segunda-feira, julho 18, 2005

Camp.Seniores: o Nacional do ... tira teimas?

Em relação a este nacional de seniores vou, uma vez mais, pedir que escrevam a vossa opinião.

Porém, fazendo jus a este blog, vou deixar aqui a minha reflexão:
Do meu ponto de vista o nível geral foi baixo! Chamo a atenção para o facto deste ser (ou dever ser) o escalão maior da modalidade (não no sentido de número mas de qualidade). Naturalmente, quando falo do nível estou a referir-me ao geral e não de um ou dois atletas.

Independentemente de ser mais um campeonato nacional, havia um facto que me estava a suscitar alguma curiosidade. Era o regresso da Ana Rita Falcão. Confesso que me agradou muito vê-la, novamente, a patinar. Aliás, não fui o único, o público presente aplaudiu-a bastante (notava-se uma certa histeria colectiva).
Por razões muito diferentes, este regresso fez-me lembrar, há uns anos, o regresso à patinagem do Luís Rodrigues. O público nessa altura também ficou em êxtase. Com uma diferença, na altura, prejudicaram o patinador que deveria ter ganho o campeonato… (a patinagem tem dessas injustiças. É pena que quem agora lá está se esqueça disso).
Desta vez nada a apontar.

Disseram-me que a Ana Rita esteve afastada 6 anos da modalidade. Notável, por um lado. Como é que uma atleta que está afastada tanto tempo (da patinagem livre) consegue voltar ao seu melhor nível exibicional? Para ela, os meus sinceros parabéns!

Mas por outro lado, pergunto: como é que uma atleta que está parada 6 anos, regressa à competição e consegue lutar pelos primeiros lugares?
Se a patinagem portuguesa evoluísse normalmente, isso não era possível (é certo que a Rita não é uma atleta qualquer, aliás ela é, na minha opinião, uma das referências históricas da modalidade).
De qualquer modo, a patinagem em Portugal nestes últimos seis anos evoluiu muito pouco, quer em relação a quantidade, quer em qualidade. Continuamos, no essencial, com os mesmos problemas.
O que falhamos?

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na altura em que abandonou a patinagem, a Rita Falcão era mt superior ao que existia, sem dúvida.

Agora há + pessoas a lutar pelo mesmo e com maior nível.

No entanto, penso que alguns atletas evoluiram (e temos meia dúzia de grande nível) e depois não temos intermédios. Temos sim elevada e baixa qualidade.

Há uns anos atrás não tinhamos tanta gente a fazer tentativas de triplos, mas havia muito mais competição em qq escalão. Fazia-se mais simples mas uma massa maior a fazer do mesmo. Será que conseguimos aumentar esta massa com uma qualidade superior??

E não podemos esquecer-nos que os Seniores não foram só "femininos" e neste caso termos 8 atletas já de elevado nível (não que o tenham demonstrado todos nesta prova) é muito superior ao que se encontrava nem há tanto tempo assim.

1:02 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

assistiu-se a boas provas, emocionantes provas. tanto nas raparigas como nos rapazes. penseo que os lugares foram justos no podio mas abaixo do 3 lugar dos rapazes a ordem não foi a mais correcta. ainda se cotou triplos com meia volta a menos como se triplos completos se tratassem e a classificação foi o que se viu.e começou logo no curto.
nas raparigas o 1 foi sem espinhas, o 2 e 3 foi mt ranhido mas venceu a que fez melhor. falava de euforia..para quem la esteve percebeu que a euforia foi total, tanto pelo regresso como por tudo o que se passou ao redor da prova.

1:32 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente a mim os masculinos desiludiram-me. Esperava melhor. Acho que este escalão em Portugal já devia ter evoluido muito mais... Vendo que em masculinos por exemplo, na Europa já existem a fazer triplo axel... aguardaremos que portugal evulua o suficiente para lhes fazer frente...

1:37 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a Rita Falcão esteve muito bem. Note-se que a sua condição fisica estava muito boa! Depois duma prova de 4 min. não denotava um grande cansaço, simplesmente parecia que não se tinha passado nada. A Diana foi a melhor sem dúvida! já a Liliana, não gostei da prova dela,...

1:41 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Foi sem duvida um grande campeonato !!!! Nas raparigas a diana foi de longe a melhor, nos raapazes o manel esteve bem, mas o robledo teve acima..esta de parabens pela sua evoluçao a nivel artistico! De Parabens esta tambem a Rita Falcaoo que mostrou mais uma vez ser um marco na patinagem nacional.
O Pedro Queiroz tambem teve muito bem..embora o curto nao tenha corrido bem..
Tive pena da atitude da liliana andrade apos o programa longo...

3:09 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

q atitude?

5:21 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

nas raparigas estagnou de à uns anos para cá, os rapazes nota-se uma evolução em termos de quantidade versus qualidade

5:22 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acho q a Diana, mesmo assim, já mostrou evolução.

5:45 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

atitude de má perdedora...

9:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

já que em saltos tudo anda parecido... tirando 1 ou 2...como foi a nível de piões o campeonato?

10:28 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

apenas a diana fez calcanhares acima das 2 voltas - fez com 4 e sete voltas
os rapazes emanuel calc ext tras 4 voltas, manel com 5 e 6 voltas nos dois calc

10:43 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a atitude dos atletas deve ser sempre de desportivismo.Perder ou ganhar é desporto.
Parece que algumas pessoas não entendem isso.
Quem semeia ventos colhe tempestades...

10:38 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Notava-se imensa tensão no campeonato...Não propriamente pelo primeiro lugar...Entendo que as atletas estivessem sob mta pressão, mas foi um pouco triste ver a atitude de algumas...Faltou o desportivismo...
a nível de seniores femininos o primeiro lugar foi bem atribuido...Assim komo o segundo e o terceiro...os restantes n estavam ao msm nível...

11:37 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu ñ vi o campeonato...ms lendo estes comentários fikou um pouco decepcionada com o que li, pq pensei k o camp. ia ter um nivel maior. Gostava de deixar uma pergunta: "apenas a diana fez calcanhares acima das 2 voltas", isto é verdade?

ker dizer estamos em séniores!

Fikem bem

11:55 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

não foi apenas a diana, a liliana e o manuel também fizeram calcanhares com mais de 2 voltas...

12:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

só esses? mas os piões nao devem ser acima de 3 voltas? porque falam em 2? será que nem 3 voltas houve? quem fez 3 afinal?

2:16 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

diana, manuel, liliana,...

3:21 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

A liliana fez uma prova fraca e demonstrou ser ma perdedora. Pois perdeu com todo o mérito. Foi bonito ver aqueles barulhentos que a apoiam caladinhos ,,

9:25 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

pois concordo com isso... a atitude dela, mesmo durante a prova foi mesmo anti-desportista.

11:37 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

xiiii só esses? e que notas tiraram os outros afinal?

1:06 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

axo fantastico a liliana ter a sua claque
axo triste k critiquem km apoia.

2:11 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

e eu acho mais triste ainda o anti-desportivismo da liliana...

12:00 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

A F.P.P.tentou passar um pano para limpar a imagem da Liliana mas os amantes da verdade desportiva não a perdoaram, isso foi notorio durante o Campeonato.

11:38 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente , já que a federação não teve a coragem de a punir pelo Doping, deu me a sensação que ela foi punida pela assistência

10:54 da manhã WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter