sexta-feira, dezembro 09, 2005

Taça Show IV -agilizar os regulamentos

Os mais atentos (principalmente os que já assistiram aos Campeonatos da Europa ou do Mundo de Show e Precisão),têm a sensação que estas vertentes de Show serão um eventual “balão de oxigénio” para a modalidade.

E quando falo em oxigénio quero dizer que, graças à variedade de disciplinas que o show e precisão permitem (mais o show), todos nós, ex-patinadores, pudemos engrossar o número de praticantes.
No caso de permanecer o gosto de patinar, aqui está uma oportunidade para continuar a praticar um desporto que é único. Para mais agora que existem mais variantes que nos podem dar muito gozo.

Tenho visto patinadores que adoram patinar. Mas os saltos e os piões são um grande obstáculo. Compreensivelmente esses atletas não se disponibilizam (fisica e mentalmente) para cair.
E acabam por desistir da ideia de patinar.

Agora com estas variantes de Show não é preciso desistir tão cedo de patinar. O solo dance veio ajudar muitos patinadores a permanecer na patinagem (vejam a quantidade de antigos patinadores que regressaram). Mas o show vem aumentar, ainda mais, as escolhas. Podem patinar em grupo (4-6-8-12, etc.)

Por isso os apaixonados pela modalidade podem continuar a patinar em vez de trocar os patins por aulas de aeróbica num qualquer ginásio.

Mas para isso (para o regresso dos antigos patinadores), temos todos que perceber que há a necessidade de agilizar os regulamentos (regulamentos que possam permitir uma maior dinâmica ao atletas). Todos temos que transmitir isto aos dirigentes. Todos somos poucos para introduzir mudanças na FPP para esta agilizar os regulamentos.
Estou convicto que este seria um passo importante para o regresso de patinadores à modalidade e adiar a saída de outros.
Afinal pode-se patinar com gosto e paixão até aos 30, 40 50 anos de idade. Porque não? Pela Alemanha patinava um senhor de 62 anos que patinou em vários europeus (pequenos grupos, quartetos e precisão). Cá está um exemplo de longividade na prática da patinagem.
Patinar é um vício. Um bom vício, digo eu. No pressuposto de que existem vícios bons.
Vamos, então, mudar os regulamentos para que a nossa familia (da patinagem) aumente, porque todos somos poucos.
Primeiro passo: conseguir aumentar a quantidade de praticantes e oferecer um "produto" atraente ao "consumidor" (patinadores) para que o ciclo de vida desportiva dos praticantes seja maior. Assim mandam as regras de "mercado desportivo" para a sobrevivência da modalidade.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens aos atletas e treinadores q tornaram o campeonato de show e precisao um grande espectaculo!!!

6:40 da tarde WET  
Anonymous Anónimo said...

pela primeira vez em muitos anos viu-se um pavilhão quase cheio numa prova nacional.

7:04 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter