sexta-feira, setembro 22, 2006

SEMINARIO INTERNAZIONALE -Monza- parte 1

SEMINARIO INTERNAZIONALE
DIFFICOLTA’ TECNICHE SPECIALITA’ SINGOLO CON PARTICOLARE RIFERIMENTO AL PUNTEGGIO DEL CONTENUTO ARTISTICO
28 LUGLIO 2006 – MONZA - ITÁLIA

A Federação Italiana de Hóquei e Patinagem em colaboração com o Comité Europeu de Patinagem Artística (CEPA) e o Comité Organizador do Euro Roller Games 2006 organizou na manhã do dia 28 Julho de 2006, entre as 9.30 e as 13.00 (durante os treinos oficiais), durante o Campeonato Europeu Juniores e Seniores, um Seminário Internacional que tinha como tema:a dificuldade técnica da especialidade de livres (singolo) com particular referência à pontuação do conteúdo Artístico.
O Seminário foi aberto a todos técnicos de Patinagem Artística reconhecidos pela FIHP e teve como relatores o Comissário Técnico Antonio Merlo e a Responsável SIPAR Sara Locando e vários técnicos representando alguns países europeus.

Estive presente neste Seminário. Este encontro realizou-se durante os treinos oficiais e, por isso, alguns treinadores tiveram que sair (foi o meu caso que tive que me ausentar por 20 minutos –aproximadamente - quando a minha atletas esteve a treinar). De qualquer maneira, a maior parte dos assuntos foram por mim registados por escrito, de forma sumária.
Ficam aqui alguns dos apontamentos que tirei:
Estiveram também presentes Margaret, Fagioli, e a juíza espanhola (as pessoas mais importantes do ajuizamento europeu). Presentes estiveram treinadores de Portugal França, Inglaterra, Itália, Eslovénia, Espanha, Suiça, Israel, Alemanha, Belgica, Holanda, Argentina, Austria, Sérvia.

Começou por intervir a responsável pela Escola da Patinagem Italiana (SIPAR) Sara Locando.
Referiu que havia a necessidade de se mudar o discurso na modalidade. Segundo Sara Locandro temos que agir tendo em conta dois objectivos: POPULARIDADE e IMAGEM . Estes dois aspectos estão interligados. Só agindo desta forma é que as coisas podem melhorar. Por isso, todos os intervenientes na modalidade a nível europeu deveriam re-pensar o seu modo actuar pensando sempre nestes dois aspectos.
Relativamente ao aspecto da popularidade, defendeu Sara Locandro que há necessidade de todos trabalharem para que a modalidade tenha um maior número de praticantes e espectadores. Para isso, disse ela, deve haver cuidado com a IMAGEM. Intrinsecamente a modalidade tem potencialidades, porém não é bem aproveitada.
A Itália é o único país que tem trabalhado este aspecto, dando como exemplo a transmissão televisiva (RAI-SPORT) do Campeonato. Só assim se consegue arranjar patrocínios, pois disse: "sem dinheiro não se faz nada" .
Segundo Sara Locandro, é preferível ser menos bom tecnicamente mas ter cuidado na apresentação dos eventos. Deve-se organizar de modo a que a parte mais espectacular tenha um maior impacto.
Deve-se mudar o caminho, deve-se olhar mais para o espectáculo. Se pretendemos ser um desporto olímpico temos que aumentar a espectacularidade. Aumentar os tamanhos das pistas. Sara Locandro desabafou que se trabalha muito, mas depois não existem resultados ao nível do reconhecimento por parte do público. O público não adere à Patinagem Artística na Europa porque aquilo que vê não é espectacular, à excepção da Itália. onde há um esforço muito grande para a tornar popular (relembrou a existência de um grupo de patinadores italianos que faz espectáculos em praças publicas e centro urbanos para divulgar a modalidade) levando a modalidade à população.

Os pares artísticos (que são umas das vertentes mais espectaculares da modalidade) estão a desaparecer. O que fazer para não desaparecerem?
Qual o caminho a seguir?
Depois desta intervenção abriu-se um espaço de debate, onde falaram.
Houve uma intervenção no sentido se se usar a patinagem no gelo para ajudar a de rodas. Um técnico alemão disse que já fizeram essa experiência num clube alemão (ou seja tinham as duas vertentes, mas não deu certo porque, segundo ele, são espiritos e modos de estar no desporto completamente diferentes. Houve uma separação quase imediata.

104 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Decorreu este fim d semana o estágio p taça europa n luso.
N final d estágio em reunião c atletas e treinadores os responsáveis técnicos d federação começaram a dizer os nomes d atletas que estavam fora d selecção por não atingirem os objectivos propostos.
Curioso é ficarem atletas que falharam os esquemas quase todos. Será que para esses os objectivos era falhar o esquema quase todo?

3:51 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

continua a vergonha

3:59 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

e quem fez as danças obrigatorias fora da musica também fica?

4:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

De facto a vergonha continua... Agora não é preciso descarregar as frustações nos atletas.
O mais urgente é pensarmos em alternativas.

7:03 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

xiii
quem eh k falhou tudo?
e ficaram os k nao falharam?
xiii

9:16 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

que riqueza...apontar o dedo e feio:P...um abraço

11:02 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

apontar o dedo e feio...
fazer de conta que nada se passou e esta tudo bem é que é

11:33 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

o que queremos todos é a verdade desportiva

11:34 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

não a verdade desportiva premeditada

11:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas afinal o que se passou?alguem pode esclarecer pq tantos atletas sairam?

11:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

pelo que consta sairam:
PL: joao quelhas inic, o valter silva cad, o bruno colaço inic, a carolina silva cad e o luis galvão juv.
SD: a rita silva juv e a ana costa jun.

11:41 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

7 atletas de 17???

11:42 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá mas corrijam-me se eu tiver enganado, nos livres só ficaram as duas atletas infantis apuradas, certo ????

12:15 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boas noites.
Mais uma vez se vê a olhos vistos a " borrada" que a federação anda a fazer mais o seu comité de avaliaçao para a patinagem artistica.
Porquê digo isto!!!!!
Entao aqui vai.
(O que aqui vou dizer espero que seja um comentário para poderem tirar algumas elações mas para o aspecto construtivo)pois bem vou começar:
meus senhores como é possivel tarmos a avaliar estes nossos atletas em apenas uns minutos de tarde e outros minutos no dia a seguir de manha em apenas um fim de semana, como é possivel os miudos ( alguns de certeza absoluta, nem todos)que chegaram agora de férias que nem um mês de patinagem tiveram ( pois encontravam-se de férias com a respectiva familia, com todo o seu direito) pois que eu saiba o novo regulamento só entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2007, ai sim ninguem pode ter férias pois já esta-mos avizados que vai ser assim, não como desta vez que fomos avizados no meio de Agosto( está quase bem pois tinhamos 1 mes e meio para preparar-mos as crianças a federação só se esqueceu que as ditas crianças " algumas" JÁ ESTAVAM DE FÉRIAS, como é possivel isto.
Realmente estes comentários têm a sua razão de ser NÃO HOUVE NINGUEM QUE MOSTRASSE QUE ESTAVA BEM TECNICAMENTE,está bem vou dar um certo valor á criança infantil de seu nome Mariana catalão esteve bem no esquema,( apesar de andar a fazer alguns saltos com a recepção no travão- mas isto é um aparte - e aliaz por causa do escalão que é os saltos tambem não podem ser muito diverssos em relação aos outros escalões, automaticamente não pode-mos estar a avaliar todos da mesma maneira.
Porque quem lá esteve, viu, e no final ouviu do comité tecnico, só dá para tirar a seguinte conclusão:
quem fez o esquema do principio até ao fim sem cair Ficou, quem fez o esquema e caiu em alguns saltos, ardeu.
Assim não vamos a lado nenhum outra vez...........pelo amor que tem a patinagem.....dimitam-se, tenham vergonha na cara .....para os atletas sejam sempre unidos, continuem a trabalhar pois a esperança é a ultima a morrer.....cumprimentos

12:52 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

..."quem fez o esquema do principio até ao fim sem cair Ficou, quem fez o esquema e caiu em alguns saltos, ardeu"...
isso não se passou em iniciados femininos..

8:40 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para que todos saibam a avaliação constou em 15 min de treino e depois passagem de esquema como se estivessem em prova. Os outros atletas durante a passagem de esquema estavam fora do ringue. Foi esta a avaliação dos atletas que em alguns casos começaram a treinar à menos de um mês e quando falta pouco mais de um mês para a taça da europa.
Alguém compreende???

8:44 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

em livres ficaram as duas infantis (1ª e 2ª do nacional) e uma iniciada (2ºnacional)

9:24 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Ninguém pode esperar ser compreendido antes que os outros aprendam a língua em que fala." (Fernando Pessoa)

9:35 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

A apresentação da nova Lei de Bases trouxe novidades no combate às injustiças no desporto.

A época desportiva de 2007/08 já deverá ser disputada de acordo com as mudanças introduzidas pela nova Lei de Bases para o desporto. Aprovada em Conselho de Ministros no dia 14 deste mês, a proposta de lei deu, entretanto, entrada na Assembleia da República, estando agendado o debate em plenário para o próximo dia 5 de Julho. Seguir-se-ão os debates para análise e eventual rectificação de pormenores (em comissões especializadas) e, depois de introduzida a legislação complementar e da respectiva promulgação pelo Presidente da República, o diploma deverá "entrar em vigor na temporada de 2007/08". Essa foi a convicção manifestada no auditório da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, em Algés, por Laurentino Dias, secretário de Estado da tutela.

Elaborada na sequência do Congresso de Desporto, que decorreu entre Dezembro de 2005 e Fevereiro de 2006, a nova lei serve, no entender de Pedro Silva Pereira, "para não deixar tudo na mesma".

Com toda uma série de novidades (enumeradas no artigo em anexo), o principal objectivo é o de "generalizar a prática do desporto e da actividade física em Portugal". Em relação à actual Lei de Bases, em vigor desde Julho de 2004 - "tinha 90 artigos, e muitos deles vazios de sentido" -, outra inovação: "Esta é bem mais curta, tem apenas 50, e todos têm significado".

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

PRÁTICA DESPORTIVA: é uma lei que assinala como principal prioridade a generalização da actividade física e da prática desportiva entre a população. Desporto escolar a partir do primeiro ciclo do ensino básico.

SAÚDE E SEGURANÇA: regras de segurança nos serviços desportivos disponibilizados ao público. Seguro obrigatório para prevenção de acidentes.

FEDERAÇÕES: passam a estar subjugadas ao modelo europeu. Terão deveres e obrigações rigorosamente definidos e serão reavaliadas (leia-se fiscalizadas) periodicamente pelo Estado, que passa a suspender os apoios financeiros em caso de incumprimento fiscal ou de segurança social.

LIGAS: passam a ser associações sem fins lucrativos, a estar integradas no interior das federações e a poder admitir, não apenas clubes, mas também técnicos ou praticantes. O Conselho Nacional do Desporto terá o poder de resolver litígios ou impasses entra as ligas e as federações.

ARBITRAGEM: passa a ter estrutura única no seio das federações, embora com secções especializadas para competições profissionais e não profissionais. Rigorosa separação entre quem nomeia e quem avalia os árbitros.

APOIOS FINANCEIROS: proibição do financiamento à actividade desportiva dos clubes que participem em competições profissionais. As comparticipações para equipamentos desportivos estarão subjugadas a contratos-programas e dependentes do parecer prévio do secretário de Estado da tutela.

ALTO RENDIMENTO: desportistas de alto rendimento terão regime especial de apoio no fim da carreira. O conceito passa a aplicar-se, não apenas a praticantes e técnicos, mas também aos árbitros.

AGENTES DESPORTIVOS: reforço do regime das incompatibilidades entre diversas actividades no mundo do desporto, nomeadamente entre empresários e dirigentes, em sociedades desportivas, associações e federações. Proibido ser técnico desportivo sem formação académica ou profissional.

DOPING: consolidação das estruturas de luta contra a dopagem.

9:43 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

-As 3:51 PM ainda recorria no Luso a reunião com os Treinadores logo a falta de credebilidade a dita opnião.
-Os treinadores(os que esteveram presentes) sabem o porque da não convocatoria dos seus Atletas.
-O Estagio foi em dois dias, dois treinos e duas passagem de esquemas.

4:50 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

pela última opinião está completamente de acordo com o que se passou..
deve ter feito parte dos que tomaram as decisões..

5:28 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

e os que nao estiveram também sabem..os atletas nao atingiram 60% dos objectivos propostos..para quem viu os treinos sabe muito bem que não foi bem assim..

5:30 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

E já agora gostava de saber quem é o atleta português que consegue atingir os objectivos propostos pelo comité técnico,em apenas um mês e alguns dias, QUEM !!!!!???? SE CALHAR A COMISSÃO TECNICA CONSEGUE, ENTAO QUE DEMONSTRE.quero ver......

12:30 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem mas só me apetece dizer
MAS QUE GRANDE PALHAÇADA FOI AQUELE FIM DE SEMANA, para alguns atletas de certeza que vai ser traumatizante, pois o " dito" comité tecnico para a patinagem não tem a minima capacidade psicológica para lidar com as crianças e isso viu-se durante o fim de semana e principalmente no final do visionamento....." tu, não vais, tu tambem não vais e tu tambem não, tu vais e tu vais...." pronto ......aqui está o que temos de melhor na patinagem cumprimentos.

12:57 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

se entao os treinadores sabem porque eh que as criancas não vao , isso ja eh bom. eu quando patinava nem uma justificacao davam. mas ouvi dizer que estiveram la atletas que nem sabiam o que tinham para fazer para poderem ir ah seleccao.
eu recebi a minha nao ida por carta 2 semanas depois, andei angustiada durante duas semanas, e os meus pais nem sabiam se iam comigo ou nao aos campeonatos e nao podiam marcar ferias. preferia que assim fosse comigo. vou ou nao vou e prontos. mas afinal quem eh que vai e que nao devia ir??

1:20 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Taça Europa 2006 - França - selecção portuguesa
Os Convocados para a Taça da Europa são:
Livres
Mariana Santos (infantil)
Catarina Santos (infantil)
Ana Catarina Mendes (iniciada)
Solo Dance
Inês Gigante (cadete)
Mariana Barreiro (cadete)
Paulo Santos (juvenil)
Ana Aragão (juvenil)
Amaro Alves (sénior)
Nota: As atletas Íris Martins e Iara Rocha (solo dance iniciadas) tem a sua convocatória dependente da prestação no Campeonato Nacional de Solo Dance.
Após o último visionamento foram excluídos alguns atletas por não atingirem os objectivos propostos tanto a nível global como em determinada técnica específica dos elementos. Eles foram:
- Maria João Quelhas
- Luís Galvão
- Carolina Silva
- Valter Silva
- Bruno Colaço
- Rita Silva
- Ana Costa
Nota: Alguns atletas não apresentaram as técnicas determinadas pelo corpo técnico e assim não demonstrando evolução foram excluídos.

12:54 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Nota: Alguns atletas não apresentaram as técnicas determinadas pelo corpo técnico e assim não demonstrando evolução foram excluídos."

Tiro a conclusão que os Atletas não foram convocados pela prepotencia,falta de humildade ,falta de caracter e educação e respeito dos nossos TREINADORES pelos Atletas e pelo Corpo Tecnico.
Não vale apena estar-mos a criar bode espiatorios .

1:00 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

na missa é que o padre diz amen e todos repetem..
todos temos ideias proprias que devem ser respeitadas e não nos devemos impor aos outros quando ainda não demonstramos nada como treinadores..

1:10 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a conclusão que os Atletas não foram convocados pela prepotencia,falta de humildade ,falta de caracter e educação e respeito pelos treinadores e Atletas por parte do Corpo Tecnico.

1:12 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Sclorari e criticado pelas suas ideias e opções, mas são essas que prevalecessem.

3:52 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

com este ultimo comentário está tudo dito acerca das pessoas que temos na patinagem..e nem vale a pena dizer mais nada..

10:19 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ainda bem que ainda não parecem o scolari embora para lá caminhem. senão começam a ir apenas os amigos. não que não seja já assim não é.

11:13 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

A CRISTINA E O MARIO SÃO DOIS AUTENTICOS VAMPIROS .DEVIAM ENSINAR PATINAGEM NA TRANSILVÃNIA INUTIS.INUTIS MIL VEZES INUTIS!

11:16 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

coitados, coitados dos transilvãnios..:):):)

11:21 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de perguntar ao ct porque é que eles tanto gostam de fazer mal aos miudos? Será que tiveram assim uma infancia tão má ?
Agora as convocatórias:porquê a catarina mendes e não a maria joão quelhas?Porquê a mariana barreiro e não a ana costa ?Porquê a iris e a iara ficarem dependentes do nacional e os outros( a inês gigante, a mariana barreiro , a ana aragão , o paulo santos e o amaro alves)não? porque é que o valter o luis e o bruno ficam de fora ? não atingem os objectivos ? e a mariana santos a catarina santos e a catarina mendes atingem?
Atenção que eu não tenho nada contra os miudos que estão selecionados, fico é revoltado com os critérios usados .Mas com pessoas tão mediocres e incompetentes é normal .

8:52 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

comparar o scolari ao mario é ridiculo.
O scolari já ganhou um campeonato do Mundo. Ficou em 2º no europeu e agora 4º no Mundial.
O mario, cristina e nina nunca tiveram qualquer atleta medalhado internacionalmente. são uma nulidade de treinadores.

11:57 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

é verdade o curriculo do mario enquanto treinador é muito mediocre. ele como treinador tem uma caracteristica curiosa foi despedido em quase todos os clubes por onde passou.
a cristina também tem essa capacidade foi despedida em todos os clubes q treinou.
agora estão os dois no ct.

12:05 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

a cris no fanzeres é uma questão de tempo.

12:06 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boas noites.
Eu só gostava de saber como é que este CT foi parar ao lugar onde està, ouve votações, ou os clubes foram chamados para dar o seu parecer, ou.... sei lá, como foi , sabem explicar??????

1:01 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sem explicação possivel!até o Bush é mais democratico, que ainda não consegiu meter filha nenhuma no governo .Olha ,se o Claro fosse presidente da america, a Condoleza Rice já tinha ido a vida!!!!!!!!!!!

1:17 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boas noites.
Realmente á treinadores em portugal melhores que este CT, SIM porque se bem me lembro( e já ando nisto antes da cris e do mario entrarem para a patinagem)eles nunca foram lá grande coisa como atletas.
Bem vou dar algumas opiniões de bons treinadores( isto a minha opinião ,é claro) começando:
por exemplo, " Pepi" do Rolar, "Cristina Marques" Vila Franca, a Paulinha do Ginasio de Odivelas, e era capaz de haver mais ( desculpem-me os outros não quer dizer que não sejam bons), mas
derivado aos anos que já são treinadores, as escolas que têm, a atitude na presença que demonstram perante as pessoas, sabem o que é ser pai ou mãe,nunca foram selecionadores, e era capaz de haver mais situações (mas não me lembro de mais)estes tres era um caso a pensar, não acham!!!!???? cumprimentos.

1:36 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó 1:17 porquê !!?? não me digas que ele metia lá a filha!!!?? ou então a sargenta , não HAHAHAHAHAHAHAHAHAH ( DESCULPEM mas tive de brincar com a situação)cumprimentos.

2:01 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao. nao achamos ó 1.36!
la por o fernando andrade nao ser pai e ter sido(pelo que me contam) um atleta mediocre, ainda É o melhor treinador que temos em portugal! queria uma creche? arranje-a por ai em lx. quem é essa cristina marques e essa paulinha? para mal deixe estar as coisas como estao.

3:48 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

voto no fernando, na joao gomes e no filipe sereno.
e nao ando nisto á muito tempo.

4:18 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

para responder ao 3:48, não falei no fernando andrade porque ele ja fez parte da seleção e quando la esteve NAO FEZ NADA (eu como disse ando á muito tempo nisto e como tu dizes " tu nao andas, por isso sei do que estou a dizer, e tu não ) se não conheces as duas treinadoras entao nao as podes criticar "para mal deixe as coisas como estao" realmente mais valias tar quieto/a do que vires mostrar para aqui a tua mediocridade.nao tens mais nada para fazer ! se nao as conheces , azar o teu pois sao duas pessoas espectaculares, ainda por cima não percebeste nada do texto que acabaste de ler " anos de treinadores" não se pode dizer isso do filipe sereno e da joãozinha gomes, que não deixam de ser tambem duas pessoas expectaculares. cumprimentos

8:13 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já não vinha cá há muito tempo mas não apontem nomes de treinadores que dificilmente virão a ser opções porque o actual corpo técnico está lá de pedra e cal e tão cedo não sãem dos seus lugares.

O que temos que fazer é olhar em frente, continuar a trabalhar. Se por um lado os atletas podem ficar abatidos com os comportamentos que o CTtoma para com eles agora vamos ver quem é realmente forte, quem são os verdadeiros atletas.

E eu do que falo. Aqueles que vão em detrimento dos que ficam, mas que também mereciam ir, que se cuidem. Alguns dos que não vão como já estavam a trabalhar no duro continuam a fazê-lo de uma forma excepcional. E vão demonstrar aos que mandam aquilo que perderam.

Aproveito para lançar um repto. O CT não quer títulos na taça da europa?
Porque não convocar alguns dos atletas cadetes e juvenis do campeonato da europa? Alguns deles continuam a treinar e inclusive vão participar em torneios em espanha e itália dentro de 2 e 3 semanas..e seria uma forma de não participarem apenas uma vez por ano em provas pela federação a nivel internacional.
É só uma ideia..

10:06 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

A minha selecção para a taça da europa seria:

Livres
Mariana Santos e Catarina Santos (inf)
Ana Catarina Mendes, Maria João Quelhas e Luís Galvão (inic)
Valter Silva (cad)
Juv femininos- 2 do camp europa mais uma do nacional
Juv masc- Bruno Colaço e Daniel Fonte

Solo Dance
O pódio do nacional(inic)
Inês Gigante e mais duas dependendo do lugar do nacional (cad)
Ana Aragão e mais dois atletas dependendo do pódio do nacional (juv)
Ana Costa, Miguel Mangas e mais um atleta dependendo do nacional (jun)
Amaro Alves e Sónia Cardoso (sénior)

10:23 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esta era a minha selecção.
Deixo aqui uma nota que pode ter interesse.

A selecção espanhola leva a estágio uma atleta suplente para o caso de alguma se lesionar.

A selecção italiana leva a visionamento pré-mundial 5 e 6 atletas por escalão. Só assim todos trabalham pq sabem que nada está garantido. E garanto que não é só passagem de esquema a avaliação deles.

Nós que temos menos atletas dispensamo-los. Não pode ser assim.

Ideias

10:32 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó 8:13:
o fernando nao fez nada? pode andar á muito tempo mas nao se deve recordar muito. o fernando foi o que deu o salto da patinagem em portugal. é so ver o trabalho dele. e a joaozinha foi uma excelente treinadora com campeoes que é formada em educação fisica e o filipe tb. mediocre é voce. deixe-se estar em lx.

3:38 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acho que as pessoas estão a divagar ! não interessa para agora ver quem deve ou não ser o treinador da selecção , o importante neste momento é mostrar ao ct o quanto eles são incompetentes, mau caracter, maus condutores de atletas ,arrogantes e
prepotentes!
Concordo com o (a)10:23 assim está bem , uma selecção abrangente e sem "mistérios" pelo meio.Poderia alterar uma ou outra convocatória ou até acrescentar mais alguma, mas no essencial está correcto. Será que os inteligentes do ct não podem aproveitar a ideia?Será que não conseguem ser imparciais e objectivos pelo menos uma vez na vida?

7:51 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ao 7:51 se calhar está com razão somos capaz de estar a fugir um bocado da causa principal, mas mesmo assim peço desculpa mas vou ter de responder ao 3:38 novamente.
Primeiro de tudo não sei de onde tirou a ideia de que sou de lx ( para estar a falar assim devo ser seu conterraneo ( SOU DO PORTO)segundo continuo a dizer-lhe que você NÃO SABE INTERPRETAR OS TEXTOS AQUI ESCRITOS, se não veja e passo a citar" NAO FEZ NADA QUANDO LÁ ESTEVE NA SELEÇÃO" percebeu agora ou quer que lhe faça um desenho.Em relação ao filipe e á joaozinha ( de quem gosto muito)não tem ANOS DE TREINADORES FOI O QUE EU DISSE
E já agora para o/a esclarecer deixe-me dizer-lhe o seguinte,
"O Fernando foi o que deu o salto da patinagem em Portugal.É só ver o trabalho dele".
Realmente o fernando deu o salto muito grande deu sim senhora de Portugal até Itália, e se tiver dúvidas é muito simples pergunte ao pai do manuel Magalhães, ao pai da Diana Ribeiro ao própio Filipe sereno e o seu par de dança A bonita Sara Pinto, QUANTO É QUE GASTAVÃO QUANDO OS FILHOS TINHAM DE IR PARA ITÁLIA OU OS ITALIANOS TINHAM DE VIR PARA PORTUGAL, pergunte-lhe, vá, assim na altura qualquer treinador era bom treinador Atenção que não estou a criticar quem ia se tivesse-mos possibilidades na altura tambem iamos, mas é assim que o Fernando é o melhor treinador português , como vossa ex. diz.
Entao lhe digo que NÃO PERCEBE NADA DO QUE DIZ, ATÉ lhe dizia mais mas assim ficava a saber tanto como eu.
M E D I O C R E, SIM
CUMPRIMENTOS

11:06 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

voce quer dizer que o fernando andrade entao nao presta para nada? que so conseguiu coisas pelo trabalho dos outros e à custa do dinheiro dos pais????? e diz que é do porto??? arranje dinheiro também. isso cá para mim é muita dor de coto!!!!
nao deve viver neste planeta mas é!!!!! e os atletas novos que ele tem? nao valem nada?
a joao nao tem anos de patinagem como treinadora??? que eu saiba esteve no alfena anos e foi treinar para o clube do mario o gondomar e foram bastantes anos e fez muitos campeoes! nao lhe chega? e o filipe? é um treinador que tem dado que falar!!! e as que voce fala tenhem assim tantos anos?? so se for em cada pe.
esteja mas é calada e nao seja mal agardecida!!!

12:34 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

o fernando ainda bate a leguas todos os treinadores!!! e quem diz o contrario que tenha a coragem de o dizer e lave a boca depois.a senhora deve ter é muitos anos de vida!

12:37 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

voto na Joãozinho Gomes. o resto não percebe um c.... de patinagem.

9:59 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

a Joãozinho Gomes esteve no fcporto e acabou com a secção de patinagem artística. a Joãozinho Gomes esteve no alfena e nada fez. a Joãozinho Gomes esteve na academica e só pensava nos pares artisticos, campeões nada.
gosto muito da Joãozinho Gomes mas como treinadora é mais do mesmo.

eu também gosto muito do filipe. mas do filipe não vejo nada. quem trabalha é o fernando, é ele quem faz a escola.
o trabalho do filipe sozinho é apenas visto no marco. e estamos falados.

10:46 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

o fernando é bom treinador. dos melhores senão o melhor. mas não se deve estar a acumular cargos.
corre o risco de seleccionar os seus. foi o caso quando lá esteve. pode até ter razão mas é sempre mal visto. para cristinas claros já chega

tambem foi caso da helena dias que escolhia os seus quando era seleccionadora.

10:57 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

o mario e a cristina são aquilo que sempre foram. mediocres.

nos pequenos clubes por onde passaram foram dispensados.

a cris na juventude pacense só ficou enquanto a mãe era seccionista
neste grande clube federação só fica até os pais sairem.
estão à espera de quê?

11:00 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

A FEDERAÇÃO PRECISA DE SER RENOVADA, ISTO RELATIVAMENTE A QUEM A DIRIGE PORQUE ASSIM CONTINUA A DESGRAÇA.

11:07 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

as pessoas falam do que nao sabem..
nao sabem o que é treinar clubes com 60 e 70 atletas, pensam que um treinador faz tudo sozinho..
não sabem o que é treinar clubes com dois e três treinos por semana, pensam que o trabalho cai do céu..
cada faz o que pode com as condições que tem..
ou já viram algum bom atleta a treinar duas vezes por semana?? nem nos grandes clubes quanto mais nos pequenos..

12:04 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

não sei se sabem mas a Sara Locandro que está sempre na porta com os atletas dela nas provas quando viaja pelo mundo a dar treinos (e chega a estar mais de um mês fora de itália) os atletas dela ficam com os treinadores dos clubes deles.
já viram esses treinadores aparecem nos europeus e mundiais tirando a da Sbei?

12:16 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

qq nome sera sempre criticado.

12:34 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó 10.46 essa dor de coto.
vê-se mesmo que não sabes do que falas.
ou então com os anos que tens na patinagem a dor de coto deve ser mttttt grande mesmo.
abre os arquivos e consulta-os bem.

12:46 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

nem todos os treinadores têm que ser os melhores. há tantos treinadores que trabalham duro, com humildade para aprender. mourinhos só há um. o resto é imitação.

12:54 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

o problema é esse!!!!!!
os piores vão para os lugares dos que trabalham!!!!!!!!!!!!!!

2:45 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó 12:46 onde estão os arquivos?????
para consulta?
marios só há um. o resto é imitação.

2:47 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

mau era se fosse o contrário

4:43 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

andamos aqui a criticar e desviamo-nos das questões centrais..
pq tanta crítica?
pq não trabalham em vez de criticar quem quer que seja.certamente todos fazem o melhor no lugar que estão.quando é preciso trabalhar certamente todos fazem o melhor que podem.
agora quando apenas é preciso escolher sobre o trabalho dos outros aí torna-se complicado.
e nao vale a pena estarmos aqui a divagar para saber quem é melhor que os outros e a insultar e criticar o trabalho dos outros (bom ou mau). os resultados veem-se nas provas nao nos comentários que põem aqui sobre o trabalho dos treinadores e atletas.
aí sim vê-se quem são os melhores. embora aí não se veja as horas que os atletas treinam e tiram-se muitas vezes ideias erradas sobre os mesmos.

4:54 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

os arquivos estao na memoria de cada um que passou por esses tempos e que continua neste mundo.
nessa altura as tecnicas eram outras, as condições muito diferentes, as mentalidades entao..
nao se pode comparar trabalhos quando as condições dos mesmos são tão diferentes de clube para clube.

5:06 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

O corpo técnico nunca foi tão falados!!! está bem que são sempre os mesmo a lançar postas, 2 ou 3 mas mesmo assim....
falam mesmo muito sem saber pévia.
desde que foram atletas mediocres a serem isto e aquilo...ehehehe. daí se vê ou que nao sabem do que falam, ou então são o que parecem ser - maus carácteres.
Não liguem! continuem que isto precisava era de uma limpeza!
Dantes porque era tudo feito em copas....agora que é tão publico, que conversas entre treinadores privadas a explicar razões de opção (coisa jamais vista) vêm para aqui a lume, sabe-se lá por quem, atiram pedras.
preso por ter cão, preso por não ter.
Fazem muito bem que isto cheirava a mofo desde cima a baixo!! e ainda bem que calha com a entrada do novo regulamento e ano, assim vem tudo de uma vez!
Força!

1:52 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

pq tanta crítica?
é melhor fazer um desenho ao 4:54

pq não trabalham em vez de criticar quem quer que seja. Esta boquita é para o corpo técnico.

11:10 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

antigamente cheirava a mofo
agora cheira a leitinho

dantes era tudo feito em copas....agora é com espadas, com arrogancia

11:14 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó 11:10, pedes que o corpo técnico trabalhe. entao nao foi o que fez??? limpou 7 atletas de uma rajada só. e espero que limpe mais para aí! e pelos vistos limpou e disse porque limpou.
afinal quem é que não trabalha? só se for voce e eu que perdemos tempo aqui!
mas digam lá! eu quando soube quem saiu disse " até que enfim"!!! ACHAM QUE DEVIA IR ALGUEM QUE NAO VAI? se acham DIGAM, senao concordem comigo que foi um trabalho bem feito.
a patinagem cheirava a mofo. todos os anos a mesma coisa. um clube a dominar no porto. onde ja se viu? nem o fcp agora com o rui rio!!!
mas pelo menos o fcp tinha títulos bem ganhos. agora que o fanzeres ja nao domina os juizes no porto a quem é que eles vão ajudar?ainda bem que aconteceu. e percebe-se bem de onde vêm estas bocas todas. eu sou a favor do CT a trabalhar assim. venham muitos. muitos clubes sofreram à custa dessa gente que cafezinho aqui e ali ia conseguindo tudo o que queriam e eu estive incluído. a verdade é que para mim vai quem tem valor e fica quem precisa de treinar mais.
trabalhem também. ou demitam-se.
mas também digo ao CT que ou continua assim ou então bem se pode demitir também.

9:49 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quer que diga o que acho?
Ir a catarina que caiu em tudo, e só sabe abrir os braços para a frente e para trás e rir-se e ficar a maria joão é uma injustiça!
Esses palhaços do corpo técnico fecharam bem os olhos. e compara-se a iris à iara que só tem pernas? se a iris não tivesse tido um deslize ela ia ver se ficava no lugar em que ficou. Como a daniela pinto era a atleta queridinha do mário lago e a académica foi dele, agora é tudo para eles. Ainda não tinham percebido isso? Acordem! Só assim se percebe a injustiça da maria joão não ir!
queria saber? prontos.

10:15 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente sabe-se de onde vem isto tudo.

12:18 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

olhe que se engana pois não sou do clube que está a pensar

9:11 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas estive presente e vi o que se passou

9:12 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

trabalhar bem seria convocar um numero mais alargado de patinadores para as selecções.
olham o exemplo de italia e espanha.
assim nao tinhamos casos como este ano. a 2 e 3 de solo dance infantis e a 3 de solo dance iniciados vão ficar em casa. nao estavam nas selecçoes distritais?

9:27 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

está visto o 9:49 pertence às pessoas q agora gostam do CT e que são as mesmas que dizem q já foram prejudicadas. no entanto as injustiças continuam. só que agora não é com elas.ficam contentes com o mal dos outros.
o problema é este na patinagem, divide-se para reinar
quem sofre na pele são as crianças que são o joguete dos adultos de mau caracter.

11:16 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

o mario tenta compensar a daniela pelo mal que lhe fez qundo ela era atleta.
e agra da-lhe tud.
so nao ve quem e cego

11:21 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

trabalhar bem o CT????
em cima do MUndial ainda não convocou ninguem!!!
Trabalhar bem??? quando em abril queria os esquemas prontos e inalterados até ao europeu?
trabalhar bem, ao mandar crianças trabalhar nas férias para depois as mandar embora da selecção? não as acompanharam no esforço de férias?. só servem para criticar e deitar abaixo.
hà atletas q vão ficar traumatizados por causa deste CT que trabalha mal.

11:27 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acabarem com os sonhos de uma criança dizendo-lhe que não vai a determinada prova quando esta se encontra no meio de todos os atletas e acompanhantes que assistiam à reunião apenas com a justificação que não tinham atingido os objectivos propostos. Assim seco e duro. É triste. Muito triste. Gente assim não devia lidar com crianças.

11:45 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Custa-me a acreditar no que dizem.
Ele não pode ser o durão que dizem.
Lembro-me dele quando criança, era amoroso, bebia o seu copinho de leite dado pelo seu pai durante os treinos. Criança simpática e divertida.
Se hoje em dia se arma em mauzão esquece-se quando era uma adorável criança sempre foi amado por todos.

11:56 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

:):):)

12:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

estamos a discutir o sexo dos anjos?

12:28 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó 9:11 estiveste lá e concordas com o 10:15?
deves ser cego ou cega.
por ti até o rapaz ia e o valter também.
tu deves ser da velha guarda que mamavas a custa de irem todos. se calhar ate houve umas do teu clube que la puseram os pés!

3:13 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Temos mais uma dupla na patinagem!!O chapouto e o manuel. pela primeira vez apareceram em publico!
isto é do que se esta a precisar. sangue novo! espero que façam um bom trabalho pela patinagem em portugal!

3:29 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

9,11 claro que sei quem és, e até consigo ver a manchinha na cabeça.

3:36 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que a luisa e o wilson vão para o rolar treinar com o manel. é verdade?

4:02 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

se tivesse só a manchinha na cabeça...

4:05 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a da mancha à muito que anda a meter nojo. é outra familia que tal.

4:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bolas para quem sejam pessoas coerentes e civilizadas, a tentar meter miudos nas selecções para um Taça da Europa em que os outros paises levam as 2ª escolhas! Trabalhem para a qualidade para ideias coesas e construtivas!
Não sejam mesquinhos e não queiram se meter ao mesmo nivel dos que estão a prejudicar a Patinagem Artistica, Porque trocar mal por mal acho que ninguem quer, e pelos que vejo aqui todos querem que quem esta no poder saia para vcs irem para la. E qualquer pessoa de bom senso vê que, mal por mal deixemos ficar quem lá esta.
Para quem meter mais gente na selecção da Taça da Europa? Para ficarmos desiludidos, porque os seleccionamos eles deram o seu melhor e depois ficam na cauda da classificação.
Dou 10.0 ao trabalho e esforço de todos os patinadores que actualmente andam em provas nacionais e que andaram em tempos anteriores, Dou 10.0 a todos os dirigentes dos clubes que por gosto da patinagem levam horas a fio nos pavilhões. Mas dou 0.0 a todos os que criticam so no intuito de destruir de promover um seu atleta e apenas isso e fechar os olhos e virar as costas ao trabalho que vai dar a todos tentar impulsionar a Patinagem Artistica PORTUGUESA para o crédito Nacional e bons resultados internacionais.

É uma vergonha saber das novidades da Patinagem Internacional de todas as alterações técnicas, apenas pelas vias exteriores, Saber que toda a europa sabe que vamos ter uma Campeonato Europeu de SHOW e PRECISAO em PORTUGAL (PORTO), quando no site da principal interessada do sucesso da prova nem uma referencia existe.
Pois é os mesquinhos somos mesmo todos nós que andamos de costas viradas e a sujar o ringue de Pedar para todos cairmos no ridiculo da Europa,

A Italia é a super potencia da Patinagem.
Os Espanhois ja nos deixaram a Kilometreos.
A França a Eslovenia estão a ficar ao nosso nivel e os outros vem já pegadinhos.
Como tudo neste pais hospitaleiro não tarda muito estamos como em todas as estatisticas -

Nos Primeiros 3 mas a contar do final da Folha.

Gostei do ar de cumplices de todos em Serpa,
Gostei de ver tudo de armas no Bolso prontos a espetara nas costas dos que dão passos em Falso.
Gostei de ver hoje o Gondomar a promover a patinagem na RTP1, mas muito timidamente a Referir uma prova europeia no nosso pais, quando em qualquer outra modalidade quando lá vai o que reforça são as provas internacionais que organizamos cá.

Pois é são os Patins que temos

8:26 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só uma coisa. A frança e a eslovénia já nos passaram à algum tempo. Não participam só em campeonatos da europa e taças da europa mas também em muitas provas espanholas e italianas. Essa é a grande diferença em relação a nós.

11:27 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu até estava para escrever aqui umas coisas interessantes (curiosidades)sobre a nossa história da patinagem. Mas depois de ler o que li neste blog, nem me atrevo a tal... Acho que este local não o merece. Como tal ficará para um outro local o reavivar de momentos e da história.
Cada macaco no seu galho!
E não se esqueçam: Os cães ladram e a caravana passa.

11:35 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao permitam que humilhem os nossos atletas

11:56 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

a humilhação foi qd lhes disseram seca e publicamente que não iam ou no caso de irem fazer provas vergonhosas???

2:14 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que 4 atletas infantis sairam da académica e foram para o novo clube da bela pq não tinham a atenção das treinadoras, entre elas as primas da catarina mendes. é verdade?

4:20 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

é. e a conta telefónica axo k prejudicou a familia. mas agora sempre entra mais algum. e com os contos acima dos patins mais algum. acho k agora esta melhor porque usa luvas.

6:24 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal a piranha é outra! á coisas muito engraçadas. andava a queixar-se e á primeira soube bem cuidar da vida. agora é que as primas vao ter toda atençao. vai ser atençao bem perto das orelhas. esperem para ver como elas saltam. saltam nao. pinchão!

11:00 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

luvas?

12:08 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

este é só para ser o nº 100

8:53 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Patinagem não é para quem quer É PARA QUEM SABE!!!!!

12:06 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

por isso anda muita gente a falar mas poucos sabem o que dizem.

12:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já ninguém se entende....
Deixem as crianças e os pais irem para onde se sentem melhor.. ou da mesma forma, ficarem onde se sentem melhor
Se assim for, está tudo bem.

Ninguém está preso a um clube eternemente...
se não está satisfeito..porque não mudar...
acontece em qualquer desporto, na escola, no emprego,até no casamento.
Porque é que não há-de acontecer na patinagem artística!!?

5:07 da tarde WEST  
Blogger HM said...

Venho mesmo muito atrasada!!!
Mas sempre a tempo, digo eu. Pelo menos a tempo de verificar que este blog não permite comentários anónimos. Não permite agora....
Li com muito interesse as intervenções sobre os convocados para o visionamento, os seleccionados e a forma como foi desenvolvido o processo.
1º - Relativamente à pedagogia utilizada pelo CT nas relações com os atletas, não deveria surpreender ninguém. Afinal, continuam coerentes à sua imagem e semelhança: prepotentes e sem o mínimo de sensiblidade. Pedagogia desportiva?! Sabem lá eles o que isso é!!!
2º - Interessante constatar alguns nomes para possíveis seleccionadores. Destaco um: Pepe, se for tão isento quanto o é na avaliação dos atletas nas provas nacionais, nomeadamente se se pertence ou não ao rollar ou se se pertenceu, ficamos esclarecidos.
3º - Referiram o nome de Mariana Barreiro, errata, BarreirA, questionando-se as razões de ter sido seleccionada. Não confundir convocatória para visionamento e selecção.
A atleta visada não foi seleccionada logo no melhor ano da sua carreira!
Iara, ficou de fora!
Se tivessem tido treinos particulares com um dos responsáveis do corpo técnico, não duvidamos que teriam feito parte dos seleccionados.
Há nomes intocáveis por mais fraca que seja a sua prestação, quer seja atleta, quer seja dirigente....até um dia!
Eles esquecem-se que se ainda existe patinagem artística e alguns poleiros a ela relacionados, é porque os pais dos atletas continuam a investir, quando a crise não o permitir mais esses reis e senhores irão concerteza pastar rolamentos e rodas.........

3:03 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter