segunda-feira, novembro 28, 2005

Recorte de Notícias: Mundial de Roma- Curtos Masculinos

Os Campeonatos do Mundo são momentos fantásticos para quem tem o privilégio de assistir. Roma 2005, foi sem dúvida um desses momentos. Infelizmente não tive o privilégio de lá estar. Por isso sinto-me triste. São momentos inesqueciveis....
Depressões à parte, digo-vos que considero muito importante para os aficionados da patinagem artistica, ouvir e ler sobre patinagem.
Por isso, deliciei-me ao ler o fantástico comentário do site espanhol relativamente à prova masculina e sobre o duelo entre Roberto Riva e Luca D’Alisera (às vezes fico com raiva do Afonso Henriques). Tentei traduzir, de uma forma livre, o referido comentário. Dedico-o a todos os fanáticos da modalidade.
P.S. Gostava que o Manuel Magalhães nos dissesse (na primeira pessoa) o que sentiu durante a semana de treino e depois durante o seus programas curto e longo. Em Portugal não se fala de patinagem, não há esse salutar costume. Por exemplo, após o europeu de Séniores, num post, pedi comentários dos intervenientes e o silêncio foi a resposta.
Por isso, sonho e tenho lutado por uma mudança de atitude. Penso eu: talvez essa mudança pudesse começar pelos atletas. Será que têm capacidade para assumir essa responsabilidade desportiva? Acredito que sim!
Eles serão os precursores desta mudança - leiam, o post abaixo do público, assinado por Prado Coelho).
Agora cá vai a minha tradução, divirtam-se, como eu me diverti:
A RAZÃO CONTRA O SENTIMENTO
[26/11/2005]
Grande duelo Riva D’Alisera.
Roma, 26 de Novembro de 2005
Razão. Precisão. Correcção. Roberto Riva.
Sentimento. Força. Carisma. Luca D’Alisera.
Dois monstros da patinagem que se enfrentaram pela primeira vez em ringue.
Era o duelo mais esperado por todos e não defraudou os espectadores. Foram incríveis os programas curtos dos dois patinadores, ficando a competição totalmente aberta e à espera das suas actuações nos programas longo nesta noite.
Roberto Riva obteve duas notas 10 na Impressão Artística. Porém, D’Alisera igualou a façanha. No final, primeiro lugar (provisório) para o Roberto Riva visto que quatro juízes deram o primeiro ao milanês (de Milão), enquanto que três juízes deram o primeiro ao romano (de Roma). Poucas décimas separaram ambos os patinadores na tabela classificativa.
Roberto Riva entrou no penúltimo grupo e não falhou. Duplo Axel, Triplo Flip e uma combinação com Triplo Lutz, ritt, Triplo Rittbeger, ritt, Triplo Rittberger. Bons piões de calcanhar e em baixo. No seu programa curto patinou uma Tarantella Napolitana coreografada pelo seu treinador Michele Terruzzi.
Depois, o pavilhão transbordou com uma enorme e sonora ovação com a entrada em pista do Campeão do Mundo em título, Luca D’Alisera, nascido e habitante de Roma.
Não podemos imaginar a pressão que caía sobre este grande atleta ao entrar para defender o seu título mundial, para mais com todo o seu público presente.
Definitivamente, Luca demonstrou porque é um dos patinadores mais admirados da história do nosso desporto. De repente, transformou-se em Ricky Martin e com isso fez com que o público não pudesse perder um só dos seus movimentos.
Espectacular. Sensual. Atrevido. Brillante. Fez Duplo Axel, Triplo Flip e combinação de Triplo Lutz com Triplo Rittberger. Bons piões de Calcanhar. Grande alegria, no final, partilhada com o seu treinador Gabriele Quirini e com o seu coreógrafo Sandro Guerra.
No terceiro lugar (provisórino no curto) outro italiano: Andrea Barbieri. Foi um mundial muito duro para este patinador que, como em anteriores ocasiões, competiu também em Pares Artísticos e, atenção, poucas horas antes tinha realizado o programa longo conjuntamente com o seu par Irene Nardo. Porém Andrea, agora treinado por Anna Cocco, demonstrou que está em excelente forma física e realizou Duplo Axel, Triplo Flip e na combinação Triplo Lutz com Triplo Rittberger caindo sobre o travão. Bons piões de Calcanhar e Brocken. Para além disso, Barbieri teve uma das melhores interpretações da jornada. A sua evolução artística foi realmente incrível.
Na 7.ª posição classificou-se o patinador espanhol Carles Gasset, naquele que é o seu primeiro mundial na categoria Sénior. Carles apresentou um Duplo Axel com falha na saída e excelentes Triplo Lutz e combinado de Triplo Metz com Triplo Salchow. Também bons piões de calcanhar de com ambos os pés e em baixo. Carles é treinado por Rosa Pey e tem coreografias de Luca Lallai, ficou classificados atrás dos três patinadores italianos e dos três argentinos e no programa longo terá a oportunidade de demonstrar o seu altíssimo nível técnico.

Albert Trilla (Alemanha) patinou o seu curto com a música La Stravaganza com excelentes piões de Calcanhar esquerdo e direito, também teve algumas imprecisões nos saltos. Bom Triplo Lutz e combinação com Duplo Axel, escapando, com um Triplo Salchow, e uma queda no Duplo Axel que o relegou para a 12.ª posição. Porém, Albert seguia numa boa posição no combinado
Menos sorte teve o patinador maiorquino Javier Cuesta. Javi, treinado por Paqui Guzmán, demonstrou estar num bom momento de forma durante a semana, no entanto os nervos fizeram-lhe mal no momento da sua actuação perante os juízes e caiu no Triplo Lutz e Triplo Metz. Bom Duplo Axel e piões de Calcanhar com ambos os pés no seu programa de Matrix coreografado por Luca Lallai. Javi ficou na 20.ª posição com possibilidades de subir no programa livre.


CLASSIFICAÇÃO CURTO SÉNIOR MASCULINO
(28 participantes)
1. Roberto Riva, It
2. Luca D'Alisera, It
3. Andrea Barbieri, It
4. Daniel Arriola, Arg
5. Mariano Morelo, Arg
6. Jordan Uriel, Arg
7. Carles Gasset, Esp
8. David Jacques, EEUU
9. Marcel Ruschel, Bra
10. Neil Emms, GBr
11. MANUEL MAGALHÃES, Portugal
12. Albert Trilla, Esp
...
20. Javier Cuesta, Esp
Free Hit Counters
Free Counter