sexta-feira, dezembro 09, 2005

Taça Show III -TAÇAS SHOW-?ou melhor: Camp. Nacional de Show e Precisão

Custa-me chamar uma coisa pelo nome errado. É uma dificuldade que assumo como minha. Mas chamar maçã a uma laranja, axel a um flip, ou taça a um campeonato é coisa que me deixa angustiado.
Por uma questão de princípio sugeria que se chamasse à Taça Show: Campeonato Nacional de Show e Precisão.
Porquê? Passo a explicar.
A razão é simples. Esta prova é um verdadeiro Campeonato Nacional.
Só porque a FPP não quer gastar dinheiro e dá (dava) apenas uma taça, somos obrigados a pensar (e a chamar) Taça a esta competição? Obviamente que não.
CAMPEONATO NACIONAL. É verdade!
Depois desse Campeonato Nacional há o Europeu. E para o Show (grandes grupos) e Precisão há ainda mais: Campeonato do Mundo.
Ouviram bem senhores da FPP?
Vou soletrar: C A M P E O N A T O do M U N D O
Invoco, novamente os exemplos lá de fora. Em Itália, em Espanha, Alemanha e França (para citar alguns) existem podiuns. São contemplados os três primeiros.
O Primeiro classificado e campeão nacional tem medalha (ou se quiserem taça de 1.º),
O Segundo classificado tem medalha (ou se pretenderem taça de 2.º),
E o terceiro tem medalha (ou taça de 3.º).
Em Portugal as coisa são diferentes. A explicação é lógica, somos um país de nível cultural comparável ao africano (isto sem desprimor pelo povo de África que tanto aprecio e estimo), as coisas são feitas de forma negligente e atingem níveis de organização de primatas.
Continuam a chamar Taça, Taça, taça, taça (e já vamos na décima?) - Todos os Anos - é coisa que até os surdos davam pela gafe. Penso eu...
Assim, chamar Taça Show é reduzir, espartilhar, esta competição àquilo que ela não deveria ser apenas, ou seja, numa simples taça.
Aliás, no rigor dos princípios, deveria ser chamada TAÇAS e não Taça, porque a FPP vai atribuir, pelo menos , QUATRO TAÇAS .
Será pedir muito às pessoas: Por favor parem! Parem por favor! Estão parados? Obrigado.
Agora, ouçam e pensem nisto! Já viram o ridiculo da situação? Taça? Taça Show?
A Patinagem Artistica deve ser pensada de uma forma coerente (e inteligente). Nesta matéria, julgo, estamos na cauda (ou mesmo fora) da Europa.

Post scriptum (P.S.):
Só porque não há pares artisticos em número suficiente vamos fazer uma Taça de Pares Artisticos ?
Onde os seniores vão competir com os infantis? Todos juntos e fé em Deus?
Ora, cá está uma boa ideia para a FPP! Mais uma forma de poupar dinheiro!
Desta forma acabava-se com o problema da falta de participação de atletas nesta especialidade.
Se alguém perguntar pelos regulamentos (que exigem a realização de nacionais de pares), sugiro aos dirigentes da FPP que respondam como já me responderam: "Regulamentos? Quais ?"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

TAÇA OU CAMPEONATO?

Ao ler este texto apercebi-me de como traduziu muito bem aquilo que senti quando assisti a esta prova pela primeira vez …e os outros que ficam em segundo e terceiro lugar? Lembro muito bem do olhar e da expressão que vi no rosto de muitos atletas. Algum desalento, aquela sensação de que nada faz perdurar e perpetuar no futuro a sua participação. A memória é um dom precioso mas que com o tempo se pode perder, daí que se encontraram formas de a perpetuar. As grandes civilizações deixaram marcas físicas, majestosas. Não esqueceremos as civilizações Egípcia nem a Grega ou Romana mesmo que milenares e nas quais nenhum de nós viveu…mas conhecemo-las. E como? Pelas provas físicas, pela escrita, pela pintura, pelas obras de arte, pelos edifícios majestosos. Até os povos pré-históricos deixaram marcas do seu tempo… Como podem os atletas falar da sua história de vida para além do seu tempo. Como podem mostrar no seu espólio pessoal a sua passagem por esta Taça? As taças ficam para os clubes, os atletas a quem sempre se alude, como os principais actores desta “façanha”, resta o esforço dos clubes de, esses sim perpetuar a memória, quando os premeiam com faixas para materializar os seus palmarés.
Transformar a Taça em Campeonato parece-me imperioso. Premiar os outros lugares do podium, é indiscutível e, mais uma vez, fazer à semelhança do que se faz por todo o mundo (diga-se Campeonato da Europa e do Mundo), premiar os atletas. Ou então existe alguma incoerência quando se afirma, convicto do que se está a dizer, que os atletas são uns dos principais actores e, depois não há nada que premeie, ou perpétue, para alem da memória, o seu esforço

9:30 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter