quarta-feira, dezembro 07, 2005

Taça Show II- alterar os regulamentos de acordo com a CEPA e as particularidades da modalidade em Portugal- Parcerias dos Clubes

Os regulamentos da CEPA não estão a ser cumpridos já todos nós sabemos. Há, por isso, que os alterar.

Espera-se que no próximo ano as coisas já estejam de acordo com as regras. Mas isso não chega. É preciso compreender as especificidades desta vertente. Trabalhar em grupo é dificil. Trabalhar sem atletas é impossivel.

Há que inovar. Neste caso não é preciso pensar muito basta ver o que fazem em Itália e na Alemanha.

Ele já pensaram em tudo. O regulamento da CEPA já está de acordo com essa dificuldade.

Como fazê-lo?
Em Itália, por exemplo, o que conta são as equipas. Cada equipa pode ser constituida por vários clubes, em parceria.

Assim, se um clube tem dois bons atletas, outro clube tem um, outro ainda tem seis, para conseguir valorizar esses bons atletas cria-se uma equipa (com um nome próprio criado para o efeito).

Isto não é ficção centifica. É realidade. No ano passado o treinador, Gabriele Quirini, foi com uma equipa de show com vários clubes de Roma e participou no europeu de modalidade.

Esta é uma situação que poderia ser pensada para Portugal
A parceria entre clubes iria possibilitar um maior número de pavilhões para a equipa treinar, conseguir que os bons atletas estejam no activo, possibilitar uma maior participação de equipas a nível nacional e Europeu.

A questão vai ser compatibilizar algumas mentalidades nos clubes.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou plenamente de acordo que seja adoptado o regulamento da CEPA, na prova de Show e Precisão em Portugal. Não seria de esperar outra coisa…ou será que não somos um país da Europa? Não é assim no que diz respeito a outras áreas, em que se integram as leis e os regulamentos, na vida nacional? No entanto, esta adopção feita pela Federação, que diga-se em abono da verdade, fez aquilo que devia e que preconiza nos seus regulamentos, não corresponde de facto, à integral versão dos regulamentos da CEPA.
A leitura que faço desta tentativa, deixem-me usar o termo de “deitar areia para os olhos” foi, mais uma vez, uma manobra ilusória daqueles que, tendo responsabilidade máxima na matéria continuam a agir com se fossem os únicos, os detentores da verdade absoluta. Respeitar os parceiros é um princípio de colaboração e construção de uma rede de interacção entre todos. Este seria o mote (e o exemplo) para o empenhamento de todos quantos estão, de uma forma ou de outra, envolvidos na patinagem.
E a propósito desta distorção, como será que os juízes vão ajuizar, pequenos patinadores que empenhadamente e com dedicação se esforçam diariamente para mostrar o seu trabalho, com os jovens e/ou adultos patinadores (alguns já treinadores)? Que critérios de avaliação vão usar, quando à partida, a desigualdade já esta criada pelo próprio regulamento? Não será razão de desmotivação para os mais novos?
Bom, mas como acredito na capacidade de mudança dos homens, espero ver a curto prazo (apesar de para esta prova já ser tarde) que aqueles que parecem permanecer “Velhos do Restelo” um dia se lembrem que só faz história quem reconhece os erros e, com isso, opera mudanças, porque os detentores da verdade absoluta rapidamente se tornam incautos.
A todos os participante nesta prova e que diga-se são muitos, desejo boa sorte
Ao autor do blog uma atenção especial: força para continuar, porque a persistência é uma grande virtude

4:36 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter