segunda-feira, maio 29, 2006

Torneio Nacional de Infantis 2006

Estive a ler o post referente ao ano anterior
http://patinar-artistico.blogspot.com/2005_05_01_patinar-artistico_archive.html

Infelizmente a história repete-se.

Livres Fem: 2006: 26 atletas - em 2005: 23
Fig. Ob.Fem: 2006: 18 atletas - em 2005: 18
Livres MAsc. 2006: 11 atletas - em 2005: 10
Fig. Masc.: 2006: 5 atletas - em 2005: 5
Pares Ar.: em 2006 5 pares - em 2005: 7
Dança: em 2006: 1 par - em 2005: 3

Deveríamos aproveitar, já que estamos numa fase de novos regulamentos, pensar bem nos escalões de iniciação à modalidade.
O sistema que temos está completamente errado.
Não é possível que num Campeonato Nacional de Infantis que deveria haver 200 atletas só estejam 70. É um erro.
O Nosso futuro na patinagem não pode passar por apenas estes 70 atletas.
Temos que aumentar o número de participantes nos Nacionais de Infantis. Agilizar mais as provas. Neste tipo de provas, não se justifica a recolha de notas. É tempo morto a mais. Dá má imagem ao já pobre espetáculo.
Este escalão de iniciação à modalidade, se for pensado maduramente, pode ser a chave de sucesso para a modalidade daqui a 5 anos.
Para isso, sugiro que introduzam um programa curto, com elementos obrigatórios. Relativamente ao programa longo, este deverá ter as limitações agora impostas.

Programa Curto (1:45 minutos)
Dever-se-ia premiar o fácil e o bem executado. Onde a correcção do movimento também fosse avaliada:
Por exemplo, seria obrigatório apresentar
1- um lutz (ou um salto de uma volta),
2- um pião em baixo,
3- uma ligação com cinco saltos (um deveria obrigatoriamente euler).
4- Ligação de piões (que só poderiam ser em cima ou em baixo).
5- Passos de ligação (o desenho de acordo com o que sai )para os restantes escalões.
6- Avião (só frente ou só para trás) com mudança de rodado.

Os piões deveriam ter, no mínimo, 3 voltas. Quem fizesse mais de 5 voltas, teria uma bonificação na nota. Se fizer mais de 7 voltas, voltava a ter uma bonificação. Quem fizesse menos voltas do que 3 era penalizado.
Os saltos executados deveriam ter extensão (no voo) e as saídas com rodados marcados no chão (a saída do último salto deveria ter, pelo menos 1 metro de comprimento) a graciosidade nos movimentos também deveriam ter uma especial atenção.

Ou seja: FÀCIL E BONITO (neste escalão de iniciação à Patinagem Artistica)

O esquema deveria ser bem patinado com velocidade (para frente e para trás) e os passos de ligação deveriam ser bem executados (os passos deveriam ser apenas estes: chassês/três/Mohawk/Swings/cruzados), se os passos forem executados com rodados será mais cotado. Nos passos de ligação o atleta não pode usar os travões.

Insito: Durante as provas não haveria recolha de notas, há necessidade urgente de eliminar as pausas entre cada prova.
Os juizes não podem ser, pela pior das razões, o centro das atenções. A patinagem existe porque há atletas e não por há juizes.Percebem?

POR FIM:
Uma grande ideia (que não é minha): Nestes escalões de tenra idade -onde a força e a coordenação motora são diferentes de ano para ano- deveria haver resultados por ano de nascimento. Ou seja, os infantis patinavam todos por uma ordem de sorteio, mas depois as classificações seriam de acordo com o ano de nascimento.
Este processo de aprendizagem tem só vantagens.
Agora falta saber se os senhores da federação, preferem esta alteração, ou pelo contrário, preferem começar as provas às 3 da tarde e acabar as provas às 6 horas.
É o presente modelo o futuro da modalidade?

13 Comments:

Blogger patinador said...

A classificação através do ano de nascimento também deveria ser aplicável ao escalão dos iniciados:
iniciado primeiro ano
Iniciado segundo ano
Com o mesmo regime, por exemplo, Livres Femininos: patinam todas juntas, de acordo com o sorteio (no curto) e classificação geral (para o longo) no final das duas provas sai uma classificação de acordo com o ano de nascimento. Obviamente podiuns diferenciados. Isto só vai moralizar os atletas. E a criar etapas de evolução lógicas.
Em Espanha e Itália fazem isso.

1:11 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a proposta apresentada! Fazer chegar estas propostas a quem de direito.

2:05 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

como não é para dizer mal já ninguem escreve. quando se fala a sério da modalidade é o silêncio.

4:39 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

andam por aí um grupo de clubes a reunir. ora cá está uma boa proposta de alteração do regulamento. estão à espera de quê??????

4:44 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Um bom tema de conversa seria falar sobre os visionamentos. Tanto os que já ocorreram como o que está marcado para dia 10 de junho.
E já agora que fossem revelados alguns pormenores sobre as considerações que foram feitas aos atletas pelo corpo técnico e enviadas aos clubes.
Algumas delas são autênticas "obras de arte" da invenção..

5:33 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Mariana Santos pela sua honrosa classificação! Que continue sempre assim a lutar! O mérito é sempre dos atletas e treinadores. Pena foi que nem todos os atletas apurados para os nacionais pudessem competir! Mas a vida é assim ... Apesar de a inveja e a vingança serem coisas feias, há quem paute o seu comportamento por elas.

5:55 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Feio, feio é a acusação infame, a instigação ao incumprimento da legalidade,a bajulação, a mentira, a maledicência, a calúnia...

Muitos parabéns à Mariana, que esteve fantástica, e a todos os meninos que, com toda a certeza, tentaram dar o seu melhor!

12:09 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acredito que a patinagem vai levar novo rumo! Acredito e desejo que realmente seja orientada por forma a motivar as crianças e os jovens para a sua prática, e a contribuir para o seu desenvolvimento salutar.

12:48 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

É verdade! Também é muito, muito feio a acusação infame, a instigação ao incumprimento da legalidade, a bajulação, a mentira, a maledicência, a calúnia ... Não me identifico com tal.
Dirijo também os meus sinceros parabéns a todos os atletas que tiveram a oportunidade de participar e que tentaram, seguramente, dar o seu melhor.
Só lamento que aqueles que lutaram também para isso tenham sido impedidos de o fazer.
Viva a patinagem e o desporto. Espero ainda e de igual modo que a patinagem seja orientada por forma a motivar as crianças e os jovens para a sua prática e o seu desenvolvimento salutar, sem as guerrinhas e mesquinhices dos adultos.
O 5.55

12:08 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Então! Pelo que vejo serviu-lhe muito bem a carapuça!

12:51 da manhã WEST  
Anonymous Anónimo said...

ilegal é viver á custa do trabalho dos outros. infame é não deixar as crianças patinar. mentira é fingir o que não se é. infame é usar o poder dos pais para atacar crianças e jovens.

3:07 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente... é isto tudo... e tudo o resto!

4:10 da tarde WEST  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao podium de infantis.. apesar de dizer que está muito fraco, penso que as primeiras 3 classificadas mostraram ter um enorme potencial prometendo a portugal um merito futuro !!

3:44 da tarde WEST  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Counter