quinta-feira, março 08, 2007

EURO 2007

Como sabem, vai realizar-se, em finais de Abril, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, o Campeonato Europeu de Show e Precisão. Vamos ter uma óptima oportunidade de ver um fantástico evento em Portugal, num Pavilhão mítico.

Nesse Campeonato da Europa, a cerimónia de abertura deverá ser feita por Atletas de Patinagem Artística que participarão na cerimónia da entrada das bandeiras e das comitivas e também num esquema de abertura.

Mas esta cerimónia de abertura só terá Patinagem Artística se houver atletas que, voluntariamente, se candidatem para o evento, sendo os Clubes os principais dinamizadores das candidaturas. Temos uma oportunidade para levar todos os nossos atletas ao Europeu.

Será, sem dúvida, um momento inesquecível para os patinadores que no Porto participarão, directa e indirectamente, neste Europeu.

Pessoalmente ainda recordo o Campeonato da Europa de 1992 em que participei como atleta em competição.

Seguramente que os atletas que não vão competir no Campeonato podem participar nele.

Assim, têm uma boa oportunidade de se transformarem nos Embaixadores de Portugal, candidatando-se para patinar nas cerimónias protocolares e de abertura e encerramento do Euro 2007.

Como é habitual nestes casos, irá haver um conjunto de treinos de preparação para o evento. Situação esta que naturalmente só será possível com a colaboração e bons ofícios dos Clubes.

Assim sendo, e tendo em vista a participação nas cerimónias supra referidas, solicitava que me indicassem os atletas (por escalões) que estejam interessados em participar neste Europeu, para cascaocraveiro@gmail.com.

Como limite máximo, para já, está-se a pensar em 200 atletas. Mas tudo depende da adesão destes, dos Clubes e dos pais. Há espaço e vontade de levar todos. O próprio Clube deverá indicar uma pessoa para ser o interlocutor e entrar nesta grande Missão. PRAZO DE CANDIDATURA: 15 de MARÇO de 2007.

Queremos, pois, que este Europeu seja o veículo de adesão e divulgação da modalidade. Ser adepto e praticante de Patinagem Artística é, acima de tudo, partilhar este estado de espírito e esta paixão.

Fica, pois, aqui o Convite.

1 Comments:

Blogger choctaw said...

Pela primeira vez na história recente da patinagem artística um campeonato de âmbito nacional conseguiu encher o pavilhão! As categorias de Show e Precisão são, de facto, as competições mais aliciantes da patinagem artística e ainda bem que a Federação de Patinagem de Portugal aplicou, finalmente, os regulamentos internacionais e abandonou os retrógadas que em muito limitavam as potencialidades deste espectáculo.


Com algum distaciamento aqui fica a minha leitura desta competição:

- á organização da prova os meus parabéns, o pavilhão é extremamente agradável e a decoração ajudou a enfatizar as performances. Contudo, apesar da qualidade dos balneários continuam a existir problemas relativamente a logística dos atletas. Bem sei que nos campeonatos europeus muitas vezes as condições são piores mas é preciso continuar á procura da qualidade.

- aos juízes parece que continua a prevalecer a subjectividade. Os contínuos períodos á espera que as notas saiam não ajudam ao espectáculo e apesar de ao longo do campeonato se perceber uma uniformização de critérios no início houve muita disparidade. Talvez a falta de experiência cultural nesta modalidade a nível internacional seja o principal factor para a desigualdade na avaliação, mas, do meu ponto de vista, seria de pensar que para ajuizar show e precisão fosse necessário possuir o curso de juíz de dança...

- aos quartetos cadetes, fiquei surprendido pela positiva. O 1º classificado “BALLS”, com larga experência nesta categoria, apresentou-se com uma coreografia arrojada que para além do grande domínio técnico dos patins e de expressão corporal ainda domina objectos externos, contudo precisa de rever a parte final do esquema para se afirmar definitivamente no eurpeu... os 2º classificados “EXOTIC DREAM” com um esquema possante e rico de movimentos devia reconsiderar o excessivo número de figuras de elevação apostando nas mais expressivas e desenvolvendo-as mais. Por fim, o 3º classificado “FANTASY”, apesar de uma patinagem mais imatura revelaram-se excelentes interpretes pelo que têm de continuar a treinar técnica individual.

- aos quartetos séniores, mesmo com o elevado nível técnico muito trabalho há a fazer. O 1ºclassificado “EDUARDO MÃOS-DE-TESOURA”, foi capaz traduzir em dança sobre patins o famoso filme de Tim Burton, e emocionou pela capacidade expressiva dos seus elementos (atletas com larga experiência) contudo parece que a coreografia precisa de algo concreto que a torne definitivamente especial, talvez uma figura de elevação... Já o 2º classificado “SIMPSONS FAMILY” precisa de apostar mais no guarda-roupa, e apesar da estrutura do esquema estar fixada tem de explorar mais as capacidade interpretativas de cada personagem. Por fim, o 3º classificado “BIRDS” surpreendeu pela plasticidade dos fatos e embora algumas falhas consegui demonstrar que é possivel voar patinando, porém precisam de consolidar a execução dos passos e a sincronia.

- aos grupos cadetes os parabéns pela capacidade de pegar em jovens atletas e demonstrarem o quão bela pode ser a patinagem artística. O 1º classificado “DISHES” parece ter aprendido muito com as participações internacionais e isso nota-se na qualidade dos seus atletas e na complexidade da coreografia. Para além da expressividade dos fatos precisa de apurar a expressão facial e corporal no trecho musical final. O 2º classificado, “CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE” fascinou pela capacidade expressiva dos atletas que, apesar da falta de experiência e de dominio técnico, foram capaz de contar uma história sobre patins, resta continuar madurecer as capacidades técnicas individuais. Por fim o 3º classificado “MIMOS” demonstraram uma grande evolução técnica e expressiva relativamente a outros anos, está no bom caminho, contudo, o esquema precisa de mais cruzamentos e menos posições estáticas.

- aos grupos pequenos fica o reparo de que é preciso ter cuidado com os regulamentos. O 1º classificado “CASAMENTO CADÁVER” demosntrou um elevado nivél técnico e criativo, um espectáculo plastico supreendente... espera-se novidades para o europeu. O 2º classificado “REQUIEM” sobressaiu pelo dominio técnicos dos atletas, contudo foi penalisado por não cumprir o regulamento no que diz respeito aos saltos duplos e piões de avião, mas fora isso, a esturuta da coreografia é muito interessante pelo que deviam repensar os fatos e a localização excessivamente centralizada da personagem principal. Por fim, o 3º classificado “NAIPE DE OUROS” arriscou um coreografia complexa mas estimulante, precisando resedenhar os cruzamentos nas diagonais e o cubo que pode ser considerado cenário.

- á precisão júnior os parabéns pela coragem, contudo têm muito que trabalhar, não só do ponto de vista da sincronia como também da estruturação e montagem da coreografia.

- á precisão, depois de alguma estaganção, parece que finalmente conseguiu estimular várias participações. O 1ºclassificado “MOZART IN EGYPT” salientou-se pela inovadora linguagem estética, musical e técnica numa coreografia que por ser complexa, arrojada e veloz, desencadeou pequenas falhas. Assim, é preciso reconsiderar a dificuladade técnica do esquema ou o redimensionamento da equipa uma vez que o europeu se aproxima a passos largos. O 2ºclassificado “SPIRAL” apresentou-se com uma coreografia sólida, porém peca pela falta de passos de nível avançado. O 3ºclassificado “ALEXANDRE O GRANDE” apresenta-se com uma coreografia mais complexa que a do último ano contudo precisa de treinar muito a sincronia e de introduzir mais cruzamentos.

Em suma, foi um campeonato espectacular pela espectacularidade. Nota-se ainda algum atraso relativamento ao panorama internacional, contudo, visto que só agora a FPP resolveu aplicar o regulamento da CEPA, espera-se rápidas e expressivas melhoras na qualidade das coreografia. Resta desejar bom trabalho e boa sorte para todos os que irão estar presentes no europeu deste ano, a realizar-se no Porto de 26 a 28 de Abril.

3:38 da tarde WET  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter