terça-feira, outubro 31, 2006

Para Múrcia 2006, porque não vai a mesma equipa de juniores de Monza?

Eu sei que tenho que ter um pouco mais de compreensão em relação a pessoas que dizem que lutam pela PA, ou pela vida, de uma forma diferente da minha.
São maneiras diferentes de se estar na nesta vida. E até de a sentir. Há estômagos e estômagos ...

No entanto, não me sai esta questão da cabeça. Há silêncios que são ensurdecedores.

Volto à mesma questão (que já mencionei em posts anteriores):
Para Múrcia 2006, porque não vai a mesma equipa de juniores de Monza?

Há algum pré-conceito com os Mundiais?
Porque estão a criar um fortíssimo estigma à modalidade?

Aquilo não é nenhum “bicho papão”.Sabiam?

É a melhor prova de todas. A única!
Lá está a nossa patinagem, a dos outros e de outras galáxias. Há de tudo!

É uma experiência única. Cada ano que passa Portugal perde o comboio.

Porque é que não libertam a Patinagem Artística destas amarras?

Fiz esta pergunta (Para Múrcia 2006, porque não vai a mesma equipa de juniores de Monza?) e não sabia em que profundezas do mal me estava a meter.
Não é que há pessoas lá dentro que também fazem a mesma pergunta? E que fazem eles ali?
Ocupam cadeiras, que até são desconfortáveis. Não fossem as passeatas, já lá não estavam.
Isto dá que pensar…

segunda-feira, outubro 30, 2006

DESPORTISTAS DO ANO - 11ª Gala do Desporto

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), promove pelo segundo ano consecutivo, a eleição dos Desportistas do Ano. Com este prémio a Confederação pretende ter um maior envolvimento e reconhecimento da Sociedade Geral, para todos aqueles que representam e elevam o nome de Portugal dentro e além fronteiras. Participe, votando em três candidatos, em cada uma das quatro categorias:

ATLETA FEMININO DO ANO
Nome: Liliana Andrade Data de Nascimento: 16 de Novembro de 1981 Naturalidade: Oeiras Clube: CR Leões Porto Salvo
Resumo Curricular
2005
Medalha de Prata no Campeonato da Europa Seniores (Fig. Obrig.)
Medalha de Prata no Campeonato da Europa Seniores (Combinado)
Medalha de Prata no Campeonato do Mundo Seniores (Combinado)
2004
4º Lugar no Campeonato da Europa Seniores (Combinado)
2003 Medalha de Prata no Campeonato da Europa Seniores (Combinado)
2001 Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo Seniores (Fig. Obrig.)
Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Seniores (Fig. Obrig.)
Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Seniores (Combinado)

Pela Segurança, Espírito de Sacrifício e Espírito Ganhador é merecedora do reconhecimento desportivo

ATLETA MASCULINO DO ANO
Nome: Bruno Catalão Data de Nascimento: 27 de Agosto de 1989 Naturalidade: Matosinhos Clube:
Resumo Curricular
2006 Medalha de Bronze - Campeonato da Europa Juniores (Patinagem Livre)
Medalha Bronze - Campeonato Juniores (Combinado)
Pela Ambição, Voluntarismo e Concentração é merecedor do reconhecimento desportivo.
TREINADOR DO ANO
Nome: Susana Guerra Data de Nascimento: 08 de Junho de 1973 Naturalidade: Lisboa Clube: C. R. Leões de Porto Salvo
Resumo Curricular
2006 Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Cadetes
2004 Medalha de Ouro na Taça da Europa de Iniciados
Responsável por todos os êxitos da nomeada para atleta feminina do ano - Liliana Andrade Responsável pela Formação da jovem atleta Carolina Andrade
Pela Organização, Ambição e Perseverança é merecedor do reconhecimento desportivo.

Parabéns aos dois patinadores e à treinadora!
Se me fosse permitido,ousaria acrescentar:
Pelo Talento;
Pela Ambição;
Pelo Enorme Espírito de Sacrificio;
Pela Simpatia;
Pelo Acreditar;
Pela Dedicação;
são merecedores por todos os amantes da modalidade de um especial reconhecimento e admiração.
Que todos os atletas (os mais velhos e, principalmente, os mais novos) tenham como exemplo a seguir a Liliana e o Bruno. Aos treinadores: que a dedicação e empenhamento da Susana seja um mote para que todos nós.
Obrigado aos três e PARABÉNS!

Neste site:
http://www.cdp.pt

Agora vamos todos votar nos três,

SEMINARIO INTERNAZIONALE -Monza- Parte 3 (transcrições do meu memorando, com meditações minhas): COMPROMISSO ESTÉTICO

TEMA: a dificuldade técnica da especialidade de livres (singolo) com particular referência à pontuação do conteúdo Artístico.
Manhã de 28 Julho de 2006, entre as 9.30 e as 13.00 (durante os treinos oficiais) do Campeonato .

Depois da intervenção da Sara Locandro, no sentido da mudança de discurso da Patinagem Artística (Popularidade e Imagem), foi a vez da intervenção técnica do Leonardo (responsável técnico da selecção alemã de livres e técnico orientador da escola espanhola).

Depois deles, foi a vez da intervenção de SANDRO GUERRA (campeão do Mundo e actualmente coreografo, autor de esquema para livres (Romano, Barbieri e D’Alicera, e outros), pares e show, colabora com a Federação Italiana e com alguns clubes e atletas:

Segundo ele, existe uma chave para melhorar a Patinagem Artística sobre rodas: MELHORAR A ESTÉTICA DO GESTO. Os treinadores devem ter cuidado com a qualidade do movimento devem trabalhar mais este aspecto.

Sandro verifica que existem atletas a executar triplos mas a qualidade da patinagem de base é muito deficiente. Tem havido evolução na técnica, mas não na qualidade estética do movimento.

Para ele se se trabalhar o aspecto estético os próprios saltos têm outra qualidade (para melhor). Deu o exemplo do Duplo Axel com qualidade , a preparação e na saída que deve ser feita com facilidade e de forma bonita, sem esforço.

O Sandro quando estuda e analisa a PA no gelo, detecta que existe nos atletas do gelo uma base comum na estética do movimento. Alguns podem não ser grandes executantes em termos de saltos, mas em termos de gestos de base há uma certa identidade. Há uma forma igual na abordagem do movimento, que é pulido e correcto.

Por sua vez, quando assiste às provas de PA sobre rodas, verifica que há atletas que executam triplos mas que são maus em termos de coreografia e de estética do movimento.
Em rodas, há muita preocupação na técnica e alguns desleixo na estética do movimento. E isso prejudica gravemente a modalidade.

Para ele, a razão é simples: o aspecto estético correcto em rodas é muito mais difícil de obter do que em gelo, apesar de no gelo trabalharem muito mais do que em rodas.
Para além disso, como o nosso desporto é um desporto PESADO (peso dos patins: rodas, eixos, rolamentos, etc.), o movimento apresenta-se mais feio, mais pesado, dando ideia de dificuldade do movimento.
Presentemente já se pode executar como no gelo, graças à evolução técnica dos patins, o peso já não é limitação para continuar a existir um descuido na coreografia e no movimento, como existe em rodas.

Há, portanto, necessidade de trabalhar mais o aspecto estético e muito mais do que no gelo.
Segundo Sandro ao não se trabalhar a vertente estética da PA está-se a prejudicar a própria técnica, num momento posterior.

CONSELHOS DO SANDRO AOS TREINADORES:
- Comecem a trabalhar com os mais pequeninos, para ele trabalhar com os juvenis já é tarde.
- Deve-se trabalhar, uma a duas vezes por semana, a estética do movimento de forma planeada (ballet e outros meios de expressão corporal), senão os atletas não estão fazer o desporto que dizem que fazem: patinagem artística.
- Os treinadores devem cultivar a energia dos seus atletas. Para ele o que se vê nos “esquemas” são personalidades.
- Devem os treinadores valorizar isto porque ajuda a que os atletas exteriorizem a sua energia e um desporto com emoção é mais apetecido pela opinião pública e pelos Media.

Tem que haver um compromisso estético. Temos todos que mudar.
Os treinadores (na forma como treinam e preparam os atletas), os juízes (na forma como hiper-valorizam a técnica em detrimento da artística).

O Sandro depois deu exemplos de atletas de topo (D’Alicera, RIva, Romano). Para ele é muito difícil fazer um esquema com técnica de saltos, piões e “trabalho de pés” (footwork - por cá: passos de ligação) sempre seguidos e de acordo com os tempos da música e com um estilo.
Esta dificuldade não é devidamente valorizada pelos juízes. É muito mais cansativo, do ponto de vista da disponibilidade física e psíquica, estar sempre em movimento com passos de elevada dificuldade, do que estar a preparar longamente os exercícios (saltos e piões) nos dois pés (às vezes andam quase meia pista de preparação) onde os braços mexem mas não se patina.
Segundo ele é muito mais cansativo executar esquemas elaborados, os quais aumentam o risco de se falhar. Quando o atleta falha o salto e peão, num esquema de alto nível, é duplamente penalizado.

Geralmente os juízes só avaliam o lado técnico (fez este salto e aquele pião), quando, no fundo, o que estão a avaliar deveria sem um esquema (com inicio, meio e fim) onde os exercícios devem ser avaliados no contexto de uma coreografia .
O que se vê, por vezes, são execuções de um conjunto de saltos e piões avulsos, onde está a tocar uma música.
Os juízes avaliam esses saltos e piões e colam a nota artística à da técnica, dando como assente ter o atleta feito um esquema, quando o que fez nada tem a ver com patinagem artistica, digo eu.

sexta-feira, outubro 27, 2006

O SUCESSO

Gostaria de deixar aqui esta humilde reflexão:

Poucas vezes vimos Patinagem Artística a sério em Portugal.
Os bons executantes só porque recebem umas palmas mais alto, logo ficam endeusados (e por vezes com trato dificil).

Para mim, em Portugal, ainda ninguém chegou ao Topo e não estou só a falar de resultados desportivos (que, aliás, são pontuais, digo: sem continuidade).
Houve e há atletas que têm muitas qualidades técnicas e físicas, mas estas só por si não chegam.
Chegar ao topo é muito difícil, manter-se lá é, seguramente, muito mais.

Em Portugal os jovens atletas não sabem, porque ninguém lhes ensina, conviver com situações de sucesso.
Tenho assistido a vários episódios desses.

Só porque experimentaram um (ou dois - o número não interessa) momento alto na sua vida, o ego deles fica inchado e o ângulo de visão do Mundo diminuído. É normal que aconteça, pois são rapazes e raparigas ainda adolescentes, mas perigoso e fatal.

Fá-los pensar que está tudo alcançado. Puro engano!Posteriormente assistimos a quebras de rendimento e de progressão, que ningém consegue explicar.
Depois andamos todos à procura de respostas para os problemas.
Toda essa busca fútil da pedra filosofal, capaz de transformar por magia os nossos esforços em riquezas incomensuráveis, cegou-nos para o óbvio: Não se soube lidar com o Sucesso (que afecta o nosso ser, e nos causa danos irreversíveis se não for devidamente tratado). Esta é uma antiga lei da vida que ainda hoje funciona, como aliás muitas.
Apesar de continuar a funcionar mesmo debaixo do nosso nariz... pensamos que há segredos.. onde eles não existem.

A mais bela modalidade do Mundo: Patinagem Artística (no gelo ou em rodas)

Gosto o suficiente da Patinagem Artística (PA) para andar em guerras pessoais.

Acredito, pois, que quem está hoje ao volante da modalidade, qualquer dia terá de o largar. É uma questão de tempo. Não é por não concordar com determinadas pessoas que a PA é mais ou menos bonita.

Para mim, repito, até à exaustão, é bela, belíssima. A mais bela modalidade do Mundo.

Obviamente que não estou a falar da portuguesa (mas sim enquanto modalidade com capacidades multifacetadas de expressão, côr e criatividade impares).

A PA tem pouca a ver com aquilo que se faz em Portugal. Alguns andam lá perto, mas ainda não chegaram lá (por isso alguém diz que o gelo é que é. Pois, é o gelo! Sem dúvida que a dinâmica da Patinagem Artítica no gelo está vocacionado para o espectáculo).
Talvez, por isso, noto uma clara mudança no discurso dos espanhois.
Por isso é que os espanhóis querem que Múrcia 2006 seja o melhor Mundial de sempre.
Querem, acima de tudo, lutar pela Patinagem artística em rodas.

Independentemente de quem ganha no ringue, eles já perceberam uma coisa muito simples: Se houver boas condições logísticas, de organização, com órgãos de comunicação social à mistura, quem ganha é, seguramente, a PA.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Pré seleccionados?

Eu tinha uma certa esperança que com a entrada de novas pessoas houvesse um grande “élan de renovação” e se resolvessem problemas elementares.
Este exemplo é paradigmático: como é possível fazer uma convocatória a pré-seleccionar?
Isto, do meu ponto de vista, manifesta uma reserva mental que contraria o espírito com que se deve estar do Desporto.
Estão a pré-convocar desconhecidos? Estarão pré-seleccionados para, a qualquer altura sem justificação, poderem sair?

¿Te gusta el deporte? Aprender com o Bem fazer

Seria bom que se aprendesse com o que melhor se faz lá fora. Vamos ter o Europeu de Show e Sincro? Vejam:¿Te gusta el deporte?
¿Conoces el mundo del PATINAJE ARTÍSTICO?
¿Te apetecería formar parte del equipo de ?
¿Crees que tu aportación puede ser valiosa, tanto para tí como para los demás?
Tienes en tus manos la oportunidad única de compartir experiencias inolvidables, conocer gente de todo el mundo y, sobre todo, de colaborar para que el Mundial de MURCIA 2006 sea ¡un éxito de todos!
¡¡ NO lo pienses más !!
Si tienes más de 18 años, algo de tiempo libre entre el 26 de noviembre y el 10 de diciembre de 2006 y quieres vivir una experiencia irrepetible...
¡¡ HAZTE VOLUNTARIO/A !!
:: Se te asignará un puesto de entre los que tú elijas.
:: Se te dotará de uniformidad y estarás acreditado como voluntario/a.
:: Serás formado para desempeñar tu función como voluntario/a.
:: Conocerás gente, hablarás idiomas y ampliarás tu grupo de amigos.
:: Descubrirás, desde dentro, el fascinante mundo del voluntariado para el deporte.
:: Estarás cubierto por un seguro.
:: Serás, durante el Campeonato, un amable embajador de tu ciudad, tu región, tu país.
Te esperamos para que el Campeonato del Mundo de Patinaje Artístico MURCIA 2006 sea el mejor de la historia.
¡¡ Con tu ayuda seguro que lo conseguiremos!!


Vejam o Mote:
"SERÁS, DURANTE O CAMPEONATO, UM EMBAIXADOR DA TUA CIDADE, DA TUA REGIÃO E DO TEU PAIS."
Ora, cá está... falta-nos Embaixadores.

Pergunto: Existe Patinagem Artística em Portugal ?

ARTISTICO: I CONVOCATI PER I MONDIALI DI MURCIA
Publicado em 26/10/2006
O Comissário Técnico António Merlo oficializou a lista de atletas que compõe a Selecção Nacional Italiana que participará no Campeonato do Mundo de Múrcia 2006. Será brevemente publicado o respectivo Comunicado Oficial, com os horários de voo a identificação dos hotéis e toda a informação da deslocação

JUNIORES FEMININOS - Sbei Debora Lib - Venerucci Sara Comb - Melani Valentina Obri

JUNIOR MASCULINOS - Santucci Marco Comb - Raccaro Luca Comb

PARES ARTISTICOS - Venerucci Sara/Guarise Matteo - Jacarelli Francesca/Decembrini Danilo

PARES DANÇA - Remondini Anna/Piva Alessandro - Giannelli Giulia/Brun Diego

SENIOR FEMININOS - Graziosi Annalisa Liv - Baldisser Ilenia Liv - Romano Tanja Comb
Giulianini Cristina Obri - Giunti Elisa Obri

SENIOR MASCULINOS - Barbieri Andrea Liv - Riva Roberto Comb - D'Alisera Luca Comb - Capacci Daniele Obri

PARES ARTISTICOS - Zanforlin Marika/Degli Esposti Federico - Sbei Debora/Cioffetti Emanuele - Marzocchini Laura/Fabbri Enrico

PARES DANÇA - Comin De Candido Melissa/Pontello Mirko - Gasparini Enrica/Gasperini Gabriele - Roana Cinzia/Forni Filippo

PATTINS EM LINHA - Arangoni Silvia
A Itália será representada pelos Grupos de Show das equipas:
REVIVAL
ROLLERCIRCUS,
para Patinagem de Precisão (Gruppi Syncro):
PRECISION TEAM ALBINEA
SINCROROLLER,
SPECTACULAR SKATE.

Durante o Campeonato do Mundo participarão, com a finalidade de demonstração, pela primeira vez os Pequenos Grupos de Show. A Iltália será representada com as equipas:
ROMA ROLLER TEAM
ROLLERCIRCUS

DUAS NOTAS:

JUNIORES FEMININOS - Sbei Debora Lib e Venerucci Sara Comb
JUNIORES PARES ARTISTICOS Venerucci Sara/Guarise Matteo
SENIORES PARES ARTÍSTICOS- Sbei Debora/Cioffetti Emanuele
A Sara Venerucci vai participar no Mundial de Juniores em 3 especialidades Liv/Ob/Pares. A Debora Sbei vai participar no Juniores em livres e em Seniores em Pares. Alto nível, alta exigência. Alta capacidade fisico/mental. Assim é que se constroi Espiritos de Campeões! Cá estão eles a "Lapidar" os seus DIAMANTES.
Assim ganha-se Mundiais.
Isto em Portugal era impensável. Porquê?
Os nossos diamantes não passam de carvão. De quem é a culpa?
Dos nossos Talentos não é, seguramente... Não sabemos valoriza-los, nem trabalhá-los.

NÚMERO DE PARTICIPANTES ITALIANOS:
32 Atletas a competir
7 equipas de Show e Precisão

Estamos a anos luz. O fosso cada vez é maior. A este ritmo as classificações cada vez vão ser piores. A Federação quer títulos? Não brinquem .... pagar a "marmita" e a cama aos atletas e dar uns copos aos dirigentes não chega.

2ª NOTA:
Porque é que Portugal não vai em Pequenos Grupos de Show? Porquê?
Quais são os números para Portugal?
6 atletas a competir (este numero não é oficial, esperamos que saia em comunicado)
ZERO equipas de Show e Precisão

A Federação Portuguesa está cada vez melhor! Desculpem-me mas esta é a triste realidade dos factos.
A Matemática não é subjectiva. Lamento dizer, mas os números portugueses são uma vergonha. De quem é a culpa ? A culpa morre sempre solteira. Quem tem responsabilidades na Federação assobia sempre para o ar.
Há anos que os números não mudam.Porquê? A equipa que foi a Monza não pode ir ao Mundial? O que anda a fazer o CT? O que anda a fazer quem selecciona (ou seja lá quem for)?

Na FPP continuam com os mesmos métodos de trabalho desde há décadas. Mudam os nomes mas a forma deficiente de operar mantem-se igual. Isto é mediaval!
Não adianta, vamos estar daqui a 20 anos a discutir os mesmos assuntos.
Pergunto: Existe Patinagem Artística em Portugal ?

quarta-feira, outubro 25, 2006

Pessoas BONITAS da Patinagem Portuguesa

Uma estimada anónima comentadora escreve, no que para mim importa, o seguinte :

«Agora diz-me quem para ti serão as grandes promessas como treinadores?
Eu tenho a minha opinião, e serão a Susana Romão de Serpa e o Filipe Sereno, embora a primeira ainda esteja muito na sombra da Lena, que tem graça, foi a mentora de quem eu acho terem sido os melhores treinadores e atletas da actualidade e passados, e por sinal uma excelente treinadora e que, em termos de postura na vida da modalidade, artisticamente e tecnicamente, porque não, transmitiu muito a muitos.
Tenho um sonho, e gostava, embora já não pratique há já alguns anos, de fazer uma mega homenagem a Lena, que dizes?»

Quem para ti serão as grandes promessas como treinadores?

Como tenho dito não devo pessoalizar. Mas os nomes referidos são excelentes.
Para mim não são promessas. Já os vi em acção e penso que já são certezas. Excelentes…
Em Portugal há muito a mania de retirar o mérito a quem trabalha em equipa e dá-se só valor a quem lidera a equipa. Nada mais errado.
Tive a felicidade de trabalhar com pessoas muitos especiais que eram bem mais valiosas do que eu, no entanto, era eu quem tinha a responsabilidade de as coordenar, o trabalho não era só meu era essencialmente delas.
Sozinho ninguém consegue nada na vida, trabalhar em equipa é bem melhor e muito gratificante. Nesse aspecto sou privilegiado.

Apesar de não querer pessoalizar, não posso deixar de escrever duas linhas (não há regra sem execepção):
Relativamente à minha querida Helena Dias: gostaria de dizer que ela foi e é para mim uma referência major. Pessoa de uma incrível sensibilidade e uma verdadeira amante da modalidade.
A Helena Dias (desculpe-me Lena) já não é a pessoa, mas sim um Ícone da modalidade. Com isto quero dizer que falar de Patinagem em Portugal sem falar dela é um falha grave. A patinagem deve também muito a ela.

Infelizmente foi mal tratada pela patinagem artística em Portugal. O gosto dela pela modalidade é maior do que os ataques que sofreu, por isso continua a fazer aquilo que melhor sabe: ensinar patinagem artística.

Também tenho um Sonho, mas é mais abrangente.

Uma mega homenagem à Lena sim (um festival nacional promovido pela federação- será no nosso tempo?), mas para isso há necessidade de se trabalhar no sentido da inclusão de todos.

Do meu ponto de vista as guerras na modalidade acontecem por causa da exclusão.

Felizmente a Patinagem Artística em Portugal ainda tem pessoas muito bonitas, a Lena é, seguramente, uma delas.

ATENÇÃO: Para ser informado não é aqui!

O presente blog não serve para pessoalizar as questões, se pretenderem isso não falta pessoas a escrever.
Mas essas mesmas pessoas que abram um blog e que trabalhem, porque manter um blog dá trabalho.

Tenho verificado que há comentários que são absolutamente espantosos.
Outros há que só querem lançar a confusão e por isso não vale a pena perder tempo com eles.
Também existem os ridiculos. Estes dão vontade de rir, pela falta senso e do ridiculo, enfim ... há justificações que me fazem levantar as mãos ao céu.

Já não falo dos que insultam, dos agressores que atacam pessoas. Porque esses, só evidenciam o cuidado que temos que ter com certas pessoas que andam na patinagem artística.
Atacam pela calada. Também verifico que há pessoas que são agredidas que, confessadamente, utilizam o mesmo método sob a mesma capa do anonimato. Depois jogam o jogo do "vale tudo menos arrancar olhos".
Não me revejo nessas condutas, nem sou responsavel por elas, apesar de haver gente que queira misturar. Eu percebo porquê...dá-lhes geito.

Quanto aos telefones do CT, não tenho, nem quero ter (já ouviram falar dos telefonemas do Apito Dourado?). Se as coisas funcionam por telefonema, funcionam mal.
Transparência precisa-se. Fica aqui mais um dado para eventualmente analisar as movimentações de alguns… os telefonemas.

Relativamente ao CT, continuo a dizer que:
Concretamente, ninguém sabe o que ele faz.
Pelos vistos, faz tudo e não é responsável por nada.
Como disse, há determinadas condutas que considero erradas (já expliquei o porquê). Ninguém veio defender o contrário do que disse.
Dizer que é mentira não chega, é preciso mais.
Dizer que a atleta X não esteve no visionamento não é mentir. Dizer que ela está inscrita num campeonato, não é mentir. São realidades. As razões dessa situação?
Sabedor disso vou estar calado? vou telefonar? Por amor de Deus!

Por muito respeitáveis que sejam as pessoas, as condutas delas no CT ou noutro sitio da Federação devem ser passíveis de analise critica. Agora não se pode, nem se deve dizer uma coisa e depois fazer outra. Coerência precisa-se. e não se vê

Como nas diversas acções e em campeonatos vejo lá as pessoas do CT a assumirem protagonismo, sou levado a pensar que quem é responsável pelas condutas é o CT.
Não posso, nem devo pensar que são os elementos do Conselho Fiscal da Federação. Nem os conheço…

Até à presente data não apareceu ninguém do CT a esclarecer. Talvez por não sentirem necessidade.
E não estou a dizer que venham a este blog. Não! Por amor de Deus!

A federação tem meios próprios de comunicação: comunicados, ofícios e até tem um site que, pasme-se, publicita a venda de material usado…
Não, não vou telefonar.
Não sou eu que tenho a obrigação de informar. São eles que devem informar.
Aquilo que faço é analisar condutas. Sugerir soluções. Não interessam? Não faz mal, leiam o site da federação.


QUANTO ÀS MALFADADAS SELECÇÕES:
Seriam bom que a federação pusesse, preto no branco, quem efectivamente selecciona. E como o faz?
Provavelmente existem pessoas que sabem como são feitas as selecções. Eu e uma percentagem enorme não sabe quem faz as selecções. Posso dizer que já ouvi um elemento do CT pronunciar-se relativamente à selecção de atletas. O que posso eu pensar?


Para finalizar:
Eu não sei tudo. Nem tenho essa pretensão.

Mas há uma coisa que sei. Sei que estou metido com gentinha que utiliza a baixaria, o vale tudo.
Não me sinto responsável pela má educação, pela mediocridade alheia.
Esta má educação militante só vem dar razão às pessoas que dizem que a patinagem artística é muito mal frequentada.
Sempre defendi que não, mas presentemente verifico que há pessoas que no anonimato perdem a sua boa consciência e são verdadeiros criminosos.
Se pudessem fazer de forma anónima: olhavam com rancor e depois disparavam um tiro … o que distingue esta gente de um assassino? Provavelmente pouco…

Eu sei que Portugal tem gente mal formada. Por isso a patinagem está neste estado…
Quem vai para lugares de responsabilidade deve tentar fazer as coisas de forma transparente e publicamente.
Se repararem bem é só isso que peço.

terça-feira, outubro 24, 2006

ATENÇÃO: ZONA DE OPINIÃO LIVRE- senão gosta não leia

Um estimado anónimo vem em defesa dos bons costumes (!), provavelmente reflectir connosco sobre patinagem artística.

Escreveu o seguinte:
«não sei se o CT sabe ou não, mas parece que o blogueiro sabe. Mas pergunto-lhe agora eu: Sabe usá-la? Tem no seu blog 2 textos seus que foram baseados em puras mentiras. Portanto desdes os textos aos comentários, tudo não passa de ladrares à caravana que passa.
É essa a sua conduta moral para poder "socializar-se" com os fiéis seguidores do seu blog?
Torno a fazer outra pergunta: ignorância ou necessidade de "socializar" o povo que habita o seu blog?
Tenha cuidado pois se há pessoas que lhe têm respeito, com este tipo de comportamento algumas ficarão desiludidas, outras há que sorverão a chama para alimentarem a fogueira por onde andam.
Com todo o respeito»


Quanto à pergunta “Sabe usá-la?”. Por razões óbvias deixo ao critério dos leitores a resposta, aliás já respondida. Os meus juízos de apreciação reflectem o meu ponto de vista do que está bem e do que está mal. Pode-se não concordar.Quem não gosta pode ir para outros lados.

Depois diz: “Tem no seu blog 2 textos seus que foram baseados em puras mentiras”. Gostaria de saber onde estão as mentiras? E logo duas.

Como não concretiza quais as mentiras e em que textos, não lhe posso responder. Se é que merecesse resposta.
Faço notar que não tenho qualquer dificuldade em corrigir, no caso de existir desconformidade com a realidade.
Admito poder estar errado. Mas se estou, digam-me claramente. Pois aqui estou para emendar a mão e, se necessário, pedir desculpa.
Até lá, fico a aguardar...

Quando o anónimo fala em “ladrares à caravana que passa” posso dizer que com este vocabulário evidencia o seu subconsciente (e por ele se vê quem escreve). Na caravana têm um bom linguarejar...

Espero, muito sinceramente, que esta caravana passe. E que vá com pressa.

E como o cão é o melhor amigo do homem, não vejo problema na comparação. Agora, o que não consigo é ser serpente, ser traidor e dizer uma coisa e depois fazer outra. Como não consigo conscientemente mentir.

Quanto à outra pergunta: «ignorância ou necessidade de "socializar" o povo que habita o seu blog? »
A resposta é simples. Pensar sobre Patinagem Artística. Debater ideias. Analisar as condutas de quem tem responsabilidades institucionais. Comunicar sobre Patinagem Artística. Um conjunto de acções e comunicações que nos lugares e nos órgãos próprios não fazem. Não há Comunicação. Os únicos que falam gostam apenas de se ouvir.
Chama-lhe socializar? Será… Ignorante? Possivelmente , mas não por culpa própria, tento andar informado...o mal é quando não há fontes.

Uma coisa é certa, quem habita este blog é porque quer.
Mais disse:
«Tenha cuidado pois se há pessoas que lhe têm respeito, com este tipo de comportamento algumas ficarão desiludidas»

Agradeço, e muito, o Aviso.
Estranhamente já não é a primeira vez que ouço este tipo de conserva… e, estranhe-se, da mesma pessoa.

Estive a pensar qual o motivo dessa pessoa estar sempre a repetir esta ideia. Por momentos faz-me lembrar a lenga-lenga dos papás a acusar os filhos da desilusão que têm pelo caminhos desviantes que estes optaram.
Será que estamos perante uma câmara de eco?

Mas afinal quem é que está a desiludir quem? Não tenho qualquer intenção de (des)iludir ninguém.

Aproveito para fazer um aviso à navegação. Que aliás já não é primeira vez.
Não vale a pena insultarem. O gosto pela da patinagem e pelo bom senso deve imperar.

Agora não se pode confundir insultos com opiniões. Não confundo, o Mário Lago, pessoa que estimo, com o Mário Lago do CT, o qual, enquanto elemento do CT, não tenho concordado com algumas das decisões tomadas, onde ele não está só.
Não confundo as coisas.

Por vezes Há equívocos que surgem porque o CT não comunica. Há manifestamente procedimentos errados.Há outros actos incompreensíveis, principalmente para quem está do lado de fora, como é o caso de todos.

Falta muita coisa. Falta um plano de actividades público e concreto da Federação para Patinagen Artística. Faltam objectivos conhecidos.Falta critérios. Faltam atletas nas provas internacionais umas vezes vão outras não.PORQUÊ? Falta comunicar. Pois, nada dizem à opinião publica.

O que se vê do lado de fora é uma perfeita confusão e balburdia.
Existem terrenos que não estão delimitados. Depois gera-se a confusão.
As pessoas perguntam, sem obterem respostas.
Mas afinal quem selecciona? A opinião da Nina vale mais do que o CT, ou menos? Aquilo que se vê é o CT sem ter um enquadramento definido, vai fazendo de tudo um pouco. Às vezes interrogo-me o que anda lá a fazer...

Como tenho defendido: as pessoas que têm cargos em entidades publicas devem informar as pessoas, devem comunicar. E devem estar sujeitas às opiniões dos outros. Há portanto muita falta de comunicação.

Para não haver dúvidas: fui despedido do meu clube (meu, porque sou fundador). É verdade.
Disse: "Estás despedido. Agora vais tratar dos teus dois filhos". E pronto vim para a rua.
Quando estava na porta de saída disse: chamem o Manuel Magalhães que é um elemento válido. E pimba chamaram-no (peço desculpa ao Manel pela inconfidência, mas, na verdade, considero que ele é um elemento válido. Conjuntamente com o Hugo podem ser uma lufada de ar fresco. Fico, pois, na expectativa).

Agora passo os fins-de-semana com os meus dois pimpolhos e a minha mulher (coisa que não acontecia há muitos anos). Agora tenho tempo para ser pai. Os que o são sabem muito bem o que eu quero dizer com isto.

Esta parte nem o próprio sabia, fica aqui outra (in)confidência:
O mesmo aconteceu quando em 1993 saí da Académica de Gondomar, para o RCC, na altura disse: chamem o Mário Lago (pela mesma razão). E pimba chamaram-no.


Voltando ao tema:
Este blog é, isso mesmo, uma forma de comunicar. Concorde-se ou não.
Pretende-se comunicar, sobre Patinagem Artística.

Faço notar que qualquer pessoa que queira pode intervir neste espaço, livremente.

O próprio Mário Lago, que me lembre, veio uma vez falar do site do australiano.

LEMBRO: Quem não gosta deste blog, vá à sua vida. Vivemos em Liberdade. Graças a Deus!

Por aqui só deve passar quem quer. Este blog é dedicado apenas para quem gosta.

Para quem não gosta, sugiro: faça como aquela falsa mãe/pai: proiba, castigue e ralhe com voz forte. Mas por favor, peço-lhe, longe daqui.

Com todo o respeito.

sexta-feira, outubro 20, 2006

O CT sabe o que é Ética ?

Afinal, o Que é Ética?
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética.,1993, p.7)

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinónimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Em Conclusão:
ÉTICA é algo que todos precisam ter.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...
E o CT sabe o que é Ética ?

O pântano de perplexidades.

Arrastamo-nos num pântano de perplexidades.

Sobre a selecção de uma atleta que não fazia parte dos visionados pouco adiantarei, porque não tenho muitos dados.

Como nunca há explicações. Como eles vivem numa redoma virados para o seu umbigo. Como o silêncio é o meio usado para comunicar, as pessoas vão-se questionando, e bem, do motivo.

Ouve-se que foi por pressão da Associação de Lisboa que a atleta entrou no lote dos convocados.
Se esta informnação está correcta, os meus parabéns aos dirigentes da APL.
Afinal há gente competente que exerce as suas funções de dirigente em prol dos seus atletas (da sua área de jurisdição). Uma vitória para a APL, uma derrota para o CT e aos pseudo-métodos de selecção.

Uma realidade insofismável: o CT sai muito mal nesta fotografia. Eticamente condenável (afinal o que é a Ética?).

À mulher do Imperador, César, não basta ser séria, é preciso parece-lo.

quinta-feira, outubro 19, 2006

O corpo da negligência ou da brincadeira?

Todos os anos cometem o mesmo Erro. Fazem as convocatórias para o Mundial em cima da hora. Mas afinal o que mudou na Patinagem Artística portuguesa com este CT?

Este tipo de erro já aconteceu no ano passado. Foi referido neste Blog em 26 de Outubro de 2005, com o título: “Erro nas convocatórias para o Mundial “- Versão 2005.
http://patinar-artistico.blogspot.com/2005_10_01_patinar-artistico_archive.html
VEJAM OS RESULTADOS DESPORTIVOS ...

Tive acesso a um plano de preparação de um atleta italiano para o Mundial (que inclui preparação Técnica/Física/Pscilogógica), sabem quantos meses ele têm de preparação no plano? Resposta: SEIS MESES.

Ou seja, há 6 meses que o patinador está a preparar-se para competir para o Mundial de Múrcia.

Do ponto de vista dos patinadores fazer uma preparação para um Mundial (com aulas pelo meio) pode causar mazelas que poderão marcar uma carreira desportiva e/ou escolar no sentido negativo. Quem protege os atletas destas coisas terríveis? Os atletas também são estudantes? (eu sei, há gente na federação, que a Escola para eles não é relevante).

Ir ao Mundial pode tornar-se um pesadelo pessoal de um jovem que ama a modalidade (o sonho depois vira pesadelo).

Pode também agravar de uma forma crónica pequenas lesões já adquiridas com o processo de treino.

Mas afinal quem são os responsáveis?

É muito fácil dizer que são os técnicos dos clubes os responsáveis? Mas - está visto - não são.

Por tudo que acabo de dizer, vou fazer uma constatação muito simples, politicamente incorrecta (o meu pedido de desculpas aos mais sensíveis):
quem tem responsabilidades na Federação se não anda a brincar com a saúde, a vida escolar e o trabalho de preparação dos atletas portugueses, então disfarça muito mal.

Incompetência pura? Ou não interessa o sucesso da Patinagem Artística além fronteiras (não vá o hóquei perder terreno no protagonismo)?

Eu tenho a minha opinião...

Andam à procura de Novos Talentos para quê? Querem Carne para Canhão?

Erro nas convocatórias para o Mundial - Versão 2006

Eu coloquei uma questão para a qual não tive resposta: PORQUE É QUE NÃO VAI A MESMA EQUIPA (JUNIORES E SENIORES) QUE ESTEVE NO EUROPEU EM MONZA?

Por isso volto à carga. Nesta vida felizmente há explicações para tudo
Este blog deve reflectir o porquê dos maus resultados e das exibições menos conseguidas pelos portugueses em provas internacionais. A culpa será dos atletas ou dos treinadores?
Para mim, no fundo quem tem culpa, é de quem faz o plano de selecção dos atletas para o Mundial.
Porquê? A resposta é muito simples.

Vejam Isto:
Estágio/visionamento pré-convocados selecção portuguesa
Realiza-se nos próximos dias 20 a 22 de Outubro em S. Pedro do Sul o visionamento para os atletas pré-convocados para representar Portugal no Campeonato do Mundo que se realizará em Múrcia-Espanha

Este visionamento mais uma vez vai olhar apenas ao aspecto técnico, quando todos sabem que este aspecto é apenas um dos que interessam (o que adianta executar um exercício quando não tenho tempo para me prepar fisica e psicologicamente para competir a um mês de uma prova?).

Como é possível? Como é possível que em finais de OUTUBRO se faça um visionamento de atletas para o Mundial de 27 de Novembro e inicios de Dezembro?

Como é possível competir dignamente em representação de um país no mês seguinte?

Como é que se faz uma preparação destas sem lesões?

A culpa das lesões é dos treinadores? Também por isso há muitos atletas que andam lesionados!

Como é que a maior prova da Patinagem Artística do Mundo é planeada em cima do joelho? Como?

O CT não tem vergonha? Querem resultados?

Como é que alguém pode estar num pico de forma (Tecnica/Física/Psicologicamente) a partir do dia 27 de Novembro, quando no final de Outubro ainda não sabe se vai competir?

Pedem para trabalhar? COMO?

SERÁ SÉRIO FAZER UMA COISA DESTAS?

segunda-feira, outubro 16, 2006

51st World Roller Figure Skating Championships


http://www.murcia2006.com/

ÑICO é a mascote oficial do Campeonato. Foi baptizado assim porque em Murcia, como gíria coloquial e carinhosa utiliza-se muito o sufijo "ico" para se juntar a certas palavras: nenico, bonico, pequeñico, etc. Juntou-se o "Ñ" a este sufijo por ser a única letra que só existe no abecedário da lingua española.

ÑICO será o animador dos patinadores e o "amiguico" dos espectadores, dando-lhe um carácter mais particular ao Campeonato e ficando como uma recordação para todos aqueles que passem por Murcia entre 27 de Novembro e 10 de Dezembro de 2006.

Camp. Mundo MURCIA2006- Treino Italianos


The Italian team is doing some pre world meet prep in Rimini, at the rink of (and named after) Patrick Venerucci. Reportedly the entire team is there working together with their trainers and team officials. In other Italian news, world no.2 pairs team Andrea Barbieri & Irene Nardo will NOT be competing at the championships in Spain, a blow to all the fans of this amazing couple, however if its any consolidation, both will compete in singles though. Pictured left, the home of Venerucci - inside is a state of the art venue with a massive wooden floor, mezzanine level with gym, offices, change rooms, expandable seating and adaptable for other sports. Kristen Slade and I visited the rink last year in July and had a skate there, and its amazing.. Oh, & only 3mins walk from the beach!

Camp. Mundo MURCIA2006- Os adeptos portugueses

Como adepto só iria se fosse para apoiar os portugueses. Como há o perigo de estar um dou dois patinadores não vou lá fazer nada.
Se der na televisão vou ver, caso contrário fico na ignorância.

Quem são os responsáveis por não haver adeptos de Patinagem Artística em Portugal??? Resposta: as pessoas que estão na FPP.

Tenho a certeza que, se fizesse uma selecção grande e com tempo, havia muita gente que metia férias para ir ver a mais bela modalidade do Mundo.

Camp. Mundo MURCIA2006- A representação portuguesa

Como é habitual, Portugal vai-se fazer representar com mais elementos no staff do que patinadores.

Vai ser, sem dúvida, muito enriquecedor para os dirigentes e para os juízes.

O juiz português escolhido vai ficar muito contente por estar entre os melhores. Pessoalmente vai sentir um imenso orgulho por representar-se a si próprio e ao ajuizamento português.
O mesmo acontecerá ao juiz do Taipé. Ambos os juízes conseguem um grande vitória pessoal. Ao contrário dos seus países que não têm praticamente ninguém a competir. Uma Vitória pessoal. Parabéns! As horas de trabalho e dedicação serviram para isto tudo. O esforço e a motivação são recompensados com TUDO (ir ao mundial é o sonho de qualquer juiz).
Todos nós andamos no Desporto por alguma coisa. Poucos de nós querem o geral bem da modalidade. Perguntem ao juiz mundial se a Patinagem está mal em Portugal. E ouçam a resposta.

O outro lado da moeda: OS ATLETAS.
As horas diárias de trabalho e dedicação não serviram para nada. O esforço e a motivação recompensados com NADA (ir ao mundial é o sonho de qualquer patinador).

A única palavra é: Continuem a trabalhar. Pode ser que um dia...

A verdadeira patinagem portuguesa, mais uma vez, fica em casa. Isto é que deixa revoltado. É isto que me faz ser politicamente incorrecto.

Um Campeonato do Mundo aqui tão perto e a nossa Federação ainda não disse nada.

PERGUNTO: Porque é que não vai a mesma equipa que esteve em Monza?

CAMPEONATO DEL MUNDO MURCIA 2006-LA PISTA

TRADUÇÃO (livre) DO SITE ESPANHOL:
«Finalizadas as obras da pista onde se realizarão o Campeonato do Mundo.
O Comité Organizador e o “Ayuntamiento” (Câmara) de Murcia querem garantir as melhores condições para que se leve a cabo o Campeonato do Mundo.
Um dos aspectos mais importantes é ter uma pista com um piso que seja do agrado de todos os patinadores e que dê garantias de firmeza e segurança, com o qual os programas de competição se podem executar com o seu máximo esplendor sem necessidade do patinador ter de estar dependente de uma maior ou menor fricção das rodas na pista.
Em principio pensou-se instalar um novo parquet sobre a superficie de “hormigón” que possui o palácio dos Desportos de Murcia, um investimento relativamente económico (12.000 euros) que, no principio, se pensou como melhor opção.
Depois, por haver vários tipos de parquet pensou-se que não que ficasse bem, tentou-se a possibilidade de mudar o piso original da instalação (cimento polido), já que não tem uma “planimetría” (não é muito plano) e uniformidade adequada para um mundial. Esta obra exigia levantar o solo e fazê-lo de novo, opção que finalmente foi escolhida.
No día 3 de Julho iniciaram-se as obras, com o levantamento total do pavimento e alisou-se. Depois deste primeiro tratamento aplicou-se uma capa de 15 mm de “hormigón” (tinta??) autonivelante para deixar a “planimetría” (um plano) perfeito, com pulimento a lazer e um acabamento superior de resina com finalização de um branco brilhante.
O resultado final da pista é espectacular e o “Ayuntamiento” trabalhou rapidamente para que a pista estivesse em condições nos finais de Julho, já que o Comité Organizador pôs como condição ter a pista finalizada entre 1 e 10 de Agosto, a qual se utilizará no Mundial para poder experimenta-la com alguns patinadores da Equipa Espanhola que participaram no Europeu de Monza .
O investimento final na remodelação do pavimento do Palácio dos Desportos foi de 58.000 euros, uma aposta que o “Ayuntamiento” fez, para que este Campeonato seja o melhor da historia.
Informação facilitada por Jaime Terry Andrés, Presidente del Comité Ejecutivo COMU 06


COMENTÁRIO MEU:
Mais um Campeonato do Mundo com um piso branco - igual ao gelo. Assim, faz-se mais uma acção de promoção desta modalidade para se possa chamar os Media e se apresente um evento de alta qualidade. São estas iniciativas que podem fazer com que a Patinagem Artística seja um desporto Olímpico. Não é com conversa, é com acção!

Viram este investimento só num piso???? 58.000 euros. Se queremos um desporto Olímpico temos que mudar o discurso (lembram-se aquilo que a Sara disse em Monza?). Os espanhóis já estão a mostrar serviço.

Por cá o investimento neste Mundial é praticamente nulo. O Deserto...

Como é habitual, Portugal vai fazer-se representar com mais elementos no staff do que patinadores.

Vai ser, sem dúvida, muito enriquecedor para os dirigentes e para os juízes.

O juiz português escolhido vai ficar muito contente por estar entre os melhores. Pessoalmente vai sentir um imenso orgulho por representar-se a si próprio e ao ajuizamento português.

O mesmo acontecerá ao juiz do Taipé.

SEMINARIO INTERNAZIONALE -Monza- Parte 2

MONZA - ITÁLIA - Manhã de 28 Julho de 2006, entre as 9.30 e as 13.00 (durante os treinos oficiais) do Campeonato .

TEMA: a dificuldade técnica da especialidade de livres (singolo) com particular referência à pontuação do conteúdo Artístico.
(transcrições do meu memorando sobre este seminário)
Depois da intervenção da Sara Locandro, no sentido da mudança de discurso da Patinagem Artística (actuar atendendo aos seguintes aspectos: Popularidade e Imagem), foi a vez da intervenção do Leonardo (responsável técnico da selecção alemã de livres e técnico orientador da escola espanhola).

A sua primeira referência foi quanto à entrada do Toe-loop. Para ele, a coisa principal (para resolver a polémica da entrada deste salto) é não valorizar demais esta questão. Há países que proíbem outros que são mais flexíveis, porém a execução está bem delimitada. Existe uma técnica básica que deve ser igual. Porém, há métodos muito diferentes para lá chegar.

Depois, falou sobre a direcção dos saltos em geral. Segundo a opinião dele, deve-se executar os saltos com uma direcção direita e não com lóbulos muito fechados (redondos), porque, segundo Leonard, há o perigo de transformar os saltos em piões.
Acresce ainda que os saltos redondos trazem problemas mais tarde, designadamente às ligações de saltos.

Em resumo: mais extensão nos saltos é defendido pelo Leonardo.
Pessoalmente, não vejo da importância desta última observação, porque este aspecto temos estado, penso eu, todos de acordo. De todo o modo, nunca é demais falar.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Patinador serei, patinador morrerei- parte II

Nunca tive oportunidade de explicar: A razão de ter um pseudónimo (Patinador) é muito simples.
A nossa Constituição da República reconhece como um direito fundamental das pessoas o direito de expressão de pensamento e da informação.
Ora, é no uso desse direito que escrevo.

Há uns tempos, só porque disse que discordava (dentro das regras da boa educação e civilidade) de determinadas condutas dos responsáveis da federação, fui castigado.
Eu sei que tinha razão porque só falei factos verdadeiros (só mesmo factos). Eles (os ditadores do costume) também sabem da minha razão, mas apesar disso castigaram-me com este fundamento: “anda a dizer mal da federação”. E pimba, salário mínimo nacional de multa.
Já tive atletas campeões e vice-campeões da Europa, nunca recebi qualquer reconhecimento. Nem estava à espera, confesso.
O que sempre me moveu foi a modalidade que é bela, belíssima. Parece pouco, mas para mim é o suficiente. Nem tenho qualquer rancor.

Como não ando a sustentar pançudos optei por escrever com um pseudónimo (que, eu sei, carece de originalidade) mas que me possibilita exercer um direito básico num Estado Livre e Democrático, que é o direito à Livre Opinião. Já fui injustamente censurado pelo sistema por relatar factos.

Para acabar esta auto-radiografia:
Nunca disse, mas este pseudónimo tem uma mensagem subentendida. Sou e serei sempre um patinador.
O patinador que sofre com as injustiças e com as guerrinhas. Que sofre quando atacam os patinadores. Que sofre quando tentam matar a bela modalidade dos patinadores.

A bela que me encanta...

Patinador serei, patinador morrerei.

Patinador serei, patinador morrerei- parte I

Há uns tempos escrevi que a Federação e as Associações estão "blindadas". Estas instituições são geridas por amigos que passam a “pasta” quando alguém desiste. Se houver alguém que queira trabalhar em prol da modalidade não o pode fazer. Primeiro tem que entrar no sistema que está instalado.
Este fenómeno de “blindagem” não é exclusivo da Patinagem é mesmo do país. Esta blindagem institucional atrasa o nosso país. Isto tem séculos e faz escola em pleno século XXI.

Saibam os leitores que sempre me assumi contra este sistema montado para a Patinagem Artística.
Por isso, sou epidermicamente anti-sistema.Contra este. Não concordo com a forma como os dirigentes gerem a modalidade. Por isso, sou visto como sendo da oposição.

Nunca andei atrás de favores de ninguém. Confesso que não tenho jeito para beijar mãos. Sou um desastre para abanar a cabeça a dizer que sim, quando dentro dela penso que não.
Sempre pensei pela minha própria cabeça. Sou frontal. Não mando dizer as coisas por ninguém. Quando não concordo digo porquê. E não sou político (no sentido do sorrisinhos para todos à caça do voto). Por isso não falo com pessoas de que não gosto e que me prejudicaram, directa ou indirectamente.

Ora, este perfil é muito negativo para qualquer pessoa que possa um dia pretender ajudar a modalidade nesta federação.
Estas minhas características, penso que genéticas, fazem de mim uma ‘persona no grata’.

Reconheço: não tenho perfil para assumir qualquer cargo institucional dentro da patinagem.
Nem isso está nos meus horizontes mais próximos. O que faço é só pela patinagem, pela artística. É esta bela que me encanta...

quinta-feira, outubro 12, 2006

A Imaginação dos Amantes da modalidade VERSUS os poderosos Castradores

O futuro da modalidade passa essencialmente por uma crescente actividade competitiva de todos os atletas, onde os torneios internacionais, fora do quadro competitivo da entidade reguladora nacional, terão de estar no plano de actividades dos amantes da modalidade.

Os praticantes, os treinadores, os pais e os clubes não podem estar sujeitos à inoperância e à mediocridade dos que alegadamente vegetam e se preocupam mais com um possível tráfico de interesses numa qualquer Federação.

O IV Torneio (inter) Nacional de MOAÑA - Vigo – Espanha (dias 13 e 14 de Outubro) é um saudável balão de oxigénio, no Sistema Motivacional de qualquer pessoa.
Há, pois, que encontrar formas de ultrapassar uma estrutura federativa que não dá resposta às pessoas interessadas na modalidade (além de não responder ainda os ataca na sua auto-estima).

Os atletas, os técnicos, os seus responsáveis precisam urgentemente de serem protegidos dos reeiterados comportamentos “lesa modalidade”, em que a lama é o piso onde se patina.
Se a Patinagem Artística é uma modalidade com pouca gente, assim (sem nada se fazer) vai ficar reduzida aos acólitos do regime.

Por isso, os 23 atletas portugueses entre os 110 atletas participantes estão de parabéns.
De parabéns também estão quem se envolveu nesta fantástica iniciativa. Vai ser uma oportunidade de adquirir experiência, conhecer novos patinadores e trocar vivências com os “nuetros hermanos”. Seguramente que vai ser um momento importante para a Patinagem Artistica da Peninsula Ibérica. Que sorte têm os envolvidos!!

(já agora, porque os regulamentos só existem para castigar e “sacar umas massas”, ALERTO os interessados que comuniquem prontamente a sua participação nesta prova, sob pena de serem perseguidos pelos poderosos do regime federativo que adoram processos disciplinares e multas).

Só assim se consegue ultrapassar mais um triste episódio do CT, naquilo que – pelo andar da carruagem - vai ser uma longa e triste novela, ao jeito mexicano (sem desprimor pelas gentes do México, apesar da baixa qualidade das suas novelas, diga-se-o).

quarta-feira, outubro 11, 2006

O Blog feito pelos leitores: Alguém quererá fazer o favor de explicar?

Uma estimada leitora fez o seguinte comentário:
«Serpa, Outubro, 2006
Campeonato de Solo Dance.
Supostamente de Solo Dance, porque momentos houve em que a minha lucidez de observadora atenta, se questionava à procura da adjectivação correcta: Solo Dance, Taça Show ou Exibicionismo Puro e Duro, deslumbrando os pobres de espírito ajuizadores e personagens principais para a motivação ou desmotivação de atletas?
Alguém me poderá explicar quais os critérios de avaliação desta modalidade??
Serão os fatos dos participantes?!
A quantidade de pedras, pedrinhas, missangas e afins?!
Os penteados, com mais ou menos rócócós?!
A linguagem gestual ou contorcionista, camuflando falhas tecnicamente específicas ou, simplesmente, a inexistência de técnica?!
E se assim é, se são estes os factores que determinam a classificação a atribuir por que raio hão-de os atletas suar as estopinhas corrigindo e insistindo no chassé, cross-roll, swing, e por aí adiante....
Como me explicam as discrepâncias objectivas entre os juízes na hora da decisão classificativa?!
Qualquer avaliação tem uma componente subjectiva implícita, reconheço. Porém, no caso concreto, se a subjectividade se impõe como adivinhar o lado correcto que o patim há-de traçar?!
Se a subjectividade se impõe, porque pessoal, então será tarefa quase hercúlea agradar a gregos e a troianos, principalmente quando denotam uma incompetência aflitiva e constrangedora.
Será que neste mundo sobre rodas existe também um "patim dourado"?!!!!!
Como é sabido, existem regras bem especificas nas várias modalidade da Patinagem Artística (apesar de muitas vezes não parecer).
O aspecto subjectivo prende-se com o lado estético da modalidade, mas não só.
Quase sempre surgem problemas ao nível dos critérios dos julgadores.
Tenho observados critérios errados (outras vezes o critério é mesmo a falta dele). Mau de mais para ser verdade. E as coisas não melhoram de ano para ano.

Com mágoa, posso dizer que: apesar de Portugal ter mais Juizes internacionais do que tinha há 10 anos, o ajuizamento em Portugal continua MAU. (desculpem-me esta frontalidade)

Quem sofre com estes maus ajuizamentos? As crianças, isso é mais do que certo. Mas acima de tudo a Patinagem Artística, como modalidade que tem que ser reconhecida ao nivel das demais modalidades desportivas. A Patinagem Artística tem tudo para ser uma disciplina Olimpica (Beleza, Movimento, Cor, Virtuosismo, Espectacularidade).
Quem defende a modalidade?
Por isso defendo, há longos anos: no início de cada época deve haver uma reunião entre juízes e técnicos para estabelecerem o essencial do acessório. Respondendo apenas às seguintes perguntas:
O que deve ser concretamente avaliado?
O que deve ser verdadeiramente penalizado?
[Por exemplo: em Espanha existe uma tabela (para livres) onde se fixam as cotações de cada exercício: executado/deficientemente executado/mal executado/não executado, quem sair dali: leva]

Infelizmente por cá nada é feito. Antigamente pensava que a culpa desta situação dos maus ajuizamentos existiam porque as pessoas que lá estavam nunca tinham praticado patinagem e por isso não tinham qualquer sensibilidade para o fenómeno desportivo da Patinagem Artística.
Confesso que hoje, pelo que tenho assistido, mudei de opinião. Há antigos atletas que são, demasiadas vezes, muito piores, porque lhes sobram a sapiência e falta-lhes o essencial de cada pessoa: razoabilidade e ponderação na avaliação (alguns rectidão e ética).

De quem é a responsabilidade de todos os anos nada se fazer?
Para mim: são os responsáveis pelos juízes (não basta convocar é preciso mais. Muito mais), porque são uma entidade autónoma dentro da estrutura federativa com obrigações para isso (formar e avaliar).

Já não quero falar dos constantes ajuizamentos errados e de má-fé que somos obrigados a assistir. Mais indignados ficamos quando é pela mesma pessoa.

Estas condutas minam os alicerces e a credibilidade da modalidade.

Do meu ponto de vista, os responsáveis pela modalidade não estão interessados na credibilização da Patinagem Artística. Gostam de viver nesta confusão medíocre

Quanto à pergunta: Neste mundo sobre rodas existe também um "patim dourado"?

A minha resposta é a seguinte: Eu não acredito em Bruxas. Mas que as há, isso não tenho dúvidas.

segunda-feira, outubro 09, 2006

A importância do Bem Fazer e do controlo de condutas

Para que não haja dúvidas:
Gostaria de deixar bem entendido que não estou contra as provas de Solo Dance, antes pelo contrário.

Apenas pretendo realçar a forma ligeira dos nossos dirigentes ao lidar com os regulamentos e suas alterações. Ficamos com a sensação que não sabem o que estão a fazer, nem têm a consciência das implicações nefastas de fazer as coisas mal.

Como é possivel numa assembleia geral da federação não olharem à vigência dos documentos aprovados e aos derrogados. Será que votam todos de cruz? (já acredito em tudo). Seria bom que as actas da assembleia fossem tornadas publicas.

Ainda quanto aos regulamentos: Estes servem para balizar as condutas (pré e pós competitivas de todos os agentes desportivos). Assim, não estamos entregues a vontades alheias.
Eu sei que há muitos dirigentes que não precisavam de regulamentos. Mas, a verdade é que eles (regulamentos)servem, também, de auto-regulação (válvula de segurança dos dirigidos). Para receber taxas e inscrições já há regulamentos.

Para tudo na vida tem de haver regras pre-estabelecidas. Só assim sabemos quais são as competências e as obrigações de cada um.

Viver no vazio de regras só é bom para quem está no poder, porque se pode fazer tudo o que apetece, sem controlo de ninguém.

Sou daqueles que defende o controlo das condutas desportivas em "circuito aberto" e não "fechado". Quem controla externamente as decisões dos orgãos juridicionais? Resposta: Presentemente, ninguém.
O "caso Mateus" veio levantar esta questão muito pertinente.
Com a criação de um Tribunal Desportivo poderá surgir uma maior transparência e exigência nos métodos de trabalho.

O que só trás vantagens ao Desporto. No que à patinagem diz respeito deixava de haver esta balburdia regulamentar.

Os dirigentes são para servir e não para se servirem.

quarta-feira, outubro 04, 2006

O Velho (vivo) e o Novo (prematuro)

Já repararam que o Velhinho Regulamento Geral da Patinagem Artística ainda está em vigor?
Isto porque o Novíssimo só entra em Janeiro.
Apesar disso, realizaram-se (e irão continuar a realizar) as provas de Solo Dance que à luz do regulamento ainda em vigor pertencem à época 2006/2007.
Parece uma perfeita balbúrdia regulamentar.
Para aqueles que entendem que o Velhinho já morreu (sem que exista uma deliberação ou norma a "matá-lo") então, neste caso, vivemos em género de Farwest regulamentar: "Vale tudo menos arrancar olhos".

Como alguém dizia: só mesmo em Portugal isto é possível.
Por isso eu falava em responsabilidade dos dirigentes. Pode ser que se criem Tribunais Desportivos. Pode ser, então, que as coisas mudem de figurino.

Como é possível? Como são possíveis estas provas? Num qualquer Tribunal Desportivo estas Provas de Solo Dance eram, do meu ponto de vista, anuladas e os clubes eventualmente poderiam pedir responsabilidades (e indemnizações) a quem anda a atropelar tudo e todos (regulamentos entenda-se).

Da forma como isto está, nada se pode fazer. O assunto morre no meio deste Polvo Burocrático que é esta Federação de Portugal dos pequeninos.
Andam os Clubes a pagar uma Farsa travestida de Legalidade Regulamentar.

Breve pausa por motivos de trabalho

Estive absorvido com o meu trabalho e, por isso, não vim por estes lados com a frequência que gostaria. Espero que compreendam que não é fácil alimentar este pequeno “ monstro” que é um blog, pois está sempre a pedir comida (Texto).

Quando aqui chego verifico que, ao nível do comentário, está tudo muito animado (o abandono do blogueiro- como alguém me chama- contrasta com a dinâmica dos leitores).

Por um lado é bom. Fico agradado com a ideia de uma maior participação de todos. Não é habitual neste pequeno e complexo Mundo que é a Patinagem Artística em terras lusas atingir tantos comentários. Parabéns aos leitores e comentadores que também são parte integrante deste blog.

Porém, constato que os ataques pessoais continuam. Provavelmente abriram-se espaços de conflito desnecessários, porque, como alguém dizia e bem: não levam a lado nenhum, isto, obviamente, em relação à patinagem artística. Porque em relação ao resto só serve para as pessoas se incomodarem esquecendo aquilo que nos une: A PATINAGEM ARTÍSTICA (falo por mim e naturalmente pelas pessoas que conheço pessoalmente).

Em todas as famílias há ovelhas ranhosas. O que fazer? Desfazer a família ? Ou dar pouca importância a essas poucas ovelhas. A Patinagem Artistica merece tudo, por isso vamos em frente. Só andam aqui os que gostam.
Gostaria de deixar aqui mais um pedido: não insultem pessoas, podemos ter toda a razão do Mundo, mas se partimos para o insulto, essa mesma razão desaparece.

Agora é tempo de olhar para a frente… com imensa coragem .
É tempo de encher os pulmões de ar.
Free Hit Counters
Free Counter