quarta-feira, janeiro 31, 2007

Reciclagem de Juizes: o Tsunami informativo

No passado Domingo (dia 28-1-2007) realizou-se na área da Associação do Porto uma acção (apelidada) de reciclagem para juízes de Patinagem Artística. No sul decorreu no Domingo anterior (21) e não recebi ecos de como decorreu.

Dizer que estas acções são muito importantes é uma banalidade.

Mas como a última do género ocorreu há 5 anos, estas banalidades na Patinagem Artística têm que ser repetidas e repetidas à exaustão.

Nunca é demais dizer que a próxima acção já deveria estar calendarizada, porque são importantes :) . O que infelizmente não acontece.

A matéria técnica era e é muito extensa. Introduziram-se muitos pontos de relevo. Basta lembrar que quase tudo era novo. 1- Novo Regulamento de PA;2- Novos “testes” (agora chama-se certificado de aptidão, com várias provas); 3- Novo Regulamento da CIPA 4- Novo Regulamento da CEPA;5- Novas regras técnicas 6- Novo manual de Dança 7- Novo Guia de ajuizamento.
Enfim, muita coisa nova para tão pouco tempo.

São matérias que atendendo à quantidade e qualidade dos assuntos mereciam outro tempo de leccionação e outro cuidado na apresentação aos juízes. O prelector tinha pela frente uma tarefa verdadeiramente Ciclópica.

O assunto é demasiado importante, sério e extenso para que em dez horas (cansativas), os juízes conseguissem, eficazmente, absorver o “Tsunami” informativo.

O erro está no planeamento e na forma como as coisas são feitas.
O que seria uma boa acção tornou-se numa acção cansativa e prejudicial para todos os juízes.
Penso que ninguém saiu beneficiado...

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Patinagem Artística na FPP: O surrealismo comunicacional

Já se encontra no site da FPP:
o Plano de Trabalho das Selecções de Patinagem Artística – 2007

Este Plano é, objectivamente, sintético e manifestamente incompleto.
Não diz quais os objectivos para cada uma das Acções. Nem enumera os critérios e a base de trabalho do(s) autor(es). A falar em autores quem é que fez o documento (o Conselho? o Fiscal? a Direcção? o Comité?)
Mais estranho é (ou talvez não) que o dito documento nem sequer tenha uma data.
Trata-se de um lapso? Ou estamos perante uma qualquer reserva de princípios?

O mistério continua...
Publica-se um documento no site da Federação e nem sequer existe um comunicado ou uma informação suplementar, sobre este Plano.
Naturalmente que, desta forma, quem não tiver acesso à Internet, está info-excluído!
Tive o cuidado de verificar os Comunicados n.º 01/2007 de 4 de Janeiro, o n.º 02/2007, de 11 de Janeiro, o n.º 03/2007, de 17 de Janeiro. Este ano de 2007, em lado algum dos comunicados se fala de Patinagem Artística.
Nem neste último comunicado (03/2007) menciona a reciclagem para Juízes, a qual consta na Página Principal do site da fpp. Paradigmático?
Atenção aos Info-exluidos: a federação só aceita comunicar com os que têm acesso ao advento da comunicação electrónica da dados, os outros vivem à margem dos Planos e das actividades federativas.
Como se disse, em nenhum daqueles comunicados se menciona o dito Plano de Trabalho da Patinagem Artística para 2007. Será o dito Top Secret? Não quero violar o segredo de justiça!
Ficamos com uma sensação estranha. Quando dentro da mesma federação temos a oportunidade de ler as acções e métodos de trabalho das outras modalidades (hóquei e corridas), ficamos com dificuldade de entender este tipo de procedimentos na Patinagem Artística. Será um género de sub-mundo? Não têm razão para isso... digo eu....
Será que têm dificuldades de comunicar, como fazem nas outras modalidades? Só nos "falam" através de um colorido quadro, o qual, de concreto, pouco ou nada nos transmite.
Deve haver uma explicação. Confesso que não a alcanço.


Agora "viajando" sobre o referido Plano de Trabalho verifico que:
no mês de Janeiro estavam previstos três Estágios de Selecção de Talentos (7, 13 e 14).
Ao que parece nada foi feito. Nada foi dito.
Como é possível um Plano de Trabalho publicado em Janeiro (provavelmente, depois de 13 de Janeiro) onde se inclui duas actividades que não foram liminarmente realizadas?
Deve haver uma justificação...

P.S.:
No caso do referido Quadro estar em segredo de justiça, então, peço-vos: por favor quando lerem este post, finjam que nada sabem. Vamos fingir... que nada sabemos.

Quando recebermos o comunicado, vamos abrir a boca de espanto. Está bem assim? Obrigado!

Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto

No passado dia 16 de Janeiro de 2007, foi publicada a Nova Lei de Bases do Desporto (agora passa a ter pretensões mais abrangentes), que foi pensada tendo em conta uma realidade única desportiva, ou seja o Futebol.
Todas as restantes modalidades devem-se "formatar" de acordo com o modelo futebolistico. Realidade bem diferente das ditas modalidades amadoras.
Para quem se interessa destas questões, pode ter acesso à
Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto. in:

terça-feira, janeiro 09, 2007

ACÇÃO DO DIA 6 NA APP

Na vida não há nada que se plante e dê frutos de imediato.
Na Patinagem Artística essa regra também se aplica. Com esta constatação: onde existe terra queimada as plantas têm maior dificuldade em crescer.

As várias acções planeadas pelo Gabinete Técnico da APP (conjuntamente com outros agentes) têm objectivos a médio prazo. Não vamos fazer tudo. Mas vamos fazer. Aos poucos vamos caminhando.

Foi com agrado que se constatou a adesão e abertura de todos os participantes neste evento.

Houve certamente muitos aspectos que podiam ter corrido melhor. Estamos atentos e dispostos a corrigir tudo em prol da modalidade. Como é habitual existem sempre os que não aparecem mas que criticam. Se nada se faz é porque nada se faz. Se se faz é porque se faz.

As criticas desde que construtivas têm algo de divino. As destrutivas, nem o Lucifer as quer ouvir...

A acção dupla do dia 6 está sumariamente descrita em :
http://gabinete-tecnico-da-app.blogspot.com/

O Bom Ano para todos. Um 2007 cheio de tudo de coisas boas!

sábado, janeiro 06, 2007

Regulamento CEPA para 2007

Novamente à distância de um botão do teclado, o regulamento CEPA 2007:
http://cerskating.eu/dossier/regs/cepa_reg.pdf

O Mundo passou a ser globalmente mais pequeno. Portugal deixou de estar na periferia da europa ao nível da informação.
O problema são as mentalidades...

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Reciclagem Anual de Juizes de Patinagem Artística

No site da FPP diz:
"Na sequência do plano de trabalho da Patinagem Artística para o ano de 2007, foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Juízes e Calculadores a realização de uma acção de reciclagem para todos os Juízes Nacionais/Estagiários. Esta acção tem o intuito de transmitir, esclarecer e preparar todos os Juízes Nacionais/Estagiários para as competições que se avizinham.
Será efectuada num dia, com o início às 9 horas e término pelas 19 horas. Na medida de ser compatível com a vida pessoal e profissional de todos os juízes, irão ser efectuadas duas sessões em dias e locais diferentes:
21 de Janeiro – Lisboa (Auditório da FPP)
28 de Janeiro – Porto (Auditório do Pavilhão da Nortecoope)
A participação nesta reciclagem é de carácter obrigatório para todos os Juízes Nacionais/Estagiários que pretendam ajuizar Provas em 2007. Os quais, no final serão sujeitos a uma avaliação a fim de se determinar a sua aptidão para exercerem esta função. Recomendamos, a todos os juízes que irão participar, a consulta dos regulamentos internacionais para 2007 que estão à vossa disposição em baixo.
Durante a realização do Mundial, a CIPA apresentou o Regulamento para 2007, que disponibilizamos aqui pdf zip"

Os meus parabens pela iniciativa. Já há alguns anos estavamos à espera desta acção.

Duas questões:
1ª- consulta dos regulamentos internacionais para 2007 - Como se constata (no site em baixo) apenas existe o regulamento da CIPA. Trata-se de um erro de genero ou só vai incidir sobre este regulamento? E o da CEPA? E o regulamento Português, interessa?
2ª- O regulamento da CIPA é em inglês. Quem não sabe inglês vai ler por onde?
Que se saiba o inglês ainda não é a lingua oficial em Portugal. É correcto (ou até mesmo legitimo) o Conselho Nacional exigir/fornecer a consulta e elaborar posteriormente um exame com base num documento escrito numa lingua não oficial. O juiz nacional/estagiário também é obrigado a saber inglês?

Sinceramente que gostava de obter respostas para estas duas pequenas. questões.
Será possível?

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Mais uma acção- agora conjuntamente com os juizes

-agenda-

com vista à Acção conjunta do Gabinete Técnico e do Conselho Distrital de Juízes e Calculadores a realizar no próximo dia 6 de Janeiro de 2007, em Penafiel.


Dia 4 de Janeiro de 2007, às 22 horas, na sede da APP:
Reunião: Objectivo: preparação do evento dia 6.
Pessoas a que se destina: Treinadores, Juízes e convidados para a prelecção do visionamento do vídeo.

Dia 6 de Janeiro de 2007, das 10 horas às 12 horas, Penafiel.
ATENÇÃO (Pavilhão de Feiras e Exposições – sair na primeira saída de Penafiel Sul seguir indicações) :
Demonstração com musica no ringue das várias provas (16) com vista à obtenção do certificado de aptidão (art.º 8.º do regulamento de PA).
Analise e inventariação dos exercícios em cada prova efectuada. Apreciação das execuções pelos juízes e treinadores. Acerto de critérios valorativos.

Dia 6 de Janeiro de 2007, das 14 horas às 16 horas, Penafiel ATENÇÃO (Pavilhão de Feiras e Exposições – sair na primeira saída de Penafiel Sul seguir indicações) :
Visionamento de vídeos do Campeonato do Mundo de Júnior e Sénior (Múrcia 2006) que decorreu entre os dias 27 de Novembro e 10 de Dezembro.
Cada sessão será antecedida com a analise e reflexões dos vários intervenientes na prova (juiz, atletas e treinador, convidados para o efeito)
Visionamento destina-se a juízes, treinadores e atletas dos clubes (os clubes podem levar os atletas que pretenderem).
Free Hit Counters
Free Counter