segunda-feira, março 26, 2007

A MÚSICA - o Rítmo e o Movimento- parte 3 (fim)

Como se disse o rítmo faz parte de tudo que existe no universo, é um impulso, o estímulo que caracteriza a vida.
Em geral, o rítmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenómeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do rítmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do rítmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico que pertence à linguística.
O rítmo pode ser lento, moderado ou acelerado.
Para se dançar ou cantar uma melodia deveremos compreender as variações rítmicas que podem ocorrer.
O rítmo possui factores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica.

a) Intensidade - pode ser forte e fraca. Normalmente acentuamos a primeira ou a última figura musical de um agrupamento rítmico.
b) Duração - é quando a intensidade forte ou fraca, soa por um determinado tempo. Figuras musicais com menor duração, rítmo acelerado; figuras musicais com maior duração rítmo lento e com moderada duração.
c) Métrica - É a ordem e a medida do rítmo, representada pelos compassos binários, ternários, quaternários e pelas figuras musicais que preenchem esses compassos. O compasso binário é representado pelo número fraccionário designado de símbolo musical 2/4 e equivale a dois tempos na frase melódica; o compasso ternário (3/4 - três tempos); o compasso quaternário (4/4 - 4 tempos)

O Movimento:
Tudo o que vive tem movimento, é a mais pura expressão da existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver. O movimento no homem determina a acção corporal que é representada pela expressão da corporidade. Através dela, o homem comunica, alimenta-se, trabalha, em síntese, vive.

Pode-se considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos do espaço, também como uma característica de todo ser vivo.
A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela preocupa-se tanto com o movimento em si quanto com aquilo que o faz existir, inexistir ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento). Se, ao invés disso, se procurar compreender as causas do movimento, as forças que movem ou cessam o movimento dos corpos, ter-se-á estudos da parte da Mecânica chamada Dinâmica (do grego dynamis, força). Existe ainda uma disciplina que estuda justamente o não-movimento, corpos parados: é a Estática (do grego statikos, ficar parado).
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica.
Através do movimento pode-se expressar o rítmo, dançar a melodia e agir em harmonia com ela.
O movimento na dança é a materialização do corpo na conduta humana, é uma forma de comunicar.
A música tem uma influência enorme no movimento. Movimento e a Música caminham juntos, completam-se.

Dentro do se pretende abordar neste post, podemos dizer que existem factores básicos no movimento - tempo, espaço, fluência, peso.
Tempo - numa sequência de movimentos o tempo é resultante da combinação de unidades de tempo representada pelos símbolos musicais. Sendo que estes, possibilitam a formação de um compasso musical, podendo ser ele, lento, moderado ou rápido.
No tempo, encontramos a pausa, que é a interrupção do tempo num compasso musical. A pausa tem a mesma duração da unidade de tempo equivalente. Está associada a métrica, faz parte do compasso, ou pode preencher um compasso inteiro (veja-se os tempos nos passos das danças obrigatórias).
A pausa corresponde a um momento de silêncio na música, eventualmente um momento estático. A duração da pausa está associada a métrica, faz parte do compasso, ou pode até preencher um compasso inteiro.
Espaço - É o trajecto percorrido pelo movimento, onde se inicia o seu percurso e onde termina. Dentro do espaço encontramos a cinesfera. A cinesfera é o espaço individual do corpo que se movimenta. Seu limite e alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e/ou inferiores, podendo ser com ou sem deslocamento.
Fluidez - é a ligação sem interrupção entre um movimento e outro. Por vezes harmonia e fluidez podem confundir-se.
Peso - Pode ser forte ou pesado, ele é a energia do movimento e analisa o movimento em termos da quantidade da força usada para realizá-lo.
Na Patinagem Artística sobre rodas o peso é um dos aspectos que os técnicos devem estar atentos e trabalhar com vista a “diminuir” o impacto estético do peso, o qual reduz a espectacularidade desta modalidade.

Nada melhor do que a dança... seguramente, como base do movimento, será o caminho a seguir para que a Patinagem Artística sobre rodas alcance o mesmo espaço conquistado pelo gelo.
Free Hit Counters
Free Counter