!!!!Como podem mudar????

11:17 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Relativamente aos juizes só me surge uma duvida que é saber quantos juizes existem pois eu acompanho a patinagem a muito tempo e os campeonatos nacionais o que me interrogo é porque as caras dos juízes são sempre as mesmas salvo uma ou outra excepção e os enganos são sempre para os mesmos atletas.
quero no entanto salientar que nem todos os juízes estão incluidos nesse lote no que toca a errar sempre para o mesmo lado pena é que sejam poucos.
eu poderia citar o nome dos juizes mas não acho isso correcto mas quem acompanha como eu a patinagem já os conhece mesmo que seja pai de atletas que têm sempre a ajudinha dos juizes.
Poupem-me.....

5:41 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não há sistemas perfeitos.
Mas há pessoas com mais perfil e melhor reputação e idoneidade do que outras.
O perfil de lider, o passado de competencia, a boa reputação técnica e profissional, a idoneidade da personalidade devem contar.
Pois para a fpp é necessário não ter tudo o que referi.
Não ter curriculo.
Não ser lider.
Não ter perfil.
Não ter boa reputação.
Não perceber do que está a fazer.
Quando não se tem essas capacidades logo é convidado para a federativos.
Eu poderia até citar os nomes mas não acho isso correcto mas quem acompanha como eu a patinagem já os conhece.

Poupem-me...

12:17 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

cuidado com o que pedem.
Pode ser que obtenham.
esperamos todos os que amamos a patinagem que isso aconteça.

12:25 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Juiz XPTO. Eu sou um juiz de quem tanto mal falam.:))
Gostaria de o conhecer para podermos analisar alguns pontos relativos à função que nos ocupa alguns fins de semana por ano e que são de extrema importancia para tantos (nós incluidos).

Não há bons e maus juizes.
Existem juizes informados e menos informados que fazem com que o corpo de juizes tenha uma boa, ou menos boa prestação.
(ponto 1- falta informação e discussão)

Somos na verdade - farinha do mesmo saco.
Falta diálogo.
Falta normalização de critérios base, para que as discussões posteriores possam passar do básico para outras de maior importância para a modalidade.

A subjectividade no ajuizamento de patinagem tem de ser minimizada!!

O sistema actual de classificação de um atleta, na patinagem artística sobre rodas, é antigo, é absoleto e atrever-me-ia dizer que é até CRUEL!
Numa competição o principal interveniente é O atleta e a sua prestação. E SÓ ELE!!!!

Este sistema distingue demasiado as nossas funções, distingue o indivíduo que faz parte de um só corpo....Até visualmente é exagerada essa distinção. Isola demasiado.
Não deveria ser assim.
Caso tenha reparado, há muitos anos, o gelo iniciou o processo de anular essa visibilidade individual do juiz com o sistema de notas em painel electrónico e mesmo assim não o achou suficiente...

Eu estou na esperança e ansioso que chegue às rodas o novo sistema de ajuizamento de gelo que é igual ao de outras modalidades.
Há anos que defendo isso. E tentei implementá-lo numa prova particular...e conseguir isso??!!. Na altura só tinha e dava como exemplo a ginástica ritmica, mas dou GRAÇAS que o exemplo finalmente chegou ao gelo!!!

Somos todos farinha do mesmo saco.
Não duvide disso sequer.
E como farinha do mesmo saco que somos, cabe-nos fazer bom pão. Instruir (e instruir-nos), indicar e valorizar.
Para que isso aconteça, e enquanto não chega a nós -UMA só VOZ para UM só ATLETA, temos de nos informar para que não actuemos SÓ em consciência, mas sim também com toda a JUSTIÇA.
Os atletas merecem.

Como aqui já foi referido pelo dono deste blog, a injustiça ( e quando falo de injustiça falo de algo bastante feio e absurdamente visível) é o que pior pode acontecer a um atleta.
Por isso, juiz xpto, acho que pelas suas palavras teria imenso prazer em falar consigo.
Eu sou também um dos juizes de quem tanto mal falam.:))...o das penalizações regulamentares. e repare no que vem a seguir...:))

Para finalizar e equilibrar as opiniões, considero, como juiz e observador, que este ano TODOS os Corpos de Juizes de 1ª categoria actuaram de forma bastante digna!!

E se estamos de parabéns, o CNJC tem TODO o mérito nisso!
Parabéns ao CNJC!!
...Afinal, sem milho ou trigo não se faz farinha!:))

9:59 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

As figuras obrigatórias são para os atletas que não conseguem evoluir em livres?? Desculpem a minha ignorancia!!
Os atletas praticam essa especialidade por "obrigação" dos treinadores???? Não será antes, por incompetencia desses mesmos treinadores que não sabem ou não conseguem transmitir aos atletas de uma forma clara e obvia a importancia da especialidade.. Ou não será patente essa importancia? Se calhar não para treinadoras que nunca souberam praticar essa mesma especialidade e agora se queixam do mau ajuizamento dos juizes e da ignorancia da presidente do CNJC. Eiii òòòhhh Daniela... agora não da!!

11:15 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

existem pessoas k ñ sabem ler. outras k têm um lata incrivel. O CNJC tem mt mérito.o mérito de escolher sp os mesmos.o mérito de não fazer cursos. aquilo é uma panelinha.
ñ gosto de falar de nomes mas isto foi longe de mais.
o zé rouba incrivelmente e prejudica sp os mesmos atletas. se é de lisboa tem mais um ponto.ele deve ser o juiz k + provas vai.

a sara é outra k rouba forte. o mário vê coisas k ninguem vê tem a mania k é o unico k sabe. a juiza gorda de leiria só sabe dar notas aos de leiria.
estes foram os juizes kom + provas

1:42 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

xxiiii estou a ver que toda a gente sabe quem escreve o k. isto vai dar barraca. so porque aproveitam serem anonimos, e afinal nao sao. voces comprimentam-se?
e que dizem já agora a fazer uma competição de yoga enquadrada na FPP? dizem que também ajuda muito á concentração que por sua vez ajuda as fo.
as fo ajudam livres, que ajudam pares. as fo ajudam solo dance, que ajudam fo que ajudam dança que ajudam o k mais?
e 1 campeonato de montar rodas e patins?? que ajuda fo que por sua vez ajuda livres que ajuda pares que ajuda dança?assim tinhamos os atletas ocupados e os treinadores sem tempo e os juizes a ganhar mais algum. o problema eram os pais. mas esses podiam dar os treinos de monta rodas e patins e ganhavam mais algum para ajudarem os filhos. e ouvi falar numa nova modalidade que no brasil faz furor O VALE TUDO!! essa é que era boa para a patinagem! ao fim tinhamos cerca de 10 provas diferentes. e toda a gente ia para casa relaxada.
que paz seria.
e a malha?!! ajuda muito a precisão que ajuda à montagem de patins que ajuda o yoga que ajuda as fo que ajuda dança que ajuda livres que ajuda pares que ajuda as mas linguas que ajuda por sua vez o "vale tudo". que federação maravilhosa teriamos.
ah e a boccia???!! para aqueles que nem fo conseguem fazer? ia ajudar a melhorar as fo que ajuda livres que ajuda pares que ajuda já me perdi.
acho que é isto que querem dizer nao e?
nao falei mal de ninguem pois nao?
ja viram a guerra dos mundos? e abranca de neve e os setes anões?
por falar em branca de neve e os 7 anoes!!!, que tal uma competição paralela de poçoes magicas!? isso e ke era bom!
e quem fala em poçoes magicas fala na bela adormecida! que tal uma competição de bordados para os clientes habituais das bancadas. que sossego. picavam-se uns aos outros e ficavam logo ali a dormir.
nao falei mal de ninguem pois nao? nao pois nao? afinal nao e dificil.

2:02 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao gostas de falar em nomes? mas nao foi o que acabaste de fazer?
xiii. es fiel ao que acreditas!!!
eu ke acabei de esforcar em nao falar em nomes.
apareces logo tu!
e kem e a juiza gorda? e para roubar é preciso ir muitas vezes? e como se sabe que roubam? e como se rouba? e se roubam com quanto ficam para eles?
QUERO SER JUIZ! vou ja ligar para os responsaveis.
vou criar uma linha hot de patinagem a 60 centimos por minuto! as pessoas contam tudo e depois faço um best seler e concorro ao mehor argumento nos oscares. depois ganho faço fortuna e aumento a linha para 90 centimos!
depois do meu segundo oscar reformo-me.
afinal já nao quero ser juiz para roubar.
vou directamente criar a hot line roller skating e roubar as historias para os meus argumentos!!

2:28 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao falei mal de ninguem pois nao? nao pois nao?

2:31 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

estive a pensar. hot line nao ke tinha de investir muito dinheiro! e tinha de ser juiz primeiro.
crio ja um emaul dedicado. deixa ca pensar.
ja esta! escarnioemaldizer@hotmail.com
sai mais barato e reformo-me na mesma!
nao disse mal de ninguem pois nao? e se disse saiu-me depois do almoço!

2:38 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

e quem e a daniela? se for a mercury ate gostava de lhe dar uma palavrinha. se ela no meu filme fosse cantar uma cantiga de escarnio e mal dizer nao ficava nada mal!!!
quero o numero de telefone!!!ajudem-me! isto de nao dizer mal de ninguem da muito trabalho!
mas pensando bem, se ela nao for juiz nao rouba. e se nao rouba nao deve ter dinheiro e se nao tem dinheiro entao ia pedir-me muito. afinal é melhor nao.
JA SEIII!
vou falar com os juizes que roubam , pk esses ja tem dinheiro e formar uma tuna de escarnio e mal dizer!!! o tal ze fica a solista! a tal gorda que nao sei o nome a manejar a pandeireta!!!! afinal quem é a juiza gorda? ficava mais magrita!! e o resto ficava tudo atras a formar coro! que lindo!!!!!
vou ja concorrer é ao festival da canção!!!!!
prnoto. o email, os filmes, os oscares, a tuna e o festival da cançao!!!!
o jose cid vai-se matar de inveja!!!!! adio adieux awfidersen goodbye!

2:52 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ai!
falei do jose cid! xiiiii
saiu-me directamente depois do lanche! peço desculpa.

2:53 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Está visto tens problemas de asia!!!!
kerrs ser juiz??? o k keres é mama...

12:55 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

LOLOLO

1:10 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

p. mamar já chega os k lá estão. os juizes e os tecnicos
Viva o CNJC que é muito bom e paga bem. cada fim de semana +100 euros. viva
P.f. eu kero ir a + provas o zé e a zeca, o má e a cris k larguem a teta. eu tb sou filha de deus

4:19 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao digam isso. se soubessem quanto se ganha durante um fim de semana até choravam.

10:47 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

se es filha de deus, comporta-te como tal e deixa de chamar incompetente a uma senhora que podia ser tua mae e que fez muito mais que tu até agora.òhhhhhhh ...

1:22 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se acham que a ajuizar se ganha mais de 100€ por mês...estão redondamente enganados.

12:17 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

então?qt se ganha?

3:42 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

por uma tarde inteira a ajuizar vao 10€. se pensarmos que nessa tarde se tem 5 a 10 minutos de intervalo....

11:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Penso que o treino de FO é um complemento do treino de Livres, pois dá ao atleta que a pratica com uma certa regularidade, uma maior noção do seu proprio corpo e de equilibrio. Muitas vezes vemos atletas perderem a linha de salto, ou com posturas erradas nos volantes por fraco dominio das posições de base das cinturas pélvica e escapular. Mais ainda acho que há aqui alguma demagogia na aproximação das FO, já que a maioria dos atletas são escolhidos para as selecções com base nos seus resultados na patinagem livre, são visionados só na vertente de Livres e depois são convocados para competirem em termos internacionais tanto em FO como em PL. Com o despaparecimento da classificação do Combinado aumentou o nível de suspeição das escolhas destes atletas já que não sabemos se em confronto directo são ou não a melhor escolha. Quem acabou com o Combinado não foi o Sr Correia, mérito lhe seja feito, mas sim uma ordem superior da própria direcção da FPP, que até preconizava que as FO tinham os dias contados em termos internacionais, coisa que nunca aconteceu nem fazia qualquer sentido, ja que ate ha maior número de atletas a participar em FO que em PL nos Mundiais de Seniores. Em conversa com Antonio Merlo, responsavel maximo das Selecções Italianas, de à dois anos para cá, constatou que a sua directriz de convocar dois especialistas e só um em combinado para os Europeus, deu mau resultado pois o nivel dos praticantes de Ob desceu e então voltou à convocatória dos dois melhores na classificação de combinado e só um em cada especialidade, obrigando assim que os melhores atletas de Livres voltassem a calçar os patins de FO para aumentar a sua hipotese de participar nas seleções. Na minha opinião, essa reflexão é o que mais falta faz em Portugal.

1:39 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que falou nisso...o melhor seriam existir grupos de trabalho diferentes para todas as vertentes da patinagem que podessem avaliar os atletas para serem convocados para irem a provas internacionais: um grupo de FO, outro de PL, outro de dança...
Se calhar se assim fosse, tal como existem para outras selecções doutros paises,tudo seria diferente, e o mais provável é que os bons atletas a FO não eram penalizados por eventualmente não o serem a livres...e talvez assim obteriamos melhores classificações nas FO internacionalmente.

A verdade é que há muita coisa que se devia mudar...mas quem sou eu?

9:20 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rs:)

1:34 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter