quinta-feira, setembro 18, 2008

Europeu Juniores/Seniores-22a27Set-Fuengirola/Espanha

Atletas Convocados:
Escola Dramática e Musical Valboense (Porto)
◊ Maria Inês Brasileiro
Clube de Patinagem de Baguim (Porto)
◊ Diana Ribeiro, Ana Isa Ferreira e Ricardo Martins
Rolar Custóias Clube (Porto)
◊ Bruno Santos

Boa Sorte! Portugal

terça-feira, setembro 16, 2008

ESTAGIO INTERNACIONAL EM ROCCARASO(Itália): SALTO PARA O FUTURO

O Estágio Internacional de Roller Skating para atletas e treinadores organizado em Roccaraso (L’Aquila, em Itália) pela Federação Internacional de Roller Sports (FIRS), e pela Federação Italiana de Hóquei e Patinagem é um momento de grande inovação, que tem vindo a ganhar um grande consenso pelos inúmeros participantes que chegaram de todos os cantos do mundo.
Esta iniciativa promovida pelo Presidente Sabatino Aracu teve como objectivo levar a todo o universo da Patinagem Artistica o “know-how” adquirido pela Escola Italiana em tantos anos de estudo; a qual teve capacidade de responder às necessidades dos vários intervenientes da patinagem artística (treinadores, atletas, dirigentes, pais) com respostas eficazes, que foram capazes de ir além do tempo de actualização técnico-profissional.
O objectivo foi o de criar, com as pessoas da patinagem, uma relação diferente daquela que existia no passado, uma colaboração mais estreita, que fizesse sentir a todos os participantes e protagonistas daquele evento, um modelo de comunicação de igual para igual e não de professor para aluno, podendo dessa forma usufruir dos conhecimentos da Escola de patinagem italiana.
O Estágio Internacional exigiu um grande esforço organizacional na preparação de uma enorme quantidade de material educativo (questões e AudioVideo) entregue aos formadores, a prestação de interpretação simultânea, a coordenação das várias intervenções, que teve lugar na Sala de Conferências do Município de Roccaraso e nas instalações desportivas, nas quais os atletas, durante uma semana muito intensa, treinaram conjuntamente com a Selecção Nacional Italiana
Houve muitos momentos marcantes: os mais de duzentos jovens campeões sobre o rinque para receber o certificado de participação, a entrega dos certificados para os formadores, a última Grande Gala, que viu todos os protagonistas, juntamente com os patinadores campeões, como Tanja Romano, Roberto Riva, Luca D'Alisera, Emanuela e Marco Bornati.
A Gala foi uma espécie de aperitivo para a Cerimónia de Abertura do Campeonato Europeu Cadetes e Juvenis, em Abruzzo, que trouxeram mais de 150 atletas representando os seus países: Áustria, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha, Portugal, Israel, Eslovénia, Holanda e Itália.
Sara Locandro, na dupla qualidade de chefe da Escola de Patinagem italiana e presidente do Comité Organizador, manifesta a sua grande satisfação: «A ideia de promover um Estágio Internacional, pouco antes do Campeonato Europeu faz parte de um projecto muito ambicioso, que visa reunir num grande evento as diversas componentes da patinagem: a actualização técnica, o entusiasmo dos jovens talentos para os primeiros passos nesta tão fascinante disciplina, o show, a concorrência internacional, a possibilidade de aliar o desporto e o turismo.
Tivemos receio de “dar um passo maior do que a perna”, mas posso dizer que a aposta foi ganha. Tivemos treinadores australianos, nova zelandeses, argentinos, espanhóis, alemães, iranianos, e o facto de tantos treinadores terem enfrentado tão longa viagem para acompanhar as nossas aulas, é um atestado de estima, que nos enche de orgulho. Devo dizer que Roccaraso, embora esta não seja uma novidade, já se revelou uma vez mais a ser uma localização ideal para os eventos de patinagem, todos os convidados estrangeiros encontraram-se bem, apreciaram a beleza local e até mesmo a cozinha e já perguntaram se vamos repetir a iniciativa também no próximo ano. Devo agradecer às muitas pessoas, que nestes dias tumultuosos colaboraram connosco, mas sobretudo à Federação Internacional, que tem apoiado este projecto e ao Município de Roccaraso que nos recebe com grande amabilidade e disponibilidade total. »
Fonte: http://www.rollersports.org

quinta-feira, setembro 11, 2008

Carta aberta à Direcção da Federação de Patinagem de Portugal

Um estimado leitor endereço-me o seguinte texto, solicitando que todos o remetam para o mail da FPP:

Exmos. Senhores,
Enquanto contribuinte e cidadão português, o qual também co-participa financeiramente (através dos seus impostos) para essa Prestigiada Instituição de Utilidade Pública, solicito que analisem a convocatória para Taça da Europa 2008 atendendo às seguintes premissas, as quais me parecem razoáveis e lógicas:
- A prática desportiva constitui, ou devia constituir, a forma privilegiada para o franco relacionamento entre todos os praticantes, técnicos, dirigentes e instituições, sendo a Direcção da Federação o órgão, por excelência, para dirimir e obter explicações de algumas selecções manifestamente injustas e incongruentes com aquilo que se vai fazendo ao longo de anos, contribuindo dessa feita, para pacificar a modalidade e retirar margem àqueles que só vêm conluios e compromissos escusos.
- Os atletas são os principais motores de qualquer política desportiva e, por isso, merecedores de todos os incentivos e respeito pelo esforço que desenvolvem, pois perseguem com estoicismo a sua prática, sempre acreditando na isenção dos órgãos decisores, os quais lhe reconhecem o seu trabalho de excelência nas diversas prestações competitivas;
- Parece ser o caso da Iniciada Mariana Souto e da Cadete Iara Rocha que, inexplicavelmente, após duas participações internacionais, foram excluidas da selecção para a Taça da Europa 2008, na especialidade de Solo Dance;
- Esse reconhecimento, quando suportado pela superioridade das suas prestações em prova, consubstanciado na conquista em várias épocas de títulos, quer a nível distrital, nacional ou internacional, deveria ser efectuado através de elementos que não criassem incertezas nas condições para se integrar uma qualquer Selecção Nacional.

Face à selecção agora tornada pública podemos dizer que o que seria pacífico em qualquer modalidade, na Patinagem Artística é uma Utopia. Pelos vistos, outros valores se levantam…
Qualquer cidadão entende que uma prestação condigna duma representação nacional, qualquer que seja a modalidade, em certames internacionais, como é o caso da Taça da Europa de Patinagem Artística, deve integrar os melhores, até porque em época de parcos recursos financeiros, manda o bom senso que, em nome do rigor de gestão económica, as opções se direccionem para a escolha dos melhores.

Será isto pura demagogia?

Com esta convocatória para a Taça de Europa de Patinagem Artística ficamos com a estranha sensação de que a Patinagem Artística vive num Mundo ao contrário. Parece o viver do faz de conta. Seleccionam-se os menos dotados em detrimento dos que, pelos resultados obtidos ao longo de épocas, podem garantir classificações de qualidade. Subverte-se, enfim, o objectivo do colectivo. Em vez da qualidade, não sabemos bem em que se aposta ...

Lamentamos que não haja ninguém na estrutura federativa, Gabinete Técnico, Comité, Direcção, que não seja capaz de se aperceber destes constantes atropelos aos nossos jovens atletas.

Como não foi tornado público e por isso não se sabe (os próprios também não) quais os critérios que estiveram na base da exclusão das atletas internacionais Iniciada Mariana Souto e da Cadete Iara Rocha da Selecção Nacional na “Solo Dance”. O que sabemos, é um facto comprovado pelos números, é que o principal critério que devia ter sido ponderado foi, vilmente, desprezado: o critério da qualidade e da excelência. As atletas em questão, para quem ainda não se apercebeu, são, simplesmente, as melhores atletas do País nos diversos escalões por onde passaram na vertente de "Solo Dance". Sendo frustrante tanto para elas, como para quem, diariamente as acompanha, não lhes ter sido reconhecida essa supremacia.

Haverá tempo para reparar esta Injustiça? Não é difícil, bastando, tão só, usar o bom senso e agir em conformidade com o espírito desportivo, integrando as duas atletas na comitiva que irá representar o nosso País, para benefício de todos nós.

É chegado o momento de, também aqui, se tomarem decisões que invertam definitivamente a percepção da opinião pública de que este tipo de coisas só acontecem por eventuais tráficos de influências e da crescente ideia da prevalência das relações pessoais em prejuízo do bem comum.
Parece ser razoável dizer que a senhora seleccionadora nacional escolhida pela Federação até poderá reunir a confiança de quem a escolheu, mas há já muito tempo que perdeu a confiança da maioria dos agentes desportivos.

Enterrar a cabeça não resolve os problemas, pelo contrário agrava-os.

Neste contexto, deverá a Direcção da Federação devolver a credibilidade à Patinagem Artística sob pena de ficar enlameada por actos desportivos pouco transparentes.

Sem outro assunto de momento,
Nuno Carreira

quarta-feira, setembro 10, 2008

Duas medalhadas fora da Taça

Até que enfim!!! Hoje, dia 10 de Setembro, já tivemos acesso à Comunicação/convocatória. Assim, já sabemos quem foi convocado para a Taça. Parabéns aos atletas, familiares e treinadores.
Ou melhor dizendo, já sabemos quem foi pré-convocado (falta saber porque é que não são os “convocados”. Será uma pré-comunicação/pré-convocatória?) para a Taça da Europa.

Mais um pormenor interessante:
na (pré) convocatória consta no final a autora da dita que é a “seleccionador nacional” (será que não sabem que a palavra “seleccionadora” existe em português?) e os pré- convocados vêm mencionados a “granel”, isto é não se discrimina nem os escalões, nem as provas em que os atletas foram seleccionados.
Assim, o público em geral fica sem saber em que escalões e em que provas Portugal vai participar na Taça da Europa.

Como não podia deixar de ser, nova polémica nesta (pré)convocatória.

A mais gritante:
Duas medalhadas de anteriores edições de Taças da Europa, inexplicavelmente, não foram seleccionadas.

Se o objectivo da “seleccionador” é obter para Portugal más classificações, então entende-se a exclusão destas duas atletas.

Pois com elas em prova corria-se o risco de Portugal ganhar mais medalhas, como nos anos anteriores.
O que seria muito mau para a patinagem artística nacional... ? Correcto? resposta: Errado!!!
Mas, afinal qual é o objectivo da participação de Portugal? Não é vencer?
Ninguém vê isto ?
Enquanto não houver pessoas que defendam os nossos melhores atletas (neste caso estamos a falar de duas jovens: uma iniciada e de um cadete) esta modalidade nunca terá credibilidade.
Com esta convocatória a “seleccionador” está a tentar afastar o que de melhor temos em Portugal. Será isto correcto???
Ninguém diz nada? Ninguém faz nada?? Todos são CÚMPLICES desta injustiça????
Até quando?????


Eis, os (pré) convocados:
Infantis
-Solo dance

Inês Aragão - Sport Clube de Serpa Patinagem Artística (Alentejo)-
1ª nacional solo dance
Iniciados
-P. Livre
Mariana Santos - Rolar Custóias Clube (Porto) –
2ª nacional solo dance, 2ª intercalar
Mariana Palos - Associação Desportiva de Oeiras (Lisboa) –
1ª intercalar livres
Manuel Pereira - Associação de Educação Física e Desportiva (Lisboa) –
-Solo Dance
Ana Quintino - Sociedade Recreativa Santa Susana e Pobral (Lisboa)
3ª nacional solo

ATLETA INJUSTAMENTE EXCLUÍDA (vejam o curriculum dela: Vice-campeã da Taça da Europa) MARIANA SOUTO - CPBAGUIM (Porto)- 1ª no Nacional de solo dance

Cadetes
-P.Livre
Ana Soares - Clube de Patinagem de Santa Cruz (Ponta Delgada)
1º nacional
Luís Galego - Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo (Porto)
2º nacional
ATLETAS Injustamente EXCLUÍDOS:
MARIA JOÃO QUELHAS CPBAGUIM - 4º NACIONAL
EMANUEL SALVADINHO SCSerpaPA - 1º NACIONAL

-Solo Dance
Joana Duarte - Clube de Patinagem do Marco (Porto) -
1º nacional solo dance
Sílvia Almeida - Sociedade Recreativa Santa Susana e Pobral (Lisboa) -
4º nacional solo dance (nunca participou em qualquer prova internacional por Portugal)

ATLETA INJUSTAMENTE EXCLUÍDA:IARA ROCHA AGPA (Porto) – Três participações em Taças de Europa, com três medalhas (duas delas de ouro)

Juvenis
-Solo dance
Inês Gigante - União Desportiva Vilafranquense (Lisboa) –
1ª nacional solo dance

Juniores
-Solo dance

Ana Aragão - Sport Clube de Serpa Patinagem Artística (Alentejo) –
3ª nacional solo dance
Paulo Santos Académica de Gondomar Patinagem Artística (Porto) -
1º nacional solo dance

Seniores
-solodance

Hugo Chapouto - Individual - 1º nacional solo dance

terça-feira, setembro 09, 2008

Taça da Europa - 1 a 4 Outubro 2008 - Trieste / Itália

A Taça é já no inicio do próximo mês.
O visionamento para a mesma foi em 23 de Agosto (há 17 dias).

Vocês acreditam nisto?
Até hoje, dia 9 (manhã), ainda não se sabe quem vai (vejam em Itália).
Telefonei a vários dirigentes e treinadores para me confirmarem esta terrível falta.

Bem vistas as coisas, esta falta de convocatória atempada (mesmo que involutariamente) traduz-se numa conduta (ou falta dela) que prejudica todos. Em primeiro lugar (os mais prejudicados): os atletas e familiares. Há quem entenda que até é uma atitude desrespeitosa perante os jovens praticantes, por nada se dizer. A imagem da modalidade é também atacada pela falta de funcionamento atempado dos organismos.

Pois, como todos sabemos a preparação de um atleta para provas internacionais envolve muito sacrifício e dinheiro, desde aluguer de rinques, ao pagamento a treinadores, coreografos e preparadores físicos, passando pelas viagens dos acompanhantes.

Neste caso concreto os atletas, pais e treinadores que tiveram de prescindir das suas férias para se apresentarem no visionamento do dia 23 de Agosto. Esta situação não é nova. Logo é previsivel.

Para lidar com este tipo de incompetência é preciso ter muito músculo ....
psicológico ...
É assim que querem resultados?
Será isto possível? numa modalidade que quer ser olímpica?
Eu não sei porquê, mas -pensava eu -este tipo de erro (básico) competitivo da estrutura federativa (falta de divulgação atempada dos seleccionados) já tinha sido ultrapassado.

A ver vamos....

segunda-feira, setembro 08, 2008

Europeu de ROCCARASO (AQ) - 01a 06/Set/2008


Após férias, fui ver o site da FPP. Na mesma … old fashion


O site Italiano está diferente (para melhor).

Andei à procura dos resultados dos portugueses no Europeu de Cadetes e Juvenis… A nina é que tem razão …
As suas escolhas reflectem a seriedade com que as coisas devem ser levadas.
O melhor é mesmo passear …

sexta-feira, setembro 05, 2008

De regresso após uma pausa


Por motivos profissionais e pessoais este blog esteve sem conteúdos novos.
Aos meus estimados e habituais leitores, o meu pedido de desculpas e compreensão.
Free Hit Counters
Free Counter