terça-feira, julho 05, 2005

Taxas de sucesso nos visionamentos e nas provas

Um leitor escreveu isto:
«que eu saiba, os atletas eram visionados somente nas duas oportunidades que tinham para executar cada elemento, logo a taxa de sucesso será a partir daí.Como ainda não é possível haver repetição de provas nos nacionais as coisas são diferentes, a taxa de sucesso é contada a partir de uma só execução e outros factores são analisados.Logo não é tão linear assim visionamentos-campeonatos nacionais com taxas de sucesso iguais. »

Ora cá está um tema que merece reflexão de todos.
Comentário:
O sucesso e insucesso de um atleta de livres durante a realização de uma qualquer prova tem imensas variantes em jogo.

Podemos distinguir dentro das provas dois tipos de provas: curto e longo.
No curto não se pode cometer erros. A taxa de sucesso deve ser a maior possível. Aqui os erros pagam-se caro. Resumidamente podemos dizer que o curto é a subtrair.
No longo, o erro já tem um certa margem de tolerância. O atleta sempre pode repetir o exercício. Resumidamente podemos dizer que o longo é a somar.
Por isso, existem atletas com mais perfil para executar os curtos e outros para os longos. Diga-se que o número de atletas que gosta de trabalhar sem margem de erro é muito pequena. Só mesmos os que têm espírito de campeão é que aceitam os constantes desafios de não errar.

Relativamente a outras variantes, podemos destacar algumas: a componente física do atleta, resistência, a dificuldade e exigência dos exercícios executados no esquema, o ritmo dos movimentos imposto pela música, etc. .

Assim, sou da opinião de que um qualquer visionamento onde apenas releva duas tentativas de cada exercício do esquema é simplesmente redutor. Não é, nem pode ser, isoladamente, um elemento eficaz de apuramento das inúmeras capacidades que em competição estão em jogo e que devem ser analisadas e avaliadas.

Admito estar errado. Gostaria de ouvir outras opiniões.

Para todos reflectirmos...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também concordo que o número de atletas que gosta de trabalhar sem margem de erro é muito pequena e só mesmo os que têm espírito de campeões é que aceitam os constantes desafios de não errar, mas tendo programas de alto nível de dificuldade. Porque programas simples no curto e dp arriscar no longo há muitos...aí a diferença...embora não exista uma correlação positiva entre programas dificeis e lugares cimeiros, como sabemos.

Falámos das duas tentativas...não me lembro da época das duas tentativas. Lembro sim de quando se tinha 10 tentativas para ver a percentagem de erro ou de sucesso como quiserem. Aí sim podia se ver a sistematização do exercício. Porque a sorte e o azar tb nos acompanha, além do sistema nervoso e tudo o resto que sabemos, e vimos atletas falharem as duas tentativas em exercícios simples e dp acertarem as duas tentativas de exercícios muito mais exigentes. Assim como é que se avalia? O que vai contar?

Chamo a atenção...foi dito aos atletas que era apenas para ver como eles estavam nesta altura da época. Outra coisa...penso que, fora os infantis e os iniciados, só chamaram os atletas internacionais. Penso eu de que...

A própria federação disse que tb achava que esta semana era a semana de recuperação dos juvenis logo penso que embora o visionamento tenha corrido muito bem a todos, o que vai contar substancialmente vai ser o campeonato...

9:05 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

este visionamento tb serviu para sabermos que as selecções devem sair esta semana

9:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

e q todos ansiámos

9:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

CUIDADO C A ANSIEDADE!!!

9:08 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Campeonato de Espanha Juvenis
Realizou-se nos dias 1 e 2 de Julho de 2005 em Móstoles, Madrid, o XIII Campeonato de Espanha de Patinagem Artística na categoria Juvenis. Podem ver as notícias sobre esta prova em:

http://www.fep.es/newnoticias.asp?id=1414&mod=16

Filipe

11:27 da tarde WEST  
Blogger Patinar-Prazer said...

Competições de Patinagem em Directo


No último conselho federal da Federação Italiana de Patinagem foi realizado um acordo com a sociedade Roller Entertainment para a transmissão em directo do campeonato nacional e internacional de patinagem. A primeira transmissão será o campeonato nacional de livres que se vai realizar em San Lazzaro de Savena, pelo preço de 35 euros. Basta ligar-se ao site www.artisticworldcup.org, registar-se como link no site, ter um cartão de crédito e têm assim a oportunidade de assistir ao campeonato em vossa casa.

Filipe

11:54 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter